Dépôt DSpace/Manakin

A percepção dos gestores sobre a prática da gestão estratégica nas micro e pequenas empresas do ramo comercial de tecnologia da informação da cidade de Sousa - PB.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID PORDEUS, J. J. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8463665805654639 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Marcos Macri.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6161476125979644 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTI, Janeide Albuquerque.
dc.contributor.referee2 RODRIGUES, Marconi Araújo.
dc.description.resumo A gestão estratégia é uma ferramenta muito importante para uma empresa, pois ela auxilia no processo decisório, buscando resultados mais efetivos e competitivos no mercado atual, disponibilizando aos gestores elementos que os ajudam a mapear futuras direções que a empresa deve tomar. Com base nessas informações, este trabalho monográfico possui como tema a percepção dos gestores sobre a prática da gestão estratégica nas MPES do ramo comercial de tecnologia da informação da cidade de Sousa-PB, e objetiva investigar a utilização da gestão estratégica, na percepção dos gestores, nas MPEs da cidade de Sousa na Paraíba. A partir de consulta realizada junto à coletoria do estado, verificou-se que existem seis empresas formais cadastradas no CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Com o fim de obter informações junto aos gestores dessas empresas, foi aplicado um questionário respondido em uma escala do tipo Likert de cinco pontos a respeito da utilização da gestão estratégica nessas entidades. O tipo de pesquisa, quanto ao objeto, é descritiva, tendo em vista descrever características de determinada população por meio da coleta de dados, e exploratória, proporcionando maior finalidade com o problema estudado visando torná-las mais explícita. Relata-se sobre a gestão estratégica, mostrando sua importância no ramo empresarial, e sobre suas principais ferramentas, evidenciando quais desses elementos são empregadas pelo empresário em seu negócio. Com base nos estudos realizados foi possível constatar que a maioria das empresas utiliza a gestão estratégica, mas de uma forma parcial. Elas ainda não realizam uma análise do ambiente, etapa primordial para uma empresa, nem utilizam totalmente o planejamento estratégico por sentirem certa dificuldade para elaborá-la, dificultando a permanência delas no mercado. Para pesquisas futuras sugere-se investigação voltada para o planejamento estratégico nas MPEs de outros ramos de negócio, assim como nas médias e grandes empresas, realizando comparações entre os portes empresariais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Contábeis pt_BR
dc.subject.cnpq Contabilidade
dc.subject.cnpq
dc.title A percepção dos gestores sobre a prática da gestão estratégica nas micro e pequenas empresas do ramo comercial de tecnologia da informação da cidade de Sousa - PB. pt_BR
dc.date.issued 2011-11-30
dc.description.abstract The management strategy is a very important tool for a company because it helps indecisionmaking process, seeking more effective results and competitive in today's market, providing information that helps managers to map out future directions that the company should take. Based on this information, this monograph has as its theme the perception of managers on the practice of strategic management in the commercial arm of the MPEs information technology city of Sousa-PB, and aims to investigate the use of strategic management, as perceived by managers, the MPEs of the town of Sousa in Paraiba. From consultation with the state tax Office, it was found that there are six companies registered in formal CNPJ - National Register of Legal Entities. In order to obtain information from the managers of these companies, carried out using a questionnaire to be answered on a Likert scale of five points regarding the use of strategic management in these entities. The type of research as to the object, is descriptive, in order to describe characteristics of a given population through data collection, and exploratory, providing greater purpose for the problem studied in order to make them more explicit. We report on the strategic management, showing its importance in the entertainment industry, and their main tools, evidencing those elements which are employed by the entrepreneur in your business. Based on studies, we determined that most businesses use strategic management, but in a partial way. They do not perform an analysis of the environment, basic step for a company, not fully utilize the strategic planning because they feel a certain difficulty to work through it, making his stay in the market. To suggest future research investigation focused on strategic planning in the MPEs of other lines of business, as well as in médium and large companies, making comparisons between large and small business. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28775
dc.date.accessioned 2023-01-30T21:55:31Z
dc.date.available 2023-01-30
dc.date.available 2023-01-30T21:55:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Gestão estratégica pt_BR
dc.subject Empresas de tecnologia da informação - Sousa - PB pt_BR
dc.subject Sousa - PB - empresas de tecnologia da informação pt_BR
dc.subject Micro e pequenas empresas - tecnologia da informação pt_BR
dc.subject Planejamento estratégico pt_BR
dc.subject Perception study pt_BR
dc.subject Strategic management pt_BR
dc.subject Information technology companies - Sousa - PB pt_BR
dc.subject Sousa - PB - information technology companies pt_BR
dc.subject Micro and small companies - information technology pt_BR
dc.subject Strategic planning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PORDEUS, Jotta Jorge Moreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The perception of managers about the practice of strategic management in micro and small companies in the commercial branch of information technology in the city of Sousa - PB. pt_BR
dc.identifier.citation PORDEUS, Jotta Jorge Moreira. A percepção dos gestores sobre a prática da gestão estratégica nas micro e pequenas empresas do ramo comercial de tecnologia da informação da cidade de Sousa - PB. 2011. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28775 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte