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Concepção de língua e de variação linguística de professores do ensino médio: implicações para o ensino.

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dc.creator.ID LIMA, A. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 PATRIOTA, Luciene Maria.
dc.contributor.advisor1ID PATRIOTA, L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0206758132708524 pt_BR
dc.contributor.referee1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.description.resumo A língua tem papel importante na sociedade e em qualquer meio de formação, tendo ligação direta com o ensino, o que vai afetar diretamente no exercício dos professores em suas salas de aulas, desde a escolha dos conteúdos até as suas formas de avaliação. Tivemos como norte dois grandes questionamentos, o primeiro: Qual a concepção de variação linguística de professores do Ensino Médio e Quais as implicações dessas concepções para o tratamento da variação linguística em sala de aula? Assim sendo, esta pesquisa teve como objetivo geral: Analisar a concepção de língua e variação linguística de professores do ensino médio de escolas públicas estaduais e suas implicações para o ensino. E, especificamente: 1) Identificar a concepção de língua e variação linguística de professores do ensino médio; e 2) Verificar as implicações dessas concepções no tratamento de variação linguística em sala de aula. Teoricamente, nos embasamos nos estudos de Travaglia (2009), Antunes (2007; 2003), Bagno (2007), MARCUSCHI (2001), SOARES (1998), COELHO (2015), dentre outros. Para o alcance dos objetivos citados, realizamos uma entrevista semiestruturada e observamos algumas aulas de quatro professoras de escolas públicas estaduais das cidades de Pocinhos/PB e Montadas/PB. Os dados obtidos foram submetidos a uma análise do tipo descritiva-analítica. Desse modo, os dados nos mostraram uma certa coerência por parte das professoras em relação a maneira como concebem língua e variação linguística, porém a forma como o tratamento da variação linguística no contexto de ensino, percebemos alguns problemas. Observamos que o ensino da variação linguística ocorre de maneira pontual, restrita à primeira série do ensino médio e não de forma sistemática, abrangendo todas as séries. Também identificamos que o tratamento da variação ainda é associado à oralidade e sem um aprofundamento teórico sobre a questão. À vista disso, evidenciou-se que as professoras têm ciência da heterogeneidade da língua, mas o ensino da gramática normativa ainda continua sendo o de maior prestígio, desfavorecendo, assim, o tratamento a variação linguística no contexto da sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Concepção de língua e de variação linguística de professores do ensino médio: implicações para o ensino. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-09
dc.description.abstract Language plays an important role in society and in any environment of formation, having a direct connection with teaching, which will directly affect the exercise of teachers in their classrooms, since the choice of content to their forms of evaluation. We had two major questions, the first: What is the conception of linguistic variation of high school teachers and what are the implications of these conceptions for the treatment of linguistic variation in the classroom?Thus, this research had a general objective: Analyze the conception of language and linguistic variation with high school teachers at public schools and its implications for teaching. And, specifically: 1) To identify the language conception and linguistic variation of high school teachers, and 2) To verify the implications of these conceptions and how to deal with linguistic variation in the classroom. Our theoretical background is based on some authors such as: Travaglia (2009), Antunes (2007; 2003), Bagno (2007), MARCUSCHI (2001), SOARES (1998), COELHO (2015), And some other authors. To reach the mentioned objectives, we conducted a semi-structured interview and we observed some classes from four female teachers at a public school from two cities in the state of Paraíba, Pocinhos, and Montadas. The data were submitted to a descriptive-analytical analysis. Thus, the data showed us a certain coherence from the teachers regarding the way they conceive the language itself and linguistic variation, whereas the way they deal on the aspect of linguistic variation aspect in the context of teaching, we could perceive some problems. We observe that the teaching of linguistic variation occurs in a punctual way, restricted to the first stage of high school and not in a systematic way, reaching all the series. We have identified that the way they deal with the linguistic variation is still associated with orality and without a theoretical understanding of the issue. On this perspective, it was evidenced that the teachers are aware of the heterogeneity of the language, but the teaching of normative grammar still remains the most prestigious, thus disfavoring the treatment of linguistic variation in the context of the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28692
dc.date.accessioned 2023-01-06T18:46:40Z
dc.date.available 2023-01-06
dc.date.available 2023-01-06T18:46:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Concepção de língua pt_BR
dc.subject Variação linguística pt_BR
dc.subject Professores do ensino médio - concepção de língua pt_BR
dc.subject Concepção de variação linguística pt_BR
dc.subject Variação linguística pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Language conception pt_BR
dc.subject Linguistic variation pt_BR
dc.subject High school teachers - language conception pt_BR
dc.subject Conception of linguistic variation pt_BR
dc.subject Linguistic variation pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Analice dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Secondary school teachers' conception of language and linguistic variation: implications for teaching. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Analice dos Santos. Concepção de língua e de variação linguística de professores do ensino médio: implicações para o ensino. 2019. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28692 pt_BR


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