DSpace/Manakin Repository

Constituição discursiva dos sujeitos do ensino-aprendizagem em aulas de leitura nos anos finais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, A. C. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5832804487693504 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FARIAS, Washington Silva de.
dc.contributor.advisor1ID FARIAS, W. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7286804892761462 pt_BR
dc.contributor.referee1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.referee1ID XAVIER, M. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa trata-se de uma investigação do discurso de sala de aula, a qual problematiza a constituição discursiva dos sujeitos do ensino-aprendizagem em aulas de leitura nos anos finais do ensino fundamental. Com isso, se tinha por objetivo analisar como os sujeitos do ensino constroem discursivamente sua/s posição/ões em aulas de leitura, considerando a relação entre o Discurso de sala de aula (DSA) e seu interdiscurso e quais saberes/sentidos são mobilizados com esta finalidade. Para isso, escolhemos como base analítica a Análise de Discurso (AD) de base pecheutiana que aborda as práticas de linguagem a partir de sua discursividade, apoiando-nos em referenciais teóricos como Orlandi (1987, 1992, 2012, 2015) e Pêcheux (1969, 2014), além de, alguns outros como Castro (1995), Cauduro (2007), Eckert-Hoff (2008), Foucault (2008), Scótolo (2010), Sousa (2002) e Tardif (2012). Nosso corpus é constituído de gravações e transcrições de algumas aulas de leituras acontecidas numa turma de oitavo ano (24 alunos) de uma escola pública municipal da cidade de Boqueirão/PB. Como procedimento analítico, foi observada à relação discursiva do sujeito professor com sua memória (interdiscurso/FDs) e de como se relaciona com os saberes e discursos. Com o sujeito aluno a análise se sucedeu do mesmo modo. Em ambos, foram consideradas as relações aluno/professor e aluno/aluno. Os recortes dos discursos do sujeito professora e dos sujeitos alunos foram analisados de acordo com as seguintes categorias: identificação, contraidentificação e desidentificação. Essa categorização permitiu, assim, identificar os movimentos discursivos de constituição das posições dos sujeitos escolares na situação recortada, constando a heterogeneidade desses movimentos, tanto no discurso do sujeito professora, dos sujeitos alunos individualmente e na relação entre si. Assim feito, constatamos que tanto o sujeito professor quanto os sujeitos alunos podem identificar-se com discursos outros que circulam na formação discursiva escolar, saberes que não são necessariamente homogêneos, e mobilizá-los como em um movimento de identificação, contraidentificação ou desidentificação discursiva na construção de sua/s posição/ões em aulas de leitura. Sendo essa a contribuição de nosso estudo: compreender sobre o processo de construção ou reformulação dos saberes/sentidos durante o processo de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Constituição discursiva dos sujeitos do ensino-aprendizagem em aulas de leitura nos anos finais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-16
dc.description.abstract The present research is about an investigation of classroom discourse, which questions the discursive constitution of teaching-learning individuals in reading classes of elementary school final years. This way, the aim was analyzing how teaching individuals discursively construct their position (s) in reading classes, considering the relation between the classroom discourse (DSA) and its inter discourse, and which knowledge-meanings are engaged with this purpose. In order to do so, we chose as analytic basis the Discourse Analysis (DA) from Pecheutian basis who focus on language practice based on its discursivity, relying on theoretical references as Orlandi (1987, 1992, 2012, 2015) and Pecheux (1969, 2014), besides some others like Castro (1995), Canduro (2007), EckertHoff (2008), Focault (2008), Scótolo (2010), Sousa (2002) and Tardif (2012). Our corpus is constituted of recordings and transcripts of reading classes happened in eighth-grade class (24 students) from a public school in the city of Boqueirão-PB. As an analytical procedure, was observed the teacher’s discursive relation with his memory (interdiscourse-FDs) and how relates with knowledge and discourses. With the student, the analysis succeeds in the same way. In both, were considered student-teacher and student-student relations, the clippings of teacher discourse and students were analyzed according to the following categories: identification, counter identification, and disidentification. This categorization allowed us to identify discursive movements of the constitution of individuals school position in the cutout situation, proving the heterogeneity of these movements, in teacher discourse, students itself and the relation between them. Thus, we determined that both teacher and students can identify themselves with other discourses that circulate in school discourse formation, knowledge that is not necessarily homogeneous and mobilize them as in a movement of identification, counter identification or discursive disidentification, in the construction of their position (s) in reading classes. This is the contribution of our study: to understand about the construction process of reformulation of knowledge-meanings during the teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28690
dc.date.accessioned 2023-01-06T18:36:55Z
dc.date.available 2023-01-06
dc.date.available 2023-01-06T18:36:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Aulas de leitura pt_BR
dc.subject Reading classes pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - leitura pt_BR
dc.subject Elementary school - reading pt_BR
dc.subject Sujeitos do ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Subjects of teaching-learning pt_BR
dc.subject Discurso de sala de aula pt_BR
dc.subject Classroom speech pt_BR
dc.subject Saberes pt_BR
dc.subject Knowledge pt_BR
dc.subject Sentidos pt_BR
dc.subject Senses pt_BR
dc.subject Análise do discurso pecheutiana pt_BR
dc.subject Pecheutian discourse analysis pt_BR
dc.subject Análise do discurso de linha francesa pt_BR
dc.subject French line speech analysis pt_BR
dc.subject Boqueirão - PB - escola pública municipal pt_BR
dc.subject Boqueirão - PB - municipal public school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Ana Cristina Guedes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Discursive constitution of teaching-learning subjects in reading classes in the final years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Ana Cristina Guedes de. Constituição discursiva dos sujeitos do ensino-aprendizagem em aulas de leitura nos anos finais do ensino fundamental. 2019. 110f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28690 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta