DSpace/Manakin Repository

Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, R. M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Márcia Candeia.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, M. C. pt_BR
dc.contributor.referee1 FELICIANO, Glenda Hilnada Meira.
dc.contributor.referee1ID FELICIANO, G. H. M. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem como principal objetivo apontar quais as práticas e conceitos de avaliação e correção de escrita estão adotados pelos professores do ensino básico, assim como as concepções de língua(gem) subjacentes a tais práticas. Está pesquisa concretiza-se a partir coleta de dados em campo, através da aplicação de questionários, o paradigma de análise que seguimos foi o de fundo qualitativo interpretativista. Tivemos como colaboradores, professores da rede pública de ensino que atuassem no ensino básico, na disciplina de Língua Portuguesa e que fossem graduados em Letras – Língua Portuguesa. Utilizamos como principal aporte teórico os estudos levantados por Serafini (1989) e Ruiz (2001) a respeito das técnicas de correção de escrita, assim como os estudos de Luckesi (2011) e Suassuna (2012) a respeito de avaliação de escrita. Para as questões ligadas a concepção de escrita e língua(gem) nos norteamos a partir dos estudos de Gerldi (1984), Ivanic (2004) e Koch e Elias (2010). A análise de dados se deu a partir de quatro critérios de análise, que nortearam as respostas dadas aos questionamentos feitos aos professores. O primeiro e segundo critérios se direcionaram respectivamente para as concepções e objetos de ensino de escrita assumidos pelos professores, assim como o terceiro e quarto para as práticas de avaliação e correção. A partir destes critérios pudemos observar que os sujeitos assumem concepções de escrita enquanto gênero, habilidade, processo e prática político-social. No tocante as práticas de avaliação, foi possível perceber que ao avaliar, a grande maioria dos sujeitos considera o todo textual, deixando de lado erros localizados – ortográficos e gramaticais- com foco em questões semânticas e estruturais do textos. Já ao nos voltarmos para as práticas de correção, observamos um movimento contrário: os professores afirmaram que corrigiam principalmente as inadequações ortográficas e gramaticais, havendo pouquíssimas referências a aspectos que ultrapassassem a superfície do texto. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico. pt_BR
dc.date.issued 2018-02
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691
dc.date.accessioned 2023-01-06T18:38:56Z
dc.date.available 2023-01-06
dc.date.available 2023-01-06T18:38:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação - escrita de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Prática avaliativa - professores de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Corrigindo textos - professores de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Professores de língua portuguesa - avaliação de textos escritos pt_BR
dc.subject Concepção de escrita - professores de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Correção de escrita - professores de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Linguística aplicada pt_BR
dc.subject Redação escolar pt_BR
dc.subject Avaliação escolar pt_BR
dc.subject Assessment - Portuguese language writing pt_BR
dc.subject Evaluative practice - Portuguese language teachers pt_BR
dc.subject Correcting texts - Portuguese language teachers pt_BR
dc.subject Portuguese language teachers - evaluation of written texts pt_BR
dc.subject Conception of writing - Portuguese language teachers pt_BR
dc.subject Writing correction - Portuguese language teachers pt_BR
dc.subject Applied Linguistics pt_BR
dc.subject School writing pt_BR
dc.subject School evaluation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Regina Maria Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Correcting texts: a study on the evaluative writing practice of primary school LP teachers. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Regina Maria Alves de. Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico. 2018. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta