dc.creator.ID |
FARIAS, D. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5668940939734528 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Maria do Socorro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
ttp://lattes.cnpq.br/6964593101151807 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BATISTA, Maria do Socorro Xavier. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BATISTA, M. S. X. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6786292528944682 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
TORRES, Denise Xavier. |
|
dc.contributor.referee2ID |
TORRES, D. X. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.contributor.referee3ID |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 |
pt_BR |
dc.contributor.referee4 |
BATISTA, Simone Vieira. |
|
dc.contributor.referee4ID |
BATISTA, S. V. |
pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7040010139326138 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa “História, Política e Gestão Educacionais” do
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal de Campina
Grande (UFCG) e ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, Formação de
Professores e Prática Pedagógica (NUPEFORP). O objeto desta pesquisa é a luta contra o
fechamento das escolas no campo na Paraíba como expressão da resistência pelo direito à
educação. O fechamento de escolas no campo brasileiro apresenta-se como uma problemática
contemporânea, que tem mobilizado diferentes setores da sociedade civil, como movimentos
sociais camponeses, fóruns e redes de entidades, os quais atuam com educação nas populações
camponesas, universidades e pastorais sociais. Nosso objetivo geral foi o de compreender como
os sujeitos coletivos se organizaram, e quais ações efetivaram para resistir ao fechamento de
escolas no campo no estado da Paraíba. Especificamente, tivemos como objetivos: a)
caracterizar como o Movimento da Educação do Campo organiza-se no Brasil e a sua luta
contra o fechamento de escolas; b) Identificar quais os sujeitos coletivos protagonizaram a luta
contra o fechamento de escolas nos territórios paraibanos e suas principais ações e estratégias
na defesa do direito à educação; c) Identificar, na visão das organizações envolvidas, os
avanços, as contradições e os desafios na luta contra o fechamento de escolas e na defesa do
direito à educação. A pesquisa é de natureza explicativa, conforme posto por Gil (2008), com
uma abordagem baseada no materialismo histórico-dialético (NETTO, 2011; FRIGOTTO,
2001). As categorias analíticas que fundamentaram teoricamente a pesquisa fora: Movimento
da Educação do Campo, referenciada em Caldart (2000a, 2008b) Medeiros (2021), Rocha
(2013) e Silva (2009, 2018); Movimentos sociais camponeses, referenciada em Fernandes
(2005), Gohn (2008) e Martins (2010); Rede de movimentos sociais, referenciada em Scherer-
Warren (2008), Fechamento de escolas, referenciada em Hage (2014). A triangulação das
informações provenientes do estudo exploratório, da análise documental e da pesquisa de
campo possibilitaram a descrição, análise e interpretação dos dados. Para tal, adotamos a
análise de conteúdo conforme posta por Bardin (2011). Neste trabalho, buscamos responder
estas questões, postas pela nossa investigação: Como se organiza o Movimento da Educação
do Campo no Brasil e na Paraíba? Quais as principais ações desse Movimento na defesa da
política educacional para as populações camponesas? Quais os sujeitos coletivos envolvidos
na luta contra o fechamento das escolas no campo no território paraibano? Quais ações de
resistência foram desenvolvidas contra o fechamento das escolas na Paraíba? Quais as
principais características, avanços e contradições da política da educação do campo na
percepção dos sujeitos envolvidos nessas lutas? Os resultados evidenciaram: a importância dos
movimentos sociais camponeses para a afirmação da escolarização como direito dos povos do
campo; a diversidade de sujeitos políticos coletivos envolvidos na luta contra o fechamento de
escolas no estado, os quais, a partir de diferentes ações e estratégias, colocam na pauta política
o direito à educação das populações camponesas e a importância da escola para a vida da
comunidade, para o fortalecimento do pertencimento dos sujeitos à classe trabalhadora do
campo; e que as conquistas do Marco Normativo para a Educação do Campo precisam ser
efetivadas pelos estados e municípios. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
O papel dos movimentos sociais pela efetivação do direito à educação do e no campo na Paraíba: resistências e proposições no período de 2010-2020. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-10-06 |
|
dc.description.abstract |
This research is linked to the line of research “History of Education, Management and Public
Policies” from the postgraduate program in Education (PPGED) of Federal University of
Campina Grande (UFCG) and to the Center for Studies and Research in Rural Education
(Nupeforp). The subject of this research is the fight against the closure of rural schools in
Paraíba as an expression of the resistance for the right to have education. The closure of rural
schools in Brazil shows itself as a contemporary problem that has mobilized different areas of
the civil society, such as social peasant movements, forums and organizations, which act with
education among the peasant population, universities and social pastorals. Our main goal was
to comprehend how the collectivity has been organized itself and what actions were chosen by
it to put the resistance against the rural school closure in practice in the state of Paraíba. As
specific goals, we have: a) to characterize how the Rural Education Movement organizes itself
and what actions it plans to fight against the closure of schools; b) to identify who starred in
the mentioned fight and what are their main actions and strategies in the defense of the right to
education; c) To identify, in the point of view of involved organization, the advances,
contradictions and challenges in the fight against the closure of schools and in the right to have
education. The research has been classified as an explanation study, according to Gil (2007),
with an approach based on historical-dialectical materialism (NETTO, 2011; FRIGOTTO,
2001). The analytic categories that theoretically supported the research were: Rural Education
Movement, based on Caldart (2000a, 2008b), Medeiros (2020), Rocha (2013) and Silva (2009,
2018); Social Peasant Movement, based on Fernandes (2005), Gohn (2008) and Martins
(2010); Network of Social Movements, based on Sherren (2008); and Closure of Schools, based
on Hage (2014). The triangulation of the information produced by the explanation study, by
the documental analysis and by the field research enabled the description, analysis and
interpretation of the survey data. For this, we chose the analysis of the content, proposed by
Bardin (2011). In this study, we aimed at responding to the following questions: how the Rural
Education Movement organizes itself in Brazil and in Paraíba? What are the main actions of
this movement in the defense of the educational policies for the peasant population? What are
the ones involved in the fight against the closure of rural schools in the territory of Paraíba?
What actions of resistance against those closures were developed by them? What are the main
features, advances and contradictions of rural education in the perception of the group involved
with this fighting? The results showed: the importance of the peasant social movements for the
statement of schooling as a right of peasant population; the diversity of the collective political
people involved with the fight against the closure of schools in the state of Paraíba, which,
from different actions and strategies, put on the political discussion the right to education of
the peasant population and the importance of the school for the life of the community, for the
empowerment of the sense of belonging of the rural working class; and that the achievements
of the Normative Framework must be put in practice by the states and municipalities. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28798 |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-02T13:37:16Z |
|
dc.date.available |
2023-02-02 |
|
dc.date.available |
2023-02-02T13:37:16Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Movimentos sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Fechamento de escolas no campo |
pt_BR |
dc.subject |
Direito à educação |
pt_BR |
dc.subject |
Movimentos sociais do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Movimento da educação do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Social movements |
pt_BR |
dc.subject |
School closures in the countryside |
pt_BR |
dc.subject |
Right to education |
pt_BR |
dc.subject |
Social movements from Camp |
pt_BR |
dc.subject |
Rural education movement |
pt_BR |
dc.subject |
Movimientos sociales |
pt_BR |
dc.subject |
Cierre de escuelas en el campo |
pt_BR |
dc.subject |
Derecho a la educación |
pt_BR |
dc.subject |
Movimientos sociales del campamento |
pt_BR |
dc.subject |
Movimiento de educación rural |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FARIAS, Danilo de Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The role of social movements for the realization of the right to education of and in the countryside in Paraíba: resistance and propositions in the period 2010-2020. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
El papel de los movimientos sociales para la realización del derecho a la educación de y en el campo en Paraíba: resistencias y proposiciones en el período 2010-2020. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FARIAS, Danilo de Souza. O papel dos movimentos sociais pela efetivação do direito à educação do e no campo na Paraíba: resistências e proposições no período de 2010-2020. 2022. 135 fl. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28798 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo está vinculado a la línea de investigación “Historia, Política y Gestión Educativa” de la
Programa de Posgrado en Educación (PPGEd) de la Universidad Federal de Campina
Grande (UFCG) y el Núcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Rural, Formación de
Docentes y Práctica Pedagógica (NUPEFORP). El objeto de esta investigación es la lucha contra
cierre de escuelas rurales en Paraíba como expresión de resistencia por el derecho a
educación. El cierre de escuelas en el interior brasileño es un problema
sociedad contemporánea, que ha movilizado a diferentes sectores de la sociedad civil, como
grupos sociales campesinos, foros y redes de entidades, que trabajan con la educación en las poblaciones
mujeres campesinas, universidades y pastorales sociales. Nuestro objetivo general era entender cómo
se organizaron los sujetos colectivos y qué acciones realizaron para resistir el cierre de
escuelas rurales en el estado de Paraíba. Específicamente, nos propusimos: a)
caracterizar cómo está organizado el Movimento da Educação do Campo en Brasil y su lucha
contra el cierre de escuelas; b) Identificar qué sujetos colectivos fueron protagonistas de la lucha
contra el cierre de escuelas en los territorios de Paraíba y sus principales acciones y estrategias
en defensa del derecho a la educación; c) Identificar, a juicio de las organizaciones involucradas, las
avances, contradicciones y desafíos en la lucha contra el cierre de escuelas y en defensa de
Derecho a la educación. La investigación es de carácter explicativo, como afirma Gil (2008), con
un enfoque basado en el materialismo histórico-dialéctico (NETTO, 2011; FRIGOTTO,
2001). Las categorías analíticas que fundamentaron teóricamente la investigación fuera: Movimiento
de Educación Rural, referenciado en Caldart (2000a, 2008b) Medeiros (2021), Rocha
(2013) y Silva (2009, 2018); Movimientos sociales campesinos, referenciados en Fernandes
(2005), Gohn (2008) y Martins (2010); Red de movimientos sociales, referenciada en Scherer-
Warren (2008), Cierre de escuelas, mencionado en Hage (2014). La triangulación de
información del estudio exploratorio, análisis de documentos e investigación de
campo permitió la descripción, análisis e interpretación de los datos. A tal fin, adoptamos la
análisis de contenido propuesto por Bardin (2011). En este trabajo buscamos responder
estas preguntas, planteadas por nuestra investigación: ¿Cómo se organiza el Movimiento Educativo?
hacer Campo en Brasil y Paraíba? ¿Cuáles son las principales acciones de este Movimiento en defensa de
política educativa para las poblaciones campesinas? Qué sujetos colectivos están involucrados
en la lucha contra el cierre de escuelas rurales en Paraíba? ¿Qué acciones de
resistencia se desarrollaron contra el cierre de las escuelas en Paraíba? Cual
principales rasgos, avances y contradicciones de la política educativa rural en
percepción de los sujetos involucrados en estas luchas? Los resultados mostraron: la importancia de
movimientos sociales campesinos por la afirmación de la escolarización como un derecho de los pueblos de la
campo; la diversidad de sujetos políticos colectivos involucrados en la lucha contra el cierre de
escuelas del estado, que a partir de diferentes acciones y estrategias, ponen en la agenda política
el derecho a la educación de las poblaciones campesinas y la importancia de la escuela para la vida de los
comunidad, para el fortalecimiento de la pertenencia de los súbditos a la clase obrera de la
campo; y que los logros del Marco Normativo para la Educación Rural deben ser
realizadas por estados y municipios. |
pt_BR |