dc.creator.ID |
PÔRTO, E. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
XAVIER, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MELO, Raniere Marques. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MELO, R. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O livro didático, considerado o material de maior apoio ao ensino, é o componente
mais utilizado em sala de aula, por professores e alunos. Partindo dessa premissa, a
pesquisa se constitui das seguintes questões-problema: 1) Qual a abordagem que
um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio apresenta a respeito da
leitura?; e 2) A abordagem acontece de forma tradicional ou faz uma reflexão da
leitura, dentro do meio social e cultural? Para responder a esses questionamentos,
elegemos como objetivo geral da pesquisa analisar a abordagem que o livro didático
“Interpretação de Textos”, dos autores William Cereja e Ciley Cleto (2013) traz em
sua estrutura. Do ponto de vista dos objetivos específicos, elencamos: 1) identificar
a abordagem que o livro didático de Língua Portuguesa apresenta a respeito da
leitura 2) refletir sobre a abordagem encontrada no livro didático em função da
formação do aluno e do trabalho docente e 3) contribuir com discussões acadêmicas
a respeito da inter-relação entre ensino de leitura e livro didático. Para a efetivação
de nosso trabalho, utilizamos como contribuição da pesquisa a visão teórica de
autores como Koch e Elias (2011), Jouve (2002), Oliveira (2010a), Lakatos e
Marconi (2003), Marcuschi (2012), dentre outros. Em se tratando da metodologia,
nossa pesquisa é de tipologia documental e qualitativa; e fizemos uso do livro
didático Português Linguagens, de Cereja e Cleto (2013), como corpus. Obtivemos
como resultados principais na visão acerca do ensino da leitura: o livro analisado
utiliza textos com uma grande diversidade de conteúdo, mas suas atividades não
exploram tanto quanto poderiam a leitura e ponto de vista do aluno. O livro inova ao
usar gêneros discursivos cheios informações e conteúdos que refletem o meio social
e cultural da sociedade. No entanto, boa parte de atividades de leitura resumem-se à
localização de sentidos, não abrindo vazão para a expansão de sentidos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
A leitura em um livro didático de português: reflexões necessárias. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-07-17 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28697 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-06T19:07:36Z |
|
dc.date.available |
2023-01-06 |
|
dc.date.available |
2023-01-06T19:07:36Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de livro didático - português |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura em livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio - livro didático de português |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook analysis - Portuguese |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook analysis - Portuguese |
pt_BR |
dc.subject |
High school - Portuguese textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Reading teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PÔRTO, Edvania Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading in a Portuguese textbook: necessary reflections. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PÔRTO, Edvania Santos. A leitura em um livro didático de português: reflexões necessárias. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28697 |
pt_BR |