DSpace/Manakin Repository

A leitura em um livro didático de português: reflexões necessárias.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PÔRTO, E. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.advisor1ID XAVIER, M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 pt_BR
dc.contributor.referee1 MELO, Raniere Marques.
dc.contributor.referee1ID MELO, R. M. pt_BR
dc.description.resumo O livro didático, considerado o material de maior apoio ao ensino, é o componente mais utilizado em sala de aula, por professores e alunos. Partindo dessa premissa, a pesquisa se constitui das seguintes questões-problema: 1) Qual a abordagem que um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio apresenta a respeito da leitura?; e 2) A abordagem acontece de forma tradicional ou faz uma reflexão da leitura, dentro do meio social e cultural? Para responder a esses questionamentos, elegemos como objetivo geral da pesquisa analisar a abordagem que o livro didático “Interpretação de Textos”, dos autores William Cereja e Ciley Cleto (2013) traz em sua estrutura. Do ponto de vista dos objetivos específicos, elencamos: 1) identificar a abordagem que o livro didático de Língua Portuguesa apresenta a respeito da leitura 2) refletir sobre a abordagem encontrada no livro didático em função da formação do aluno e do trabalho docente e 3) contribuir com discussões acadêmicas a respeito da inter-relação entre ensino de leitura e livro didático. Para a efetivação de nosso trabalho, utilizamos como contribuição da pesquisa a visão teórica de autores como Koch e Elias (2011), Jouve (2002), Oliveira (2010a), Lakatos e Marconi (2003), Marcuschi (2012), dentre outros. Em se tratando da metodologia, nossa pesquisa é de tipologia documental e qualitativa; e fizemos uso do livro didático Português Linguagens, de Cereja e Cleto (2013), como corpus. Obtivemos como resultados principais na visão acerca do ensino da leitura: o livro analisado utiliza textos com uma grande diversidade de conteúdo, mas suas atividades não exploram tanto quanto poderiam a leitura e ponto de vista do aluno. O livro inova ao usar gêneros discursivos cheios informações e conteúdos que refletem o meio social e cultural da sociedade. No entanto, boa parte de atividades de leitura resumem-se à localização de sentidos, não abrindo vazão para a expansão de sentidos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title A leitura em um livro didático de português: reflexões necessárias. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-17
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28697
dc.date.accessioned 2023-01-06T19:07:36Z
dc.date.available 2023-01-06
dc.date.available 2023-01-06T19:07:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Livro didático de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Análise de livro didático - português pt_BR
dc.subject Leitura em livro didático pt_BR
dc.subject Ensino médio - livro didático de português pt_BR
dc.subject Ensino de leitura pt_BR
dc.subject Portuguese language textbook pt_BR
dc.subject Textbook analysis - Portuguese pt_BR
dc.subject Textbook analysis - Portuguese pt_BR
dc.subject High school - Portuguese textbook pt_BR
dc.subject Reading teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PÔRTO, Edvania Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading in a Portuguese textbook: necessary reflections. pt_BR
dc.identifier.citation PÔRTO, Edvania Santos. A leitura em um livro didático de português: reflexões necessárias. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28697 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta