dc.creator.ID |
BIZÊRRA, R. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5027089401828835 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FARIAS, Washington Silva de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FARIAS, W. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7286804892761462 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.referee1ID |
XAVIER, M. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta monografia se inscreve no campo teórico da Análise de
Discurso pecheutiana, investigando o jogo imaginário da relação dos sujeitos
do processo de ensino-aprendizagem no discurso de gramáticas e manuais de
ensino de língua portuguesa no 1º e 2º período de gramatização brasileira
(1880 a 1930). Objetivamos, de modo geral, analisar o jogo imaginário no
discurso de gramáticas do 1º e 2º período de gramatização brasileira para
compreender os efeitos de sentido produzidos. De modo mais específico foi
nosso intento: a) compreender, através dos modos de enunciação de
gramáticas e manuais de português, quais imagens são produzidas para o
professor e para o aluno; b) discutir, a partir desse jogo de imagens, a relação
dos sujeitos (professor e aluno) com o objeto de ensino e aprendizagem (língua
portuguesa). O corpus da pesquisa foi constituído por um conjunto de
gramáticas e manuais de português de quatro autores, divididos em dois
grupos: do 1º período de gramatização, tem-se a Grammatica Portugueza
Curso Medio e a Grammatica Portugueza Curso Elementar, de João Ribeiro, e
Lições de Portuguez e Chave da Lingua, de Othoniel Motta. Já do 2º período, a
Grammatica Secundaria da Lingua Portugueza e a Grammatica Elementar da
Lingua Portugueza, de Said Ali, e os manuais O Idioma Nacional, volume II e
volume I, de Antenor Nascentes. Foi analisado o corpo das obras selecionadas,
observando a constituição das imagens dos sujeitos, bem como, os
movimentos de interpretação em cada período. Dentre os pressupostos
teóricos, destacamos Auroux (1992), Guimarães (1996), Orlandi (2009), Leite
(2007), GIACOMELLI (2007), que possibilitaram uma reflexão sobre conceitos
relacionados aos instrumentos linguísticos e didáticos; Orlandi (1999) e
Pêcheux (2010), que viabilizaram o entendimento de conceitos da análise de
discurso de orientação francesa e brasileira; Casto (1995) e Scótolo (2010),
que possibilitaram a investigação sobre o discurso pedagógico; Pêcheux
(2010), Osakabe (1979), Cardoso (2005) e Orlandi (1998, 1983), que
embasaram o estudo sore as formações imaginárias. A partir da análise,
verificamos que o discurso dos instrumentos linguísticos e didáticos, no período
analisado, se constitui de filiações discursivas prescritivas e pedagógicas que
se davam em meio a um momento histórico de afirmação da identidade
linguística do brasileiro. Também foi verificado que o jogo imaginário dos
sujeitos oscilava entre uma imagem do gramático como cientista da linguagem
e, em alguns momentos, ocupando a posição de professor; entre o professor
como possuidor do saber linguístico e o professor apagado no processo de
ensino-aprendizagem; entre o aluno apenas como um receptáculo do
conhecimento e o aluno capaz de contribuir com o aprendizado da língua
através da interação em sala. Considerando seus resultados, a pesquisa
contribui para uma melhor compreensão do jogo imaginário dos sujeitos no
discurso sobre a língua e seu ensino no Brasil. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
O jogo imaginário da representação dos sujeitos de ensino-aprendizagem da língua portuguesa em gramáticas e manuais do 1º e 2º período de gramatização brasileira (1880-1930). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-21 |
|
dc.description.abstract |
This monograph is inserted in the theoretical field of Pecheutean
Discourse Analysis, investigating the imaginary game of the relationship of the
subjects of the teaching-learning process in the discourse of grammar and
manuals of teaching of Portuguese language in the 1st and 2nd period of
Brazilian grammatization (1880 to 1930). We aim, in general, to analyze the
imaginary game in the grammar discourse of the 1st and 2nd period of Brazilian
grammar to understand the sense effects produced. More specifically, it was
our intention to: a) understand, through the modes of enunciation of grammars
and Portuguese manuals, which images are produced for the teacher and for
the student; b) discuss, from this game of images, the relationship of the
subjects (teacher and student) to the object of teaching and learning
(Portuguese language). The corpus of the research consisted of a set of
grammars and Portuguese manuals of four authors, divided into two groups:
from the first grammatical period, Grammatica Portugueza Curso Medio and
Grammatica Portugueza Curso Elementar, by João Ribeiro, and Lições de
Portuguez and Chave da Lingua, by Othoniel Motta. Already from the second
period, Grammatica Secundaria da Lingua Portugueza and Grammatica
Elementar da Lingua Portugueza, by Said Ali, and the manuals O Idioma
Nacional, volume II and volume I, by Antenor Nascentes. It was analyzed the
body of the selected works, observing the constitution of the images of the
subjects, as well as the movements of interpretation in each period. Among the
theoretical assumptions, we highlight Auroux (1992), Guimarães (1996), Orlandi
(2009), Leite (2007), GIACOMELLI (2007), which enabled a reflection on
concepts related to linguistic and didactic instruments; Orlandi (1999) and
Pêcheux (2010), who made possible the understanding of French and Brazilian
discourse analysis concepts; Castro (1995) and Scótolo (2010), that made
possible the investigation on the pedagogical discourse; Pêcheux (2010),
Osakabe (1979), Cardoso (2005) and Orlandi (1998, 1983), who based the
study on imaginary formations. From the analysis, we verified that the discourse
of the linguistic and didactic instruments, in the analyzed period, is constituted
of prescriptive and pedagogical discursive affiliations that occurred in the middle
of a historical moment of affirmation of the linguistic identity of the Brazilian. It
was also verified that the imaginary game of the subjects oscillated between an
image of the grammarian as scientist of the language and, at times, occupying
the position of teacher between the teacher as possessor of linguistic
knowledge and the teacher erased in the teaching-learning process; between
the student only as a receptacle of knowledge and the student capable of
contributing to language learning through classroom interaction. Considering
their results, the research contributes to a better understanding of the imaginary
game of the subjects in the discourse on the language and its teaching in Brazil. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28688 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-06T18:27:54Z |
|
dc.date.available |
2023-01-06 |
|
dc.date.available |
2023-01-06T18:27:54Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo imaginário - relação dos sujeitos |
pt_BR |
dc.subject |
Discurso de gramáticas e manuais - língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Gramatização |
pt_BR |
dc.subject |
Análise do discurso pecheutiana |
pt_BR |
dc.subject |
Análise do discurso de linha francesa |
pt_BR |
dc.subject |
Discurso pedagógico - saber linguístico |
pt_BR |
dc.subject |
Imaginary game - subject relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Discourse of grammars and manuals - Portuguese language |
pt_BR |
dc.subject |
Grammatization |
pt_BR |
dc.subject |
Pecheutian discourse analysis |
pt_BR |
dc.subject |
French line speech analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical discourse - linguistic knowledge |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BIZÊRRA, Renata do Nascimento. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The imaginary game of representation of Portuguese language teaching-learning subjects in grammars and manuals of the 1st and 2nd period of Brazilian grammar (1880-1930). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BIZÊRRA, Renata do Nascimento. O jogo imaginário da representação dos sujeitos de ensino-aprendizagem da língua portuguesa em gramáticas e manuais do 1º e 2º período de gramatização brasileira (1880-1930). 2018. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28688 |
pt_BR |