dc.creator.ID |
LIMA, I. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6202036981166730 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PATRIOTA, Luciene Maria. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PATRIOTA, L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0206758132708524 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AMORIM, Karine Viana. |
|
dc.contributor.referee1ID |
AMORIM, K. V. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2828984355069221 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Clara Regina Rodrigues de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUZA, C. R. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9280186031588940 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Com base na concepção de língua como interação, como sistema vivo,
funcionalmente operante na sociedade, heterogêneo e variável, este estudo teve
como objetivo analisar as concepções de língua de alunos do ensino médio, assim
como verificar e discutir as crenças e atitudes desses frente à variação linguística
advindas destas concepções. Neste sentido, este estudo fundamentou-se em
reflexões teóricas acerca do tratamento concebido à lingua ao longo dos anos,
(ANTUNES, 2003; BAKHTIN, 1986; CAMARA JR, 1999; GERALDI, 1997;
TRAVAGLIA, 2002); do papel da Sociolinguística na compreensão do aspecto
variacional, bem como suas implicações para o ensino de língua (ALKIMIM, 2005;
BORTONI-RICARDO, 2004; CAMACHO, 2005; CESARIO E VOTRE, 2008;
LABOV, 2008); além das crenças e atitudes em relação à variação linguística
(BAGNO, 2007, 2006, 2004, 2002; BARCELOS, 2007, 2006; CALVET, 2002). Para
a execução da pesquisa, participaram 17 alunos do ensino médio de uma escola
pública, da cidade de Cubati – PB. Uma vez que necessitávamos que a coleta de
dados proporcionasse o máximo de espontaneidade e autenticidade, optamos por
uma entrevista semi-estruturada, realizada no mês de dezembro de 2017, através
de um roteiro previamente elaborado. Os resultados mostraram um conflito na
concepção de língua dos alunos, sendo mais forte neles a visão desta enquanto
expressão do pensamento, com exclusão do seu caráter váriável. Por consequência
desta concepção, os alunos revelaram diversas crenças. A fala e a escrita numa
perspectiva dicotômica mostrou-se como a crença mais central, e a partir surgiram
as mais periféricas, em que a língua escrita é concebida como homogênea,
organizada, bela, ao passo que a língua falada é heterogênea, caótica, feia. Esse
constructo ideológico desenvolveu nos discentes as atitudes negativas de
insegurança, de hipercorreção e de preconceito. No entanto, apesar de
apresentarem uma visão purista da língua, também a reconheceram enquanto
instrumento de interação, que se adequa aos mais variados contextos sociointeracionais.
Desta visão, temos a crença central de reconhecimento da variação
linguística e as periféricas que percebem a adequação da língua aos mais diversos
usos, e a sua relação com a identidade do nordestino. Estas crenças permitiram
que os alunos mostrassem atitudes positivas de segurança, e, principalmente, de
um grande respeito e valorização do falar nordestino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Crenças e atitudes de alunos do ensino médio em relação à variação linguística. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
Based on the language conception as interaction, as a living system, functionally
operative in society, heterogeneous and variable, this study aims to analyze the
language conceptions of high school students, as well as to verify and discuss their
beliefs and attitudes towards the linguistic variation arising from these conceptions.
In this sense, this study was based on theoretical reflections about the treatment
given to the language over the years (ANTUNES, 2003; BAKHTIN, 1986; CAMARA
JR, 1999; GERALDI, 1997; TRAVAGLIA, 2002); on the role of sociolinguistics in the
understanding of the variational aspect, as well as its implications for language
teaching (ALKIMIM, 2005; BORTONI-RICARDO, 2004; CAMACHO, 2005;
CESARIO E VOTRE, 2008; LABOV, 2008); besides the beliefs and attitudes
regarding linguistic variation (BAGNO, 2007, 2006, 2004, 2002; BARCELOS, 2007,
2006; CALVET, 2002). In order to carry out this research, 17 high school students
from a public school in the city of Cubati – PB participated. Since we needed data
collection to provide utmost spontaneity and authenticity, we opted for a semistructured
interview, held in December 2017, through a previously prepared script.
The results showed a conflict in the students’ language conception, being stronger,
in their view, of this one as expression of the thought, to the exclusion of its variable
character. As consequence of this conception, the students revealed several beliefs.
Speaking and writing in a dichotomous perspective proved to be the most central
belief, and from this, the most peripheral ones emerged, in which the written
language is conceived as homogeneous, organized, beautiful, whereas the spoken
language is seen as heterogeneous, chaotic, ugly. This ideological construct
developed in the students the negative attitudes of insecurity, overcorrection and
prejudice. However, despite presenting a purist view regarding the language, they
also recognized it as an instrument of interaction, which is adapted to the most varied
sociointeractional contexts. Based on this, we have the central belief in the
recognition of linguistic variation and the peripheral ones that perceive the language
suitableness to the most diverse uses, and its relation with the Northeastern identity.
These beliefs allowed the students to show positive attitudes of security and mainly
a great respect and appreciation to the Northeastern way of speaking. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28686 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-06T18:22:03Z |
|
dc.date.available |
2023-01-06 |
|
dc.date.available |
2023-01-06T18:22:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Variação linguística |
pt_BR |
dc.subject |
linguistic variation |
pt_BR |
dc.subject |
Crenças de alunos do ensino médio - variação linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Beliefs of high school students - linguistic variation |
pt_BR |
dc.subject |
Concepção de língua - alunos do ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Conception of language - high school students |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística - crenças e atitudes |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistics - beliefs and attitudes |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Iranice Aníbal de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Secondary school students' beliefs and attitudes towards language variation. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Iranice Aníbal de. Crenças e atitudes de alunos do ensino médio em relação à variação linguística. 2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28686 |
pt_BR |