dc.creator.ID |
SILVA, E. J. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0490961223440754 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MACEDO SILVA, A. D. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, ALUSKA D R M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NEVES, Regina da Silva Pina. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PINA NEVES, R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5874654544324539 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FREITAS, Tiêgo dos Santos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FREITAS, T. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5172901212568467 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este artigo apresenta uma experiência com a metodologia Lesson Study
(LS) durante a vivência no Programa de Residência Pedagógica de Matemática, o
qual faz parte da formação inicial de professores. A LS segue algumas etapas para
sua realização, como o planejamento da aula, a execução e a reflexão posterior.
Tivemos como objetivo analisar as reflexões da aplicação do Jogo Criminal Math: um
crime nas pirâmides, com uma turma de 1o ano do ensino médio, através da LS. Além
disso, a metodologia de pesquisa utilizada foi de natureza qualitativa. Os resultados
apontam alguns pontos do planejamento que não conseguiram ser implementados,
como a questão do tempo e dificuldades dos alunos que não foram antecipadas.
Contudo, o objetivo da aula foi alcançado, pois compreenderam o conteúdo do
Teorema de Tales. Com as reflexões, concluiu-se que o jogo contribuiu para
compreensão do tópico trabalhado e a aula foi divertida, porém deve haver
modificações para futuras aplicações. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Uma experiência com a metodologia lesson study: o caso do jogo Criminal Math. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-12-14 |
|
dc.description.abstract |
This article presents an experience with the Lesson Study (LS) methodology
during the experience in the Mathematics Pedagogical Residency Program, which is
part of the initial teacher training. LS follows some steps for its realization, such as
lesson planning, execution and subsequent reflection. We aimed to analyze the
reflections of the application of the Criminal Math Game: a crime in the pyramids, with
a 1st year high school class, through LS. Furthermore, the research methodology used
was of a qualitative nature. The results point to some points of the planning that could
not be implemented, such as the issue of time and difficulties of the students that were
not anticipated. However, the objective of the class was achieved, as they understood
the content of the Thales Theorem. With the reflections it was concluded that the game
contributed to understanding and the class was fun, but there must be modifications
for future applications. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28820 |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-08T14:32:33Z |
|
dc.date.available |
2023-02-08 |
|
dc.date.available |
2023-02-08T14:32:33Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Teorema de Tales |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Residência Pedagógica - matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Aula - planejamento - matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Lesson study - metodologia |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo criminal Math - aula - matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Thales Theorem |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical Residency Program - Mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Classroom - planning - mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Lesson study - methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Criminal game Math - class - math |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas - formación del profesorado |
pt_BR |
dc.subject |
Aula - planificación - matemáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Estudio de la lección - metodología |
pt_BR |
dc.subject |
Juego criminal matemáticas - clase - matemáticas |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Emilly Joyce Alcântara da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An experience with the lesson study methodology: the case of the game Criminal Math. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Una experiencia con la metodología de estudio de lecciones: el caso del juego matemáticas criminales. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Emilly Joyce Alcântara da. Uma experiência com a metodologia lesson study: o caso do jogo
Criminal Math. 2022. 23 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28820 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este artículo presenta una experiencia con la metodología Lesson Study
(LS) durante la experiencia en el Programa de Residencia Pedagógica de Matemáticas, el
que forma parte de la formación inicial del profesorado. LS sigue algunos pasos para
su realización, como la planificación de la lección, la ejecución y la reflexión posterior.
Nuestro objetivo fue analizar las reflexiones de la aplicación del Juego Matemático Criminal: una
delincuencia en las piramides, con una clase de 1° de bachillerato, a traves de LS. Además
Además, la metodología de investigación utilizada fue de carácter cualitativo. Los resultados
señalar algunos puntos de la planificación que no se pudieron implementar,
como el tema del tiempo y las dificultades de los estudiantes que no fueron previstas.
Sin embargo, se logró el objetivo de la clase, ya que entendieron el contenido de la
teorema de Tales. Con las reflexiones se concluyó que el juego contribuyó a
comprensión del tema trabajado y la clase fue divertida, pero debe haber
modificaciones para futuras aplicaciones. |
pt_BR |