DSpace/Manakin Repository

O vilão como protagonista de um filme de heróis: as narrativas de Thanos, dos quadrinhos ao cinema.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MORAIS, L. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Rosângela de Melo.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, R. M. pt_BR
dc.contributor.referee1 MILREU, Isis.
dc.contributor.referee1ID MILREU, I. pt_BR
dc.contributor.referee2 QUEIROZ, Mylena de Lima.
dc.contributor.referee2ID QUEIROZ, M. L. pt_BR
dc.description.resumo A primeira aparição de Thanos, personagem da Marvel Comics, foi em O Invencível Homem de Ferro #55 (1973), de Jim Starlin. Desde então, o personagem tornou-se um vilão clássico dos quadrinhos, ficando em evidência após sua participação em Vingadores: Guerra Infinita (2018), longa em que consegue derrotar os heróis e alcançar seus objetivos, obrigando-os a se superarem para reverter os efeitos de seus atos. Observando isso, o presente trabalho teve a proposta de análise comparativa entre histórias em quadrinhos da Marvel Comics e filmes da Marvel Studios em que o personagem Thanos marca presença, tendo foco na seguinte problemática: “Como Thanos foi adaptado dos quadrinhos para o cinema a ponto de se tornar protagonista de um filme de heróis?”. A partir disso, o trabalho teve como objetivos específicos: a) analisar as narrativas intra e interpessoal de Thanos nos quadrinhos; b) analisar e descrever como se deu seu processo narrativo no Universo Cinematográfico Marvel; c) comparar as adaptações de Thanos dos quadrinhos para o cinema com enfoque nas concepções contemporâneas de vilão, herói, anti-herói e protagonista; d) observar a importância dos elementos não-verbais nas narrativas dos quadrinhos e do cinema para a construção das diferentes visões sobre o personagem. O corpus de análise do trabalho foi constituído pelos quadrinhos intitulados A Saga de Thanos vol.1 (2019), Thanos em Busca de Poder (1993), Desafio Infinito (1995), Infinito (2014), A Ascensão de Thanos (2014) e Thanos (2018), além dos filmes The Avengers: Os Vingadores (2012), Guardiões da Galáxia (2014), Vingadores: Era de Ultron (2015), Thor: Ragnarok (2017), Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Vingadores: Ultimato (2019). Para tal análise, destaca-se o suporte teórico de CARDOSO (2017), HUTCHEON (2013; 2011), EISNER (2010; 2005), CAMPOS (2007) e VOGLER (2006). A partir das análises feitas no presente trabalho, foi possível concluir que Thanos foi adaptado ao cinema de forma a humanizá-lo, tornando seu discurso filosoficamente aprofundado e distante da simples perseguição aos heróis, afastando-se também da figura da Morte, transformando-o, em Vingadores: Guerra Infinita (2018), protagonista de um filme com dezenas de heróis e heroínas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title O vilão como protagonista de um filme de heróis: as narrativas de Thanos, dos quadrinhos ao cinema. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28695
dc.date.accessioned 2023-01-06T19:02:09Z
dc.date.available 2023-01-06
dc.date.available 2023-01-06T19:02:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Adaptação fílmica pt_BR
dc.subject Cinema e literatura pt_BR
dc.subject Literatura em quadrinhos pt_BR
dc.subject Quadrinhos pt_BR
dc.subject Narrativas de Thanos pt_BR
dc.subject Vingadores pt_BR
dc.subject Thanos - Marvel Comics pt_BR
dc.subject Marvel Comics pt_BR
dc.subject Film adaptation pt_BR
dc.subject Cinema and literature pt_BR
dc.subject Comic book pt_BR
dc.subject Comics pt_BR
dc.subject Thanos Narratives pt_BR
dc.subject Avengers pt_BR
dc.subject Thanos - Marvel Comics pt_BR
dc.subject Marvel comics pt_BR
dc.subject Adaptation cinématographique pt_BR
dc.subject Cinéma et littérature pt_BR
dc.subject Bande dessinée pt_BR
dc.subject Des bandes dessinées pt_BR
dc.subject Récits de Thanos pt_BR
dc.subject Vengeurs pt_BR
dc.subject Thanos - Marvel Comics pt_BR
dc.subject Bandes dessinées merveilleuses pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MORAIS, Lucas Ribeiro de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The villain as the protagonist of a movie about heroes: the narratives of Thanos, from comics to cinema. pt_BR
dc.identifier.citation MORAIS, Lucas Ribeiro de. O vilão como protagonista de um filme de heróis: as narrativas de Thanos, dos quadrinhos ao cinema. 2019. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28695 pt_BR
dc.description.resume La première apparition de Thanos, un personnage de Marvel Comics, a eu lieu dans The Invincible Iron Man #55 (1973) de Jim Starlin. Depuis lors, le personnage est devenu un méchant classique de la bande dessinée, devenant évident après sa participation à Avengers: Infinity War (2018), un film dans lequel il parvient à vaincre les héros et à atteindre ses objectifs, les forçant à se surmonter pour inverser la effets de leurs actes. Notant cela, le présent travail avait la proposition d'une analyse comparative entre les bandes dessinées de Marvel Comics et les films de Marvel Studios dans lesquels le personnage Thanos est présent, en se concentrant sur le problème suivant: «Comment Thanos a été adapté de la bande dessinée au cinéma au point devenir le protagoniste d'un film de héros? ». À partir de cela, le travail avait pour objectifs spécifiques: a) d'analyser les récits intra et interpersonnels de Thanos dans les bandes dessinées; b) analyser et décrire comment son processus narratif s'est déroulé dans l'univers cinématographique Marvel; c) comparer les adaptations de Thanos de la bande dessinée au cinéma en mettant l'accent sur les conceptions contemporaines de méchant, de héros, d'anti-héros et de protagoniste; d) observer l'importance des éléments non verbaux dans les récits de la bande dessinée et du cinéma pour la construction de différentes vues sur lui. Le corpus d’analyse du travail comprend les bandes dessinées intitulées La Saga de Thanos vol.1 (2019), Thanos à la Recherche du Pouvoir (1993), Gant de l’Infini (1995), L’Infini (2014), Thanos Rising (2014) et Thanos (2018), et les films Avengers (2012), Les Gardiens de la Galaxie (2014), Avengers: L'Ère d'Ultron, Thor: Ragnarok (2017), Avengers: Infinity War (2018) et Avengers: Endgame (2019). Pour une telle analyse, le soutien théorique de CARDOSO (2017), HUTCHEON (2013; 2011), EISNER (2010; 2005), CAMPOS (2007) et VOGLER (2006) se démarque. À partir des analyses faites ici, il a été possible de conclure que Thanos a été adapté au cinéma afin de l'humaniser, rendant son discours philosophiquement profond et éloigné de la simple persécution des héros, s'éloignant également de la figure de la mort, transformant lui, dans Avengers: Infinity War (2018), protagoniste d'un film avec des dizaines de héros et d'héroïnes. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta