dc.creator.ID |
CARVALHO, J. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8327628358298810 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LUCENA, A. E. F. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LUCENA, Lêda Christiane de Figueiredo Lopes. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LUCENA, L. C. F. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ALBUQUERQUE, Fernando Silva. |
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dc.contributor.referee2ID |
ALBUQUERQUE, F. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
BEZERRA, Izabelle Marie Trindade. |
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dc.contributor.referee3ID |
BEZERRA, I. M. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee4 |
PATRÍCIO, Jonny Dantas. |
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dc.contributor.referee4ID |
PATRÍCIO, J. D. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As tecnologias de misturas asfálticas mornas (MAMs) e a reciclagem de revestimentos
asfálticos fresados (RAP) têm recebido muitas atenções nos últimos anos devido aos seus
benefícios econômicos e ambientais. As MAMs podem ser usinadas e compactadas em
temperaturas mais baixas que as temperaturas a quente tradicionais proporcionando a redução
do consumo de energia e das emissões de CO2. Já a utilização do RAP pode substituir uma certa
proporção de ligante asfáltico e agregados virgens necessários para a construção de novos
pavimentos asfálticos, que possibilita o descarte ambientalmente adequado do RAP e redução
dos custos de produção. Na presente pesquisa foram avaliados os efeitos da adição de três
tecnologias disponíveis no mercado para fabricação das MAMs (óleo de girassol, WarmGrip®
e zeólita natural) com diferentes porcentagens de material fresado (30 e 70% de RAP), como
forma de viabilizar a reciclagem de RAP em maiores taxas de participação da mistura final. Os
ligantes oriundos do RAP e os novos ligantes modificados pelos aditivos de MAMs foram
caracterizados pela sua composição química e por meio de ensaios reológicos. Foi analisado
também o grau de ativação do ligante do RAP para a determinação da quantidade mínima de
ligante do RAP que pode ser considerada ativa na formulação de uma nova mistura asfáltica
contendo materiais fresados. Os aditivos foram incorporados nas misturas asfálticas recicladas
e os efeitos dessa adição sobre a resistência à tração indireta, ao dano por umidade induzida, ao
módulo de resiliência, à vida de fadiga, a resistência à deformação permanente e o módulo
dinâmico foram avaliados. Os resultados demonstraram que não se deve projetar misturas
asfálticas recicladas com a suposição de ativação total do ligante do RAP. A elevação do teor
de RAP aumentou a rigidez das misturas e consequentemente proporcionou o crescimento da
resistência a deformação permanente. No entanto, o óleo de girassol e a zeólita natural
apresentaram propriedades rejuvenescedoras e atuaram diminuindo a rigidez dessas misturas.
As misturas reciladas mornas exibiram aumento do número de ciclos até a falha no ensaio de
fadiga e maior adesão e coesão, verificada por meio do ensaio de dano por umidade induzida,
com ênfase para as misturas recicladas com os ligantes modificados pelo WarmGrip. Portanto,
as misturas recicladas mornas possibilitaram a incorporação de quantidades mais elevadas de
RAP quando comparadas com as misturas asfálticas recicladas a q |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação de diferentes tecnologias de misturas asfálticas mornas com a incorporação de elevadas quantidades de material fresado. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-09-02 |
|
dc.description.abstract |
Warm Mix Asphalt (WMA) technologies and the Reclaimed Asphalt Pavement (RAP) have
received much attention in recent years due to their economic and environmental benefits.
WMA can be machined and compacted at lower temperatures than traditional hot-mix
temperatures providing reduced energy consumption and CO2 emissions. The use of RAP can
replace a certain proportion of asphalt binder and virgin aggregates needed for the construction
of new asphalt sidewalks, which allows for the environmentally appropriate disposal of RAP
and reduction of production costs. In the present research, the effects of adding three
commercially available technologies for the manufacture of WMA (sunflower oil, WarmGrip®,
and natural zeolite) with different percentages of milled material (30 and 70% of RAP) were
evaluated as a way to enable the recycling of RAP at higher rates of participation in the final
mix. The binders derived from the RAP and the new binders modified by the WMA additives
were characterized by their chemical composition and through rheological tests. The degree of
activation of the RAP binder was also analyzed to determine the minimum amount of RAP
binder that can be considered active in the formulation of a new asphalt mix containing milled
materials. The additives were incorporated into the recycled asphalt mixtures and the effects of
this addition on the indirect tensile strength, water sensitivity, resilient modulus, rutting
resistance, fatigue life, and dynamic modulus were evaluated. The results showed that recycled
asphalt mixtures should not be designed with the assumption of full binder activation of RAP.
Raising the RAP content increased the stiffness of the mixtures and consequently provided
growth rutting resistance. However, sunflower oil and natural zeolite showed rejuvenating
properties and acted by decreasing the stiffness of these mixtures. Warm recycled mixtures
exhibited an increased number of cycles to failure in the fatigue test and increased adhesion and
cohesion, verified by the water sensitivity test, with emphasis on the recycled mixtures with the
WarmGrip modified binders. Therefore, the warm recycled mixtures allowed the incorporation
of higher amounts of RAP when compared to conventional hot recycled asphalt mixtures,
especially the warm recycled mixtures with up to 30% of RAP. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28732 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-20T17:34:46Z |
|
dc.date.available |
2023-01-20 |
|
dc.date.available |
2023-01-20T17:34:46Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Geotecnia |
pt_BR |
dc.subject |
Misturas asfálticas mornas |
pt_BR |
dc.subject |
Misturas asfálticas recicladas |
pt_BR |
dc.subject |
Material fresado |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias sustentáveis - asfalto |
pt_BR |
dc.subject |
Pavimentos asfálticos |
pt_BR |
dc.subject |
Reciclagem de pavimentos |
pt_BR |
dc.subject |
Desempenho mecânico - pavimentos |
pt_BR |
dc.subject |
Geotechnics |
pt_BR |
dc.subject |
Warm asphalt mixtures |
pt_BR |
dc.subject |
Recycled asphalt mixtures |
pt_BR |
dc.subject |
Milled material |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainable technologies - asphalt |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt pavements |
pt_BR |
dc.subject |
Pavement recycling |
pt_BR |
dc.subject |
Mechanical performance - flooring |
pt_BR |
dc.subject |
Mezclas asfálticas templadas |
|
dc.subject |
Mezclas asfálticas recicladas |
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dc.subject |
Material molido |
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dc.subject |
Tecnologías sostenibles - asfalto |
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dc.subject |
pavimentos de asfalto |
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dc.subject |
Reciclaje de pavimento |
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dc.subject |
Rendimiento mecánico - pavimento |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARVALHO, Jeovanesa Régis. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evaluation of different technologies of warm asphalt mixtures with the incorporation of high amounts of milled material. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evaluación de diferentes tecnologías de mezcla asfáltica
tibio con la incorporación de altas cantidades de material
molido. |
|
dc.identifier.citation |
CARVALHO, Jeovanesa Régis. Avaliação de diferentes tecnologias de misturas asfálticas mornas com a incorporação de elevadas quantidades de material fresado. 2022. 195f. (Tese de Doutorado), Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental , Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28732 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Tecnologías de mezcla asfáltica templada (MAM) y reciclaje de revestimientos
asfalto molido (RAP) han recibido mucha atención en los últimos años debido a su
beneficios económicos y ambientales. Los MAM se pueden mecanizar y compactar en
temperaturas más bajas que las temperaturas calientes tradicionales que proporcionan la reducción
consumo energético y emisiones de CO2. El uso de RAP, por otro lado, puede reemplazar un cierto
proporción de ligante asfáltico y agregados vírgenes necesarios para la construcción de nuevos
pavimentos asfálticos, lo que permite la disposición ambientalmente adecuada de RAP y la reducción
de los costos de producción. En la presente investigación, los efectos de agregar tres
tecnologías disponibles en el mercado para la fabricación de MAM (aceite de girasol, WarmGrip®
y zeolita natural) con diferentes porcentajes de material molido (30 y 70% RAP), como
manera de posibilitar el reciclaje de RAP a mayores tasas de participación en la mezcla final. Tú
ligandos de RAP y los nuevos ligandos modificados por los aditivos de MAMs fueron
caracterizados por su composición química y mediante ensayos reológicos. fue analizado
también el grado de activación del ligando RAP para la determinación de la cantidad mínima de
Ligante RAP que puede considerarse activo en la formulación de una nueva mezcla asfáltica
que contienen materiales molidos. Los aditivos se incorporaron a las mezclas asfálticas recicladas
y los efectos de esta adición sobre la resistencia a la tracción indirecta, el daño inducido por la humedad,
módulo de resiliencia, vida a la fatiga, resistencia a la deformación permanente y módulo
se evaluaron las dinámicas. Los resultados demostraron que no se deben diseñar mezclas
asfaltos reciclados con el supuesto de plena activación del ligante RAP. El aumento de contenido
de RAP aumentó la rigidez de las mezclas y en consecuencia proporcionó el crecimiento de la
resistencia a la deformación permanente. Sin embargo, el aceite de girasol y la zeolita natural
mostró propiedades rejuvenecedoras y actuó disminuyendo la rigidez de estas mezclas.
Las mezclas recicladas en caliente exhibieron un aumento en el número de ciclos hasta la falla en el
fatiga y mayor adherencia y cohesión, verificada a través del ensayo de daño por humedad inducida,
con énfasis en mezclas recicladas con ligantes modificados por WarmGrip. Por lo tanto,
Las mezclas recicladas en caliente permitieron la incorporación de mayores cantidades de
RAP en comparación con las mezclas asfálticas convencionales recicladas en caliente,
principalmente mezclas templadas recicladas con hasta un 30% de RAP. |
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