dc.creator.ID |
SILVA, M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
XAVIER, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MELO, Raniere Marques de. |
|
dc.description.resumo |
Na atualidade, a escrita faz parte do nosso dia a dia, tanto porque somos
constantemente solicitados a produzir textos escritos (sejam formais ou informais),
quanto porque somos solicitados a ler textos escritos em diversas situações.
Partindo desse princípio e considerando o livro didático o material de apoio e o
instrumento mais utilizado pelos professores e alunos em sala de aula nos dias
atuais, no presente trabalho serão realizadas algumas análises sobre a escrita
enquanto objeto de estudo e objeto de ensino nos gêneros discursivos: relatório e
currículo, presentes no livro didático de Português (LDP) “Português
Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso”, dos autores William Cereja, Carolina Dias
Vianna e Christiane Damien (2016). A pesquisa parte da seguinte questão-problema:
Qual a abordagem sobre escrita, enquanto objeto de estudo e enquanto objeto de
ensino, é desenvolvida pelo livro didático em análise? Para responder a esse
questionamento, elegemos como objetivo geral da pesquisa: analisar a abordagem
que o livro didático em destaque realiza sobre a escrita enquanto objeto de estudo e
enquanto objeto de ensino através dos gêneros discursivos relatório e currículo. Do
ponto de vista dos objetivos específicos, elencamos: 1) identificar a abordagem que
o livro didático de Língua Portuguesa trás a respeito da escrita; 2) refletir sobre a
abordagem encontrada no livro didático em função da formação do aluno e do
trabalho docente; 3) contribuir com discussões acadêmicas a respeito das
concepções de escrita. Para a realização do nosso trabalho, utilizamos como
contribuição da pesquisa a visão teórica de autores como Oliveira (2010a),
Mendonça (2006), Gil (2008), Batista (2003), Bazerman (2007), dentre outros. Com
relação à metodologia, nossa pesquisa é de tipologia documental, pois fizemos uso
do LDP como meio norteador, como um documento oficial de ensino-aprendizagem
legitimado pelo Ministério da Educação. Sobre os resultados, acentuamos que o
LDP em questão não supre todas as necessidades dos alunos para uma
compreensão eficaz do conteúdo, uma vez que não traz um embasamento teórico
que situe a escrita dos gêneros enquanto objeto de estudo. Todavia, apesar desse
ponto negativo, o LDP, em análise, também traz pontos positivos, a começar pela
escolha dos autores por dois gêneros (relatório e currículo), pouco recorrentes e tão
importantes para a formação dos alunos. Com isso, o livro incita o aluno no seu
cotidiano fora do ambiente escolar, trazendo o social para dentro da escola e
legitimando a concepção de escrita enquanto uma prática social, sobretudo no que
toca a escrita lida por nós enquanto um objeto de ensino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
O livro didático e o ensino de português: como a escrita é abordada. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-07-15 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28701 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-06T19:29:07Z |
|
dc.date.available |
2023-01-06 |
|
dc.date.available |
2023-01-06T19:29:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de livro didático - português |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de escrita - livro didático de português |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita no livro didático de português |
pt_BR |
dc.subject |
Análise do discurso |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook analysis - Portuguese |
pt_BR |
dc.subject |
Writing teaching - Portuguese textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Writing in the Portuguese textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Speech analysis |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Meriângela Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The textbook and the teaching of Portuguese: how writing is approached. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Meriângela Santos. O livro didático e o ensino de português: como a escrita é abordada. 2019. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28701 |
pt_BR |