dc.creator.ID |
SOUZA, V. L. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BAZARIM, Milene. |
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dc.contributor.advisor1ID |
BAZARIM, M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVEIRA, Micaela Sá da. |
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dc.contributor.referee1ID |
SILVEIRA, M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
REINALDO, Maria Augusta de Macedo. |
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dc.contributor.referee2ID |
REINALDO, M. A. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
ALVES, Maria de Fátima. |
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dc.contributor.referee3ID |
ALVES, M. F. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação cujo objetivo
era verificar o efeito das metodologias de correção de uma professora estagiária na
reescrita do aluno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada no âmbito da
Linguística Aplicada, a qual utiliza elementos de diversas metodologias, principalmente,
pesquisa-ação; análise documental e estudo de caso. O corpus analisado é composto pelos
30 (17 na primeira versão, 13 na segunda) artigos de opinião produzidos pelos alunos do
2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Ingá - PB; pelas 18 grades
de correção desses artigos e demais documentos referentes ao planejamento das aulas,
realizadas durante Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa do Ensino Médio em
2017. Para realizar as análises, fundamentamo-nos nas discussões sobre concepções de
escrita, de reescrita, de gênero textual e artigo de opinião e das metodologias de correção
de texto realizadas no campo aplicado de estudos da linguagem. Os resultados mostram
que a professora utiliza, simultaneamente, diversas metodologias para correção, a saber:
indicativa, resolutiva, classificatória e textual-interativa; que, na segunda versão dos
artigos de opinião, os alunos conseguiram, na percepção da professora estagiária, evoluir
e isso se deu porque as correções da professora atuaram como um andaime no qual os
alunos se apoiaram para reescrever o texto. Na reescrita, a operação de retextualização
mais utilizada foi a substituição, no entanto, há algumas ocorrências de inclusão,
supressão, mas não há nenhum caso de reordenação. Esses resultados são relevantes, pois
ajudam a apontar caminhos para o processo de ensino e aprendizagem da escola na
Educação Básica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-23 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28693 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-06T18:51:26Z |
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dc.date.available |
2023-01-06 |
|
dc.date.available |
2023-01-06T18:51:26Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Correção de textos |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia de correção de textos |
pt_BR |
dc.subject |
Reescrita - correção de textos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio docente - correção de texto |
pt_BR |
dc.subject |
Artigo de opinião |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualização |
pt_BR |
dc.subject |
Correction of texts |
pt_BR |
dc.subject |
Text correction methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Rewrite - correction of texts |
pt_BR |
dc.subject |
Writing teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching internship - text correction |
pt_BR |
dc.subject |
Opinion article |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualization |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Verônica Lourenço Bizerra. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The effects of a trainee teacher's text correction methodologies on student rewriting. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Verônica Lourenço Bizerra. Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno. 2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28693 |
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