dc.creator.ID |
MANGUEIRA, S. O. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Márcia Candeia. |
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dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, M. C. |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 |
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dc.description.resumo |
“A escrita como objeto de ensino em língua portuguesa na educação
básica: suas implicações e influências na formação dos pibidianos” destaca a escrita
como objeto de estudo e reconhece a importância de suscitarmos questões acerca
de sua didatização para a educação básica, Ensino Fundamental II (6º a 9º). A
pesquisa apresenta a seguinte questão: Que concepção(ões) de escrita
fundamenta(m) as propostas de atividades elaboradas pelos bolsistas do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - Letras - UFCG) para os
alunos do ensino fundamental II (6º a 9º ano) das escolas atendidas pelo projeto?
Como objetivo geral: identificar a(s) concepção(ões) de escrita que fundamenta(m)
as propostas de atividades de produção, no ensino fundamental II (6º ao 9º ano)
elaboradas pelos pibidianos. Para os objetivos específicos: 1) reconhecer teórica e
metodologicamente concepções de escrita nas atividades elaboradas pelos bolsistas
para os alunos do Ensino Fundamental II; 2) descrever e interpretar os resultados
obtidos através da análise, considerando as concepções de escrita que
fundamentaram cada atividade analisada; 3) demonstrar as implicações e influências
que o projeto Pibid realiza na formação dos graduandos envolvidos, futuros
professores de Língua Portuguesa. Metodologicamente, esta pesquisa concretiza-se
a partir da coleta de dados em campo, através das atividades elaboradas pelos
pibidianos. O paradigma adotado foi o qualitativo interpretativista (TOZONI-REIS,
2008). O referencial teórico que norteia à pesquisa para as questões de concepção
de escrita, texto e gênero parte das contribuições de Ivanič (2004), Coulmas (2014),
Antunes (2003; 2010), Schneuwly (2004), Kock e Elias (2010), Reinaldo (2002;
2014) etc. A análise de dados se deu a partir de dois critérios: 1) concepções e
objetos no ensino da escrita em LP; e 2) a recorrência dos gêneros textuais escritos
na escola. A partir dos critérios adotados foi possível observar que os sujeitos
assumem concepções de escrita enquanto gênero, habilidade, processo e prática
social. No tocante a recorrência dos gêneros e das produções textuais, foi possível
perceber que muitos dos bolsistas consideram a produção textual um fator
imprescindível para as propostas de ensino em LP. Os dados demonstram que o
ensino da produção textual se restringe a aspectos do texto e que há muito para se
explorar em relação à linguagem em práticas sociais efetivas. Esses resultados
correspondem ao ensino da escrita, mas especificamente, dos gêneros/textos nas
propostas elaboradas pelos bolsistas e aplicadas nesses espaços escolares.
Destacam-se assim, algumas implicações para a formação dos bolsistas: 1) explorar
gêneros textuais não escolarizados; 2) envolver os alunos em práticas de leitura no
cotidiano deles na escola; 3) reforçar o trabalho realizado com os gêneros textuais
escolarizados, como: conto, resenha, artigo de opinião e, que em muitos casos,
pouco se dá visibilidade ao propósito de leitura ou escrita desses textos; e 4)
propiciar uma reflexão no ensino de LP sobre a produção dos gêneros escolares. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
A escrita como objeto de ensino em língua portuguesa na educação básica: suas implicações e influências na formação dos Pibidianos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28698 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-06T19:10:04Z |
|
dc.date.available |
2023-01-06 |
|
dc.date.available |
2023-01-06T19:10:04Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - ensino de escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Concepções de escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais escritos - escola |
pt_BR |
dc.subject |
Writing |
pt_BR |
dc.subject |
Writing teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - writing teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation - PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Writing conceptions |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Written textual genres - school |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MANGUEIRA, Shirley Oliveira de Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Writing as an object of teaching in Portuguese in basic education: its implications and influences in the formation of Pibidians. |
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dc.identifier.citation |
MANGUEIRA, Shirley Oliveira de souza. A escrita como objeto de ensino em língua portuguesa na educação básica: suas implicações e influências na formação dos Pibidianos. 2018. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28698 |
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