dc.creator.ID |
PEREIRA, P. R. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6349705374050450 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Márcia Candeia. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Denise Lino de. |
|
dc.contributor.referee2 |
PATRIOTA, Luciene Maria. |
|
dc.description.resumo |
Na interface escolar, o processo de ensino e aprendizagem dos objetos eleitos não ocorre de
forma fortuita, mas guiado por uma determinada disposição curricular que garante aos saberes
que os constitui certa progressão e sistematização durante o processo de escolarização. Nessa
direção, é objetivo geral desse trabalho analisar como ocorre a progressão e a sistematização de
saberes sobre a escrita na Base Nacional Comum Curricular – anos finais do Ensino
Fundamental, tendo em vista a importância desse documento de política pública para a
Educação Básica nacional. De modo complementar, elegemos como objetivos específicos: a)
Caracterizar progressão e sistematização desses saberes sobre a escrita neste período de
escolarização; b) Descrever a disposição dos saberes sobre a escrita ao longo dos quatro anos
do ensino fundamental, anos finais; c) Demonstrar como esses saberes estão relacionados
metodologicamente entre si; e d) Discutir implicações possíveis com relação ao ensino e à
aprendizagem desses saberes para o contexto escolar. Teoricamente, subsidiamo-nos nas
contribuições de diversos autores que versam sobre as concepções e ensino de escrita,
articulação, progressão e sistematização de saberes, dentre os quais, destacamos: Auerbach
(1999), Ivanic (2004), Koch e Elias (2009); Barnechea, Gonzalez e Morgan (1994), Holliday
(2006), Dolz e Schneuwly (2004), Kraemer (2012), dentre outros. Metodologicamente, ao
reconhecermos este estudo inserido no campo investigativo da Linguística Aplicada, esta
pesquisa tem abordagem qualitativa de natureza descritivo-interpretativa associada à análise
documental dos dados. Conforme análise, constatamos que a BNCC caracteriza a progressão
dos saberes sobre a escrita a partir da transição de conhecimentos sobre a língua, que passa das
regularidades às irregularidades e dos usos simples aos mais complexos, muito embora não se
explicite uma caracterização quanto à sistematização. Esta, por sua vez, pode ser concebida a
partir da prática do professor em situação escolar, assim, ela nasce e coexiste com a progressão.
Essa compreensão é reforçada pela disposição e centralização dos gêneros textuais sugeridos
para ensino, especificamente com relação aos objetos de conhecimento que os constituem.
Nesse sentido, notamos que há uma transição de saberes/conteúdos linguístico-gramaticais e
textuais entre o 6º/7º e 8º/9º ano em todos os campos de atuação. Ao propor o ensino dos eixos
– leitura, escrita, oralidade e análise linguística/semiótica – por meio de uma abordagem
intradisciplinar, esse documento promove o reconhecimento de que, metodologicamente, o
ensino de escrita não ocorre de forma isolada, mas articulado aos demais eixos. Como
consequência, os saberes/conhecimentos que competem à escrita podem ser concebidos pela
progressão e pela sistematização. Esse resultado pode representar uma mudança tanto na
abordagem de ensino como de avaliação de escrita. Esperamos, portanto, que o professor
promova situações didáticas que privilegiem a escrita enquanto uma prática social e que a
explore a partir de uma abordagem progressiva e sistemática, seja na escolha de dado gênero
textual e de estratégias de ensino mais significativas para o aluno. Com isso, o processo de
ensino-aprendizagem da escrita possibilitará a ampliação do repertório linguístico do aluno,
assim como sua atuação em outras instituições que dependem da escrita para a manutenção das
atividades e interações humanas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Progressão e sistematização de saberes sobre a escrita na Base Nacional Comum Curricular - anos finais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12 |
|
dc.description.abstract |
In the school interface, the process of teaching and learning of elected objects does not occur
in a fortuitous way, but guided by a certain curricular provision that guarantees the knowledge
that constitutes a certain progression and systematization during the process of schooling. In
this direction, it is the general objective of this study to analyze how the progression and
systematization of knowledge about writing is occurring in the Common National Curriculum
- final years of elementary school, in view of the importance of this public policy document for
the national basic education. In a complementary way, we elect as specific objectives: A)
characterize the progression and systematization of these knowledge about writing in this period
of schooling; b) Describe the disposition of knowledge about writing over the four years of
elementary school, final years; c) Demonstrate how these knowledges are methodologically
related to each other; and d) Discuss possible implications regarding the teaching and learning
of these knowledge for the school context. Theoretically, we support the contributions of
several authors who deal with the conceptions and teaching of writing, articulation, progression
and systematization of knowledge, among which we highlight: Auerbach (1999), Ivanic (2004),
Koch e Elias (2009); Barnechea, Gonzalez e Morgan (1994), Holliday (2006), Dolz e
Schneuwly (2004), Kraemer (2012), among others. Methodologically, by recognizing this study
inserted in the investigative field of applied linguistics, this research has a qualitative approach
of a descriptive-interpretative nature associated with the documental analysis of data.
According to the analysis, we found that BNCC characterizes the progression of knowledge
about writing from the transition of knowledge about the language, which passes from
regularities to irregularities and simple uses to the most complex, although it is not explicit A
characterization of systematization. This, in turn, can be conceived from the practice of the
teacher in a school situation, thus, it is born and coexists with the progression. This
comprehension is reinforced by the disposition and centralization of the textual genres
suggested for teaching, specifically in relation to the objects of knowledge that constitute them.
In this sense, we note that there is a transition of linguistic-grammatical and textual
knowledge/content between the 6th/7th and 8th/9th year in all fields of activity. By proposing
the teaching of axes – reading, writing, orality and linguistic/semiotic analysis – by means of
an intradisciplinary approach, this document promotes the recognition that, methodologically,
writing teaching does not occur in a way isolated, but articulated to the other axes. As a
consequence, the knowledge that compete for writing can be conceived by progression and
systematization. This result can represent a change in both the teaching approach and the
writing evaluation. We hope, therefore, that the teacher promotes didactic situations that
privilege writing as a social practice and that explores it from a progressive and systematic
approach, whether in the choice of given textual genre and more teaching strategies significant
for the student. Thus, the teaching-learning process of writing will enable the expansion of the
student's linguistic repertoire, as well as its performance in other institutions that depend on
writing for the maintenance of human activities and interactions. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28694 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-06T19:00:43Z |
|
dc.date.available |
2023-01-06 |
|
dc.date.available |
2023-01-06T19:00:43Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Base Nacional Comum Curricular - BNCC |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita - saberes |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental - escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Progressão e sistematização |
pt_BR |
dc.subject |
Análise linguística - semiótica |
pt_BR |
dc.subject |
Semiótica |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e oralidade |
pt_BR |
dc.subject |
Common National Curriculum Base - BNCC |
pt_BR |
dc.subject |
Writing - knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Resume |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary school - writing |
pt_BR |
dc.subject |
Writing teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Progression and systematization |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic analysis - semiotics |
pt_BR |
dc.subject |
Semiotics |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and orality |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Paulo Ricardo Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Progression and systematization of knowledge about writing in the National Common Curricular Base - final years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Paulo Ricardo Ferreira. Progressão e sistematização de saberes sobre a escrita na Base Nacional Comum Curricular - anos finais do ensino fundamental. 2018. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28694 |
pt_BR |