dc.contributor.advisor1 |
ROCHA, Silvia Roberta da Mota |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MOTA ROCHA, Silvia Roberta da |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2138940996872822 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RODRIGUES, Melânia Mendonça. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro. |
|
dc.contributor.referee3 |
LIMA, Niédja Maria Ferreira de. |
|
dc.contributor.referee4 |
ONOFRE, Eduardo Gomes. |
|
dc.description.resumo |
A presente dissertação vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Campina Grande, na linha de pesquisa Práticas Educativas e
Diversidade cujo objeto de pesquisa foram as significações/sentidos sobre a produção da
exclusão escolar e a mobilização ao pertencimento escolar de alunos remanescentes tendo como objetivo geral compreender os condicionantes sociais/escolares sobre a produção da exclusão escolar e a mobilização ao pertencimento escolar e como objetivos específicos, caracterizar a trajetória escolar, vivências, significações e/ou sentidos, de alunos remanescentes; refletir sobre os condicionantes sociais/ familiares e escolares sobre tal produção da exclusão escolar e tal mobilização; e analisar os processos de apropriação da leitura e da escrita desses alunos. A investigação sócio-histórica e do tipo estudo de caso fundamentou-se nas abordagem sócio-histórica de aprendizagem, crítico-dialética de remanescência, dialógica de alfabetização e letramento e de educação contra a barbárie. Os sujeitos da pesquisa foram dois alunos remanescentes; um de seus responsáveis legais; a professora do último ano escolar e uma gestora escolar, com os quais foram aplicados questionários, entrevistas, desenhos, observações participantes em visitas domiciliares e em sessões de leitura e de escrita e análise de documentos escolares. Pela análise microgenética de Vygotsky (1991; 2000; 2010); Molon (2008) e Góes (2000), a pesquisa identificou trajetórias de invisibilidade, indiferença e despertencimento social em uma sociedade excludente, em um Estado produtor de desigualdades e em escolas que intensificam a barbárie social ao promoverem a barbárie escolar. Constatou a intensa pobreza; trabalho infanto-juvenil; violência doméstica; hostilidade, abandono, doença mental parental, enclausuramento; gravidez na adolescência; analfabetismo e precária alfabetização e relações sociais autoritárias como condicionantes sociais/familiares para exclusão física da escola. A infrequência/transitoriedade escolar; visibilidade hostil em relações sociais autoritárias;
avaliações classificatórias; presença física na escola com pouca entrada em sua dimensão simbólica; privação e/ou pouca mediação pedagógica qualificada ou mediação desqualificada em práticas alfabetizadoras de sistema de códigos e de letramento autônomo; e barbárie
escolar foram identificados como condicionantes escolares desta exclusão. Como possíveis
condicionantes da mobilização ao retorno escolar nos discursos discentes verificamos o
acolhimento e o pertencimento em relações pedagógicas qualificadas; o acesso qualificado ao lazer/esporte e a interação no brincar com os pares; e a interrupção da hostilidade dos pares. Ademais, a pesquisa revelou que os sujeitos se encontravam em estágio intermediário ou final de alfabetização com subjetividades de dominação, sobretudo no espaço escolar. Contraditoriamente, constatou o discernimento discente de resistência à barbárie em curso e ao exercício da dignidade humana fora e dentro da escola pública. Tais resultados desnaturalizam os conceitos de abandono e de evasão escolar, reprodutores da ideologia da privação cultural e indicam o necessário reconhecimento e visibilidade pedagógica qualificada dos jovens remanescentes e de suas vozes sobre os processos excludentes ou mobilizadores nas barbáries em curso. Isso quando da construção de políticas públicas de Estado de pertencimento e de outras escolas possíveis que prezam pela defesa do direito subjetivo à vida e aos saberes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Exclusão e mobilização ao pertencimento escolar: o que enunciam as vozes discentes? |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-09-29 |
|
dc.description.abstract |
This research analyzed the meanings of the scholar exclusion and mobilization to the scholar belonging feeling of remaining students, in order to characterize their scholar journey; reflect about the social and family constraints that influenced these sort of exclusion and mobilization; and analyze the processes of acquisition of the lecture and writing skills of these students. The socio-historical investigation, recognized as a case study type, was based on learning socio-historical approach, critical-dialectical of remanence, dialogic of literacy and education against the barbarism. The members of the research were two remaining students; one of their legal guardians; a teacher from the last school year and a principal, who questionnaires, interviews and draws were made with, during observations in home visits, when lecture and writing sessions and an analysis of scholar documents were made, as well. Through the microgenetic analysis, the research identified invisible trajectories, indifference and no belonging social feeling in a exclusionary society, based on a State that produces inequalities, and also in schools that intensify the social barbarism when it promotes scholar barbarism; observed the intense poverty; juvenile working; domestic violence; hostility/abandonment/mental and parental illness and confinement; pregnancy in teenhood; illiteracy and precarious literacy and authoritarian social relationships as social and familiar constraints for the physical exclusion from school. The scholar no-frequency/transience; hostile visibility in authoritarian social relationships; classificatory assessments; physical presence at school without truly live or feel its symbolic dimension; privation of qualified pedagogical mediation or unqualified mediation in literacy practices of system of codes and autonomy literacy; and scholar barbarism were identified as scholar constraints of this exclusion. As possible factors of the mobilization for the scholar returning in the students' discourses, we verified the reception and the belonging in qualified pedagogical relationships; the qualified access to the leisure/sport and to the interaction when they’re playing with others
students; and the interruption of the hostility between them. In addition, the research revealed that the involved students were in a final or intermediate literacy stage with a sense of domination, especially at the space of the school. Contradictorily, we realized that the students were wary of the resistance to the cursing barbarism and to the human dignity outside and inside of the public school. Those results have distorted the concepts of scholar abandonment and evasion, which produce a cultural privation ideology and show the necessary recognition and qualified pedagogical visibility of the remaining students and their voices and ideas about the exclusionary/mobilizing processes in the current barbarism. It happens because there is a development of state public policies of belonging and other prospective schools that value the defense of the subjective right of life and knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28715 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-18T13:29:09Z |
|
dc.date.available |
2022-01-18 |
|
dc.date.available |
2023-01-18T13:29:09Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Exclusão social/escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Trajetórias de barbárie social e escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização e letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Mobilização e pertencimento |
pt_BR |
dc.subject |
Social/School exclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Trajectories of school and social barbarism |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Mobilization and sense of belonging |
pt_BR |
dc.subject |
Exclusión social/escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Trayectorias de la barbarie social y escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetización |
pt_BR |
dc.subject |
Movilización y Pertenencia |
pt_BR |
dc.subject |
Exclusion sociale/scolaire |
pt_BR |
dc.subject |
Trajectoires de la barbarie sociale et scolaire |
pt_BR |
dc.subject |
Alphabétisation et alphabétisation |
pt_BR |
dc.subject |
Mobilisation et appartenance |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARRETO, Luciana. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Exclusion and mobilization to belonging to school: what do the student voices enunciate? |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARRETO, L. Exclusão e mobilização ao pertencimento escolar: o que enunciam as vozes discentes?. 2022. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. |
pt_BR |