dc.creator.ID |
MORAIS, S. C. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4156557068933260 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Luciana Leandro da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, L. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, LUCIANA LEANDRO DA. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
DA SILVA, LUCIANA. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6417395216828103 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
HYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
HYPOLITO, Álvaro Moreira. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Hypólito, Álvaro Moreira. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Hypolito ÁM. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7674934224612535 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Andréia Ferreira da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, A. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, ANDRÉIA FERREIRA DA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
DA SILVA, ANDRÉIA FERREIRA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7044283534835116 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
MEDEIROS, Carlos Augusto de. |
|
dc.contributor.referee3ID |
MEDEIROS, C. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3ID |
AUGUSTO DE MEDEIROS, CARLOS. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3616129907538617 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta dissertação apresenta uma pesquisa voltada ao estudo sobre “A Nova Gestão Pública e as
Redes de Influência na Política Educacional: Uma Análise da Rede Municipal de Ensino de
Campina Grande - PB” desenvolvida no Mestrado Acadêmico em Educação, por meio do
Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa História, Política e Gestão
Educacionais, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Considerando o caráter
gerencialista presente nas políticas educacionais da Rede Municipal, bem como, a crescente
influência e atuação de instituições privadas participando dessas políticas, esta pesquisa se
orientou pelo objetivo geral de identificar e analisar redes de influência em atuação na Rede
Municipal de Ensino de Campina Grande e as suas implicações nas políticas educacionais do
município. Nessa perspectiva, buscou-se compreender como isso reforça a racionalidade
neoliberal e a lógica gerencialista, na gestão educacional do município. O recorte temporal da
pesquisa considera o ano de 2015, ano em que foi aprovado o Plano Municipal de Educação
(PME), pela Lei Municipal nº 6.050, de 22 de junho de 2015, o que suscitou uma série de
ações consequentes para o cumprimento das metas e estratégias estabelecidas, especialmente
aquelas que tratam de melhorias de indicadores de resultados educacionais. A abordagem
metodológica foi baseada na análise de rede e na etnografia de redes, utilizando a internet
como campo para coleta de dados. A pesquisa fundamenta-se em uma leitura dialética dos
conceitos gramscianos de hegemonia, sociedade civil e intelectuais orgânicos. Foi utilizada
pesquisa bibliográfica e também documental como caminho metodológico para a coleta e
análise de dados que permitiram responder à questão central desta dissertação. A partir desta
pesquisa, foi possível identificar que (1) a Rede Municipal de Ensino de Campina Grande
vem desenvolvendo sua política educacional em torno de parcerias e de acordos de
cooperação, dentre outras terminologias, com organizações privadas e outras que operam na
educação brasileira e que influenciam políticas e práticas educacionais; e que (2) essas formas
de governança em educação representam o aprofundamento de práticas e também novas
iniciativas que reforçam a racionalidade neoliberal e a lógica gerencial. Nesse contexto,
destaca-se a atuação da Fundação Lemann, por meio do Instituto Gesto e do Programa
Formar, que, mediante o trabalho em rede, participam e influenciam na formulação e
implementação das políticas educacionais no município, mobilizando atores privados
parceiros como estratégia de fortalecimento e ampliação da política gerencialista. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Política Educacional |
pt_BR |
dc.title |
A nova gestão pública e as redes de influências na política educacional: uma análise da rede municipal de ensