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A escrita como objeto de ensino em língua portuguesa na educação básica: suas implicações e influências na formação dos Pibidianos.

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dc.creator.ID MANGUEIRA, S. O. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Márcia Candeia.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, M. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 pt_BR
dc.description.resumo “A escrita como objeto de ensino em língua portuguesa na educação básica: suas implicações e influências na formação dos pibidianos” destaca a escrita como objeto de estudo e reconhece a importância de suscitarmos questões acerca de sua didatização para a educação básica, Ensino Fundamental II (6º a 9º). A pesquisa apresenta a seguinte questão: Que concepção(ões) de escrita fundamenta(m) as propostas de atividades elaboradas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - Letras - UFCG) para os alunos do ensino fundamental II (6º a 9º ano) das escolas atendidas pelo projeto? Como objetivo geral: identificar a(s) concepção(ões) de escrita que fundamenta(m) as propostas de atividades de produção, no ensino fundamental II (6º ao 9º ano) elaboradas pelos pibidianos. Para os objetivos específicos: 1) reconhecer teórica e metodologicamente concepções de escrita nas atividades elaboradas pelos bolsistas para os alunos do Ensino Fundamental II; 2) descrever e interpretar os resultados obtidos através da análise, considerando as concepções de escrita que fundamentaram cada atividade analisada; 3) demonstrar as implicações e influências que o projeto Pibid realiza na formação dos graduandos envolvidos, futuros professores de Língua Portuguesa. Metodologicamente, esta pesquisa concretiza-se a partir da coleta de dados em campo, através das atividades elaboradas pelos pibidianos. O paradigma adotado foi o qualitativo interpretativista (TOZONI-REIS, 2008). O referencial teórico que norteia à pesquisa para as questões de concepção de escrita, texto e gênero parte das contribuições de Ivanič (2004), Coulmas (2014), Antunes (2003; 2010), Schneuwly (2004), Kock e Elias (2010), Reinaldo (2002; 2014) etc. A análise de dados se deu a partir de dois critérios: 1) concepções e objetos no ensino da escrita em LP; e 2) a recorrência dos gêneros textuais escritos na escola. A partir dos critérios adotados foi possível observar que os sujeitos assumem concepções de escrita enquanto gênero, habilidade, processo e prática social. No tocante a recorrência dos gêneros e das produções textuais, foi possível perceber que muitos dos bolsistas consideram a produção textual um fator imprescindível para as propostas de ensino em LP. Os dados demonstram que o ensino da produção textual se restringe a aspectos do texto e que há muito para se explorar em relação à linguagem em práticas sociais efetivas. Esses resultados correspondem ao ensino da escrita, mas especificamente, dos gêneros/textos nas propostas elaboradas pelos bolsistas e aplicadas nesses espaços escolares. Destacam-se assim, algumas implicações para a formação dos bolsistas: 1) explorar gêneros textuais não escolarizados; 2) envolver os alunos em práticas de leitura no cotidiano deles na escola; 3) reforçar o trabalho realizado com os gêneros textuais escolarizados, como: conto, resenha, artigo de opinião e, que em muitos casos, pouco se dá visibilidade ao propósito de leitura ou escrita desses textos; e 4) propiciar uma reflexão no ensino de LP sobre a produção dos gêneros escolares. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title A escrita como objeto de ensino em língua portuguesa na educação básica: suas implicações e influências na formação dos Pibidianos. pt_BR
dc.date.issued 2018-03
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28698
dc.date.accessioned 2023-01-06T19:10:04Z
dc.date.available 2023-01-06
dc.date.available 2023-01-06T19:10:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Ensino de escrita pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino de escrita pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID pt_BR
dc.subject Concepções de escrita pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Gêneros textuais escritos - escola pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.subject Writing teaching pt_BR
dc.subject Portuguese language - writing teaching pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation - PIBID pt_BR
dc.subject Writing conceptions pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching pt_BR
dc.subject Written textual genres - school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MANGUEIRA, Shirley Oliveira de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Writing as an object of teaching in Portuguese in basic education: its implications and influences in the formation of Pibidians. pt_BR
dc.identifier.citation MANGUEIRA, Shirley Oliveira de souza. A escrita como objeto de ensino em língua portuguesa na educação básica: suas implicações e influências na formação dos Pibidianos. 2018. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28698 pt_BR


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