dc.creator.ID |
CHAGAS JUNIOR, I. A. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5955649575870739 |
|
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Marisa Nóbrega. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, M. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Romero Ricardo Damião de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Alba Valéria Vieira da. |
|
dc.description.resumo |
O isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, impulsionou muitos professores a
repensar o ensino de piano e teclado, levando-os a adaptar o ambiente digital de aprendizagem
para aulas online. Nesse período, compartilhei gravações de aulas em diferentes níveis técnicos
no instrumento, motivo pelo qual elaborei esse trabalho, que tem como objetivo relatar esta
experiência realizada no período de junho de 2021 a fevereiro de 2022, na qual foram elaboradas
e disponibilizadas videoaulas e lives para alunos e alunas de piano e teclado. Para tanto,
adaptei um quarto da minha residência, transformando-o em Home Studio, com materiais de
baixo custo, como cano de pvc, possibilitando a gravação de videoaulas com uma boa qualidade
de edição. Ressalta-se o uso do WhatsApp e outros aplicativos de redes sociais para compartilhamento
das videoaulas e estudos específicos para aprendizado de piano e teclado. Como arcabouço
teórico deste trabalho, dialogamos com diversos autores, como: Câmara (2021), Ghon
(2013) Lobato (2018) Porto, Oliveira e Chagas (2017), Barros (2020), entre outros, que abordam
o uso da tecnologia na educação escolar e na educação musical. Para a coleta de dados
empíricos, foi realizado um questionário semiestruturado com 30 participantes do grupo do
WhatsApp. Como resultado, observa-se que as videoaulas e os estudos, disponibilizados nas
redes sociais, contribuíram de forma efetiva para o aprendizado de piano e teclado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Música |
pt_BR |
dc.title |
O uso da tecnologia para o ensino-aprendizagem de piano: um relato de experiência. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ILattes |
http://lattes.cnpq.br/9955034470296186 |
|
dc.date.issued |
2022-04-22 |
|
dc.description.abstract |
The social isolation caused by the Covid-19 pandemic has driven same teachers to rethink the
teaching of piano and keyboard, leading them to adapt the digital learning environment for
online classes. During this period, I shared recordings of classes at different technical levels on
the instrument, which is why I prepared this work, which aims to report this experience
conducted from June 2021 to February 2022, in which they were prepared and made available
video classes and lives for piano and keyboard students and students. For that, I adapted a room
in my house, transforming it into a Home Studio, with low-cost materials, such as PVC pipe,
allowing the recording of video lessons with good editing quality. We emphasize the use of
WhatsApp and other social network applications to share video lessons and specific studies for
piano and keyboard learning. For that, I adapted a room in my house, transforming it into a
Home Studio, with low-cost materials, such as PVC pipe, allowing the recording of video
lessons with good editing quality. We emphasize the use of WhatsApp and other social network
applications to share video lessons and specific studies for piano and keyboard learning. As a
theoretical framework of this work, we dialogue with sundry authors, such as: Câmara (2021),
Ghon (2013) Lobato (2018) Porto, Oliveira, and Chagas (2017), Barros (2020), among others,
which address the use of technology in school education and music education. For the collection
of empirical data, a semi-structured questionnaire was conducted with 30 participants of the
WhatsApp group. As a result, it is verified that the video lessons and studies, made available
on social networks, effectively contributed to the learning of piano and keyboard. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28777 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-31T17:48:35Z |
|
dc.date.available |
2023-01-31 |
|
dc.date.available |
2023-01-31T17:48:35Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de piano - tecnologia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de teclado |
pt_BR |
dc.subject |
Redes sociais e ensino de música |
pt_BR |
dc.subject |
Piano e teclado - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Videoaulas – ensino de música |
pt_BR |
dc.subject |
Whats app e ensino de música |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de música e tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Educação musical e tecnologia |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente virtual de aprendizagem – ensino de música |
pt_BR |
dc.subject |
Home studio materiais de baixo custo |
pt_BR |
dc.subject |
Piano teaching - technology |
pt_BR |
dc.subject |
Keyboard teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Social networks and music teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Piano and keyboard - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Video lessons – music teaching |
pt_BR |
dc.subject |
WhatsApp and music teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching music and technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Music education and technology |
pt_BR |
dc.subject |
Virtual environment of learning – teaching music |
pt_BR |
dc.subject |
Home studio materials low cost |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CHAGAS JUNIOR, Ivan Anizio das Chagas. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of technology for piano teaching and learning: an experience report. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CHAGAS JUNIOR, Ivan Anizio das. O uso da tecnologia para o ensino-aprendizagem de piano: um relato de experiência. 2022. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28777 |
pt_BR |