DSpace/Manakin Repository

O uso da tecnologia para o ensino-aprendizagem de piano: um relato de experiência.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CHAGAS JUNIOR, I. A. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5955649575870739
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Marisa Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, M. N. pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Romero Ricardo Damião de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Alba Valéria Vieira da.
dc.description.resumo O isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, impulsionou muitos professores a repensar o ensino de piano e teclado, levando-os a adaptar o ambiente digital de aprendizagem para aulas online. Nesse período, compartilhei gravações de aulas em diferentes níveis técnicos no instrumento, motivo pelo qual elaborei esse trabalho, que tem como objetivo relatar esta experiência realizada no período de junho de 2021 a fevereiro de 2022, na qual foram elaboradas e disponibilizadas videoaulas e lives para alunos e alunas de piano e teclado. Para tanto, adaptei um quarto da minha residência, transformando-o em Home Studio, com materiais de baixo custo, como cano de pvc, possibilitando a gravação de videoaulas com uma boa qualidade de edição. Ressalta-se o uso do WhatsApp e outros aplicativos de redes sociais para compartilhamento das videoaulas e estudos específicos para aprendizado de piano e teclado. Como arcabouço teórico deste trabalho, dialogamos com diversos autores, como: Câmara (2021), Ghon (2013) Lobato (2018) Porto, Oliveira e Chagas (2017), Barros (2020), entre outros, que abordam o uso da tecnologia na educação escolar e na educação musical. Para a coleta de dados empíricos, foi realizado um questionário semiestruturado com 30 participantes do grupo do WhatsApp. Como resultado, observa-se que as videoaulas e os estudos, disponibilizados nas redes sociais, contribuíram de forma efetiva para o aprendizado de piano e teclado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Música pt_BR
dc.title O uso da tecnologia para o ensino-aprendizagem de piano: um relato de experiência. pt_BR
dc.contributor.advisor1ILattes http://lattes.cnpq.br/9955034470296186
dc.date.issued 2022-04-22
dc.description.abstract The social isolation caused by the Covid-19 pandemic has driven same teachers to rethink the teaching of piano and keyboard, leading them to adapt the digital learning environment for online classes. During this period, I shared recordings of classes at different technical levels on the instrument, which is why I prepared this work, which aims to report this experience conducted from June 2021 to February 2022, in which they were prepared and made available video classes and lives for piano and keyboard students and students. For that, I adapted a room in my house, transforming it into a Home Studio, with low-cost materials, such as PVC pipe, allowing the recording of video lessons with good editing quality. We emphasize the use of WhatsApp and other social network applications to share video lessons and specific studies for piano and keyboard learning. For that, I adapted a room in my house, transforming it into a Home Studio, with low-cost materials, such as PVC pipe, allowing the recording of video lessons with good editing quality. We emphasize the use of WhatsApp and other social network applications to share video lessons and specific studies for piano and keyboard learning. As a theoretical framework of this work, we dialogue with sundry authors, such as: Câmara (2021), Ghon (2013) Lobato (2018) Porto, Oliveira, and Chagas (2017), Barros (2020), among others, which address the use of technology in school education and music education. For the collection of empirical data, a semi-structured questionnaire was conducted with 30 participants of the WhatsApp group. As a result, it is verified that the video lessons and studies, made available on social networks, effectively contributed to the learning of piano and keyboard. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28777
dc.date.accessioned 2023-01-31T17:48:35Z
dc.date.available 2023-01-31
dc.date.available 2023-01-31T17:48:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de piano - tecnologia pt_BR
dc.subject Ensino de teclado pt_BR
dc.subject Redes sociais e ensino de música pt_BR
dc.subject Piano e teclado - ensino pt_BR
dc.subject Videoaulas – ensino de música pt_BR
dc.subject Whats app e ensino de música pt_BR
dc.subject Ensino de música e tecnologias pt_BR
dc.subject Educação musical e tecnologia pt_BR
dc.subject Ambiente virtual de aprendizagem – ensino de música pt_BR
dc.subject Home studio materiais de baixo custo pt_BR
dc.subject Piano teaching - technology pt_BR
dc.subject Keyboard teaching pt_BR
dc.subject Social networks and music teaching pt_BR
dc.subject Piano and keyboard - teaching pt_BR
dc.subject Video lessons – music teaching pt_BR
dc.subject WhatsApp and music teaching pt_BR
dc.subject Teaching music and technologies pt_BR
dc.subject Music education and technology pt_BR
dc.subject Virtual environment of learning – teaching music pt_BR
dc.subject Home studio materials low cost pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CHAGAS JUNIOR, Ivan Anizio das Chagas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of technology for piano teaching and learning: an experience report. pt_BR
dc.identifier.citation CHAGAS JUNIOR, Ivan Anizio das. O uso da tecnologia para o ensino-aprendizagem de piano: um relato de experiência. 2022. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28777 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta