DSpace/Manakin Repository

Uma experiência com a metodologia lesson study: o caso do jogo Criminal Math.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, E. J. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0490961223440754 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
dc.contributor.advisor1ID MACEDO SILVA, A. D. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SILVA, ALUSKA D R M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 pt_BR
dc.contributor.referee1 NEVES, Regina da Silva Pina.
dc.contributor.referee1ID PINA NEVES, R. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5874654544324539 pt_BR
dc.contributor.referee2 FREITAS, Tiêgo dos Santos.
dc.contributor.referee2ID FREITAS, T. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5172901212568467 pt_BR
dc.description.resumo Este artigo apresenta uma experiência com a metodologia Lesson Study (LS) durante a vivência no Programa de Residência Pedagógica de Matemática, o qual faz parte da formação inicial de professores. A LS segue algumas etapas para sua realização, como o planejamento da aula, a execução e a reflexão posterior. Tivemos como objetivo analisar as reflexões da aplicação do Jogo Criminal Math: um crime nas pirâmides, com uma turma de 1o ano do ensino médio, através da LS. Além disso, a metodologia de pesquisa utilizada foi de natureza qualitativa. Os resultados apontam alguns pontos do planejamento que não conseguiram ser implementados, como a questão do tempo e dificuldades dos alunos que não foram antecipadas. Contudo, o objetivo da aula foi alcançado, pois compreenderam o conteúdo do Teorema de Tales. Com as reflexões, concluiu-se que o jogo contribuiu para compreensão do tópico trabalhado e a aula foi divertida, porém deve haver modificações para futuras aplicações. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Uma experiência com a metodologia lesson study: o caso do jogo Criminal Math. pt_BR
dc.date.issued 2022-12-14
dc.description.abstract This article presents an experience with the Lesson Study (LS) methodology during the experience in the Mathematics Pedagogical Residency Program, which is part of the initial teacher training. LS follows some steps for its realization, such as lesson planning, execution and subsequent reflection. We aimed to analyze the reflections of the application of the Criminal Math Game: a crime in the pyramids, with a 1st year high school class, through LS. Furthermore, the research methodology used was of a qualitative nature. The results point to some points of the planning that could not be implemented, such as the issue of time and difficulties of the students that were not anticipated. However, the objective of the class was achieved, as they understood the content of the Thales Theorem. With the reflections it was concluded that the game contributed to understanding and the class was fun, but there must be modifications for future applications. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28820
dc.date.accessioned 2023-02-08T14:32:33Z
dc.date.available 2023-02-08
dc.date.available 2023-02-08T14:32:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Matemática - formação de professores pt_BR
dc.subject Teorema de Tales pt_BR
dc.subject Programa Residência Pedagógica - matemática pt_BR
dc.subject Aula - planejamento - matemática pt_BR
dc.subject Lesson study - metodologia pt_BR
dc.subject Jogo criminal Math - aula - matemática pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Mathematics - teacher training pt_BR
dc.subject Thales Theorem pt_BR
dc.subject Pedagogical Residency Program - Mathematics pt_BR
dc.subject Classroom - planning - mathematics pt_BR
dc.subject Lesson study - methodology pt_BR
dc.subject Criminal game Math - class - math pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.subject Matemáticas - formación del profesorado pt_BR
dc.subject Aula - planificación - matemáticas pt_BR
dc.subject Estudio de la lección - metodología pt_BR
dc.subject Juego criminal matemáticas - clase - matemáticas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Emilly Joyce Alcântara da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An experience with the lesson study methodology: the case of the game Criminal Math. pt_BR
dc.title.alternative Una experiencia con la metodología de estudio de lecciones: el caso del juego matemáticas criminales. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Emilly Joyce Alcântara da. Uma experiência com a metodologia lesson study: o caso do jogo Criminal Math. 2022. 23 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. pt_BR
dc.description.resumen Este artículo presenta una experiencia con la metodología Lesson Study (LS) durante la experiencia en el Programa de Residencia Pedagógica de Matemáticas, el que forma parte de la formación inicial del profesorado. LS sigue algunos pasos para su realización, como la planificación de la lección, la ejecución y la reflexión posterior. Nuestro objetivo fue analizar las reflexiones de la aplicación del Juego Matemático Criminal: una delincuencia en las piramides, con una clase de 1° de bachillerato, a traves de LS. Además Además, la metodología de investigación utilizada fue de carácter cualitativo. Los resultados señalar algunos puntos de la planificación que no se pudieron implementar, como el tema del tiempo y las dificultades de los estudiantes que no fueron previstas. Sin embargo, se logró el objetivo de la clase, ya que entendieron el contenido de la teorema de Tales. Con las reflexiones se concluyó que el juego contribuyó a comprensión del tema trabajado y la clase fue divertida, pero debe haber modificaciones para futuras aplicaciones. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta