DSpace/Manakin Repository

A nova gestão pública e as redes de influências na política educacional: uma análise da rede municipal de ensino de Campina Grande - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MORAIS, S. C. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4156557068933260 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Luciana Leandro da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, L. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SILVA, LUCIANA LEANDRO DA. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID DA SILVA, LUCIANA. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6417395216828103 pt_BR
dc.contributor.referee1 HYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira.
dc.contributor.referee1ID HYPOLITO, Álvaro Moreira. pt_BR
dc.contributor.referee1ID Hypólito, Álvaro Moreira. pt_BR
dc.contributor.referee1ID Hypolito ÁM. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7674934224612535 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Andréia Ferreira da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, A. F. pt_BR
dc.contributor.referee2ID SILVA, ANDRÉIA FERREIRA DA. pt_BR
dc.contributor.referee2ID DA SILVA, ANDRÉIA FERREIRA. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7044283534835116 pt_BR
dc.contributor.referee3 MEDEIROS, Carlos Augusto de.
dc.contributor.referee3ID MEDEIROS, C. A. pt_BR
dc.contributor.referee3ID AUGUSTO DE MEDEIROS, CARLOS. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/3616129907538617 pt_BR
dc.description.resumo Esta dissertação apresenta uma pesquisa voltada ao estudo sobre “A Nova Gestão Pública e as Redes de Influência na Política Educacional: Uma Análise da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande - PB” desenvolvida no Mestrado Acadêmico em Educação, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa História, Política e Gestão Educacionais, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Considerando o caráter gerencialista presente nas políticas educacionais da Rede Municipal, bem como, a crescente influência e atuação de instituições privadas participando dessas políticas, esta pesquisa se orientou pelo objetivo geral de identificar e analisar redes de influência em atuação na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande e as suas implicações nas políticas educacionais do município. Nessa perspectiva, buscou-se compreender como isso reforça a racionalidade neoliberal e a lógica gerencialista, na gestão educacional do município. O recorte temporal da pesquisa considera o ano de 2015, ano em que foi aprovado o Plano Municipal de Educação (PME), pela Lei Municipal nº 6.050, de 22 de junho de 2015, o que suscitou uma série de ações consequentes para o cumprimento das metas e estratégias estabelecidas, especialmente aquelas que tratam de melhorias de indicadores de resultados educacionais. A abordagem metodológica foi baseada na análise de rede e na etnografia de redes, utilizando a internet como campo para coleta de dados. A pesquisa fundamenta-se em uma leitura dialética dos conceitos gramscianos de hegemonia, sociedade civil e intelectuais orgânicos. Foi utilizada pesquisa bibliográfica e também documental como caminho metodológico para a coleta e análise de dados que permitiram responder à questão central desta dissertação. A partir desta pesquisa, foi possível identificar que (1) a Rede Municipal de Ensino de Campina Grande vem desenvolvendo sua política educacional em torno de parcerias e de acordos de cooperação, dentre outras terminologias, com organizações privadas e outras que operam na educação brasileira e que influenciam políticas e práticas educacionais; e que (2) essas formas de governança em educação representam o aprofundamento de práticas e também novas iniciativas que reforçam a racionalidade neoliberal e a lógica gerencial. Nesse contexto, destaca-se a atuação da Fundação Lemann, por meio do Instituto Gesto e do Programa Formar, que, mediante o trabalho em rede, participam e influenciam na formulação e implementação das políticas educacionais no município, mobilizando atores privados parceiros como estratégia de fortalecimento e ampliação da política gerencialista. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Política Educacional pt_BR
dc.title A nova gestão pública e as redes de influências na política educacional: uma análise da rede municipal de ensino de Campina Grande - PB. pt_BR
dc.date.issued 2022-11-24
dc.description.abstract This dissertation presents a research focused on the study of “The New Public Management and the Networks of Influence in Educational Policy: An Analysis of the Municipal Education Network of Campina Grande - PB” developed in the Academic Master in Education, through the Postgraduate Program in Education, in the research line Educational History, Politics and Management, from the Federal University of Campina Grande – UFCG. Considering the managerial character present in the educational policies of the Municipal Network, as well as the growing influence and performance of private institutions participating in these policies, this research was guided by the general objective of identifying and analyzing networks of influence in operation in the Municipal Education Network of Campina Grande and its implications in the educational policies of the municipality. From this perspective, we sought to understand how this reinforces neoliberal rationality and managerial logic in the educational management of the municipality. The time frame of the research considers the year 2015, the year in which the Municipal Education Plan (PME) was approved, by Municipal Law No. established goals and strategies, especially