dc.creator.ID |
LIMA, A. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PATRIOTA, Luciene Maria. |
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dc.contributor.advisor1ID |
PATRIOTA, L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0206758132708524 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
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dc.description.resumo |
A língua tem papel importante na sociedade e em qualquer meio de formação,
tendo ligação direta com o ensino, o que vai afetar diretamente no exercício dos
professores em suas salas de aulas, desde a escolha dos conteúdos até as suas
formas de avaliação. Tivemos como norte dois grandes questionamentos, o
primeiro: Qual a concepção de variação linguística de professores do Ensino
Médio e Quais as implicações dessas concepções para o tratamento da variação
linguística em sala de aula? Assim sendo, esta pesquisa teve como objetivo
geral: Analisar a concepção de língua e variação linguística de professores do
ensino médio de escolas públicas estaduais e suas implicações para o ensino.
E, especificamente: 1) Identificar a concepção de língua e variação linguística de
professores do ensino médio; e 2) Verificar as implicações dessas concepções
no tratamento de variação linguística em sala de aula. Teoricamente, nos
embasamos nos estudos de Travaglia (2009), Antunes (2007; 2003), Bagno
(2007), MARCUSCHI (2001), SOARES (1998), COELHO (2015), dentre outros.
Para o alcance dos objetivos citados, realizamos uma entrevista semiestruturada
e observamos algumas aulas de quatro professoras de escolas públicas
estaduais das cidades de Pocinhos/PB e Montadas/PB. Os dados obtidos foram
submetidos a uma análise do tipo descritiva-analítica. Desse modo, os dados
nos mostraram uma certa coerência por parte das professoras em relação a
maneira como concebem língua e variação linguística, porém a forma como o
tratamento da variação linguística no contexto de ensino, percebemos alguns
problemas. Observamos que o ensino da variação linguística ocorre de maneira
pontual, restrita à primeira série do ensino médio e não de forma sistemática,
abrangendo todas as séries. Também identificamos que o tratamento da
variação ainda é associado à oralidade e sem um aprofundamento teórico sobre
a questão. À vista disso, evidenciou-se que as professoras têm ciência da
heterogeneidade da língua, mas o ensino da gramática normativa ainda continua
sendo o de maior prestígio, desfavorecendo, assim, o tratamento a variação
linguística no contexto da sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Concepção de língua e de variação linguística de professores do ensino médio: implicações para o ensino. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-07-09 |
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dc.description.abstract |
Language plays an important role in society and in any environment of formation,
having a direct connection with teaching, which will directly affect the exercise of
teachers in their classrooms, since the choice of content to their forms of
evaluation. We had two major questions, the first: What is the conception of
linguistic variation of high school teachers and what are the implications of these
conceptions for the treatment of linguistic variation in the classroom?Thus, this
research had a general objective: Analyze the conception of language and
linguistic variation with high school teachers at public schools and its implications
for teaching. And, specifically: 1) To identify the language conception and
linguistic variation of high school teachers, and 2) To verify the implications of
these conceptions and how to deal with linguistic variation in the classroom. Our
theoretical background is based on some authors such as: Travaglia (2009),
Antunes (2007; 2003), Bagno (2007), MARCUSCHI (2001), SOARES (1998),
COELHO (2015), And some other authors. To reach the mentioned objectives,
we conducted a semi-structured interview and we observed some classes from
four female teachers at a public school from two cities in the state of Paraíba,
Pocinhos, and Montadas. The data were submitted to a descriptive-analytical
analysis. Thus, the data showed us a certain coherence from the teachers
regarding the way they conceive the language itself and linguistic variation,
whereas the way they deal on the aspect of linguistic variation aspect in the
context of teaching, we could perceive some problems. We observe that the
teaching of linguistic variation occurs in a punctual way, restricted to the first
stage of high school and not in a systematic way, reaching all the series. We have
identified that the way they deal with the linguistic variation is still associated with
orality and without a theoretical understanding of the issue. On this perspective,
it was evidenced that the teachers are aware of the heterogeneity of the
language, but the teaching of normative grammar still remains the most
prestigious, thus disfavoring the treatment of linguistic variation in the context of
the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28692 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-06T18:46:40Z |
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dc.date.available |
2023-01-06 |
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dc.date.available |
2023-01-06T18:46:40Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Concepção de língua |
pt_BR |
dc.subject |
Variação linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Professores do ensino médio - concepção de língua |
pt_BR |
dc.subject |
Concepção de variação linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Variação linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Language conception |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic variation |
pt_BR |
dc.subject |
High school teachers - language conception |
pt_BR |
dc.subject |
Conception of linguistic variation |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic variation |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Analice dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Secondary school teachers' conception of language and linguistic variation: implications for teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Analice dos Santos. Concepção de língua e de variação linguística de professores do ensino médio: implicações para o ensino. 2019. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28692 |
pt_BR |