those dealing with improvements in educational outcome indicators. The methodological approach was based on network analysis and network ethnography, using the internet as a field for data collection. The research is based on a dialectical reading of Gramsci's concepts of hegemony, civil society and organic intellectuals. Bibliographical and documentary research was used as a methodological path for the collection and analysis of data that allowed answering the central question of this dissertation. From this research, it was possible to identify that (1) the Municipal Teaching Network of Campina Grande has been developing its educational policy around partnerships and cooperation agreements, among other terminologies, with private organizations and others that operate in Brazilian education and that influence educational policies and practices; and that (2) these forms of governance in education represent the deepening of practices and also new initiatives that reinforce neoliberal rationality and managerial logic. In this context, the work of the Lemann Foundation stands out, through the Gesto Institute and the Formar Program, which, through networking, participate and influence the formulation and implementation of educational policies in the municipality, mobilizing private partner actors as a strategy of strengthening and expansion of the managerial policy. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28824
dc.date.accessioned 2023-02-13T14:02:02Z
dc.date.available 2022-02-13
dc.date.available 2023-02-13T14:02:02Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Politica educacional pt_BR
dc.subject Nova gestão pública pt_BR
dc.subject Redes de influência pt_BR
dc.subject Fundação Lemann pt_BR
dc.subject Politicas publicas educacionais pt_BR
dc.subject Educational politics pt_BR
dc.subject New public management pt_BR
dc.subject Lemann Foundation pt_BR
dc.subject Influence networks pt_BR
dc.subject Educational public policies pt_BR
dc.subject Política educativa pt_BR
dc.subject Nueva administración pública pt_BR
dc.subject Fundación Lemann pt_BR
dc.subject Políticas públicas educativas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MORAIS, Silvana Cavalcanti Leal.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The new public management and the networks of influences in educational policy: an analysis of the municipal education network in Campina Grande - PB. pt_BR
dc.title.alternative La nueva gestión pública y las redes de influencias en la política educativa: un análisis de la red municipal de educación en Campina Grande - PB. pt_BR
dc.identifier.citation MORAIS, Silvana Leandro da. A nova gestão pública e as redes de influência na política educacional: uma análise da rede municipal de ensino de Campina Grande - PB. 2022. 157 fl. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28824 pt_BR
dc.description.resumen Esta tesis presenta una investigación centrada en el estudio de “La Nueva Gestión Pública y la Redes de Influencia en la Política Educativa: Un Análisis de la Red Municipal de Educación de Campina Grande - PB” desarrollado en la Maestría Académica en Educación, a través de la Programa de Posgrado en Educación, en la línea de investigación Historia, Política y Gestión Educación, de la Universidad Federal de Campina Grande – UFCG. teniendo en cuenta el carácter gerencialismo presente en las políticas educativas de la Red Municipal, así como la creciente influencia y desempeño de las instituciones privadas que participan en estas políticas, esta investigación guiada por el objetivo general de identificar y analizar las redes de influencia que operan en la Red Educación Municipal de Campina Grande y sus implicaciones en las políticas educativas de la Condado. Desde esta perspectiva, buscamos comprender cómo esto refuerza la racionalidad lógica neoliberal y empresarial, en la gestión educativa del municipio. El marco de tiempo de la investigación considera el año 2015, año en que se aprobó el Plan Municipal de Educación (PME), por la Ley Municipal N° 6.050, del 22 de junio de 2015, que dio origen a una serie de acciones consecuentes para el cumplimiento de las metas y estrategias establecidas, especialmente aquellos que se ocupan de las mejoras en los indicadores de resultados educativos. el enfoque metodología se basó en el análisis de redes y la etnografía de redes, utilizando internet como campo de recogida de datos. La investigación parte de una lectura dialéctica de la Conceptos gramscianos de hegemonía, sociedad civil e intelectuales orgánicos. Fue utilizado investigación bibliográfica y documental como camino metodológico para la recopilación y análisis de datos que permitió dar respuesta a la pregunta central de esta disertación. De esto investigación, fue posible identificar que (1) la Red Municipal de Educación de Campina Grande viene desarrollando su política educativa en torno a las asociaciones y cooperación, entre otras terminologías, con organizaciones privadas y otras que operan en el la educación brasileña y que influyen en las políticas y prácticas educativas; y que (2) estas formas de la gobernabilidad en la educación representan la profundización de prácticas y también nuevas iniciativas que refuercen la racionalidad neoliberal y la lógica empresarial. En ese contexto, destaca la labor de la Fundación Lemann, a través del Instituto Gesto y el Programa Formar, quienes, a través del trabajo en red, participan e inciden en la formulación y implementación de políticas educativas en el municipio, movilizando actores privados socios como estrategia para fortalecer y ampliar la política empresarial. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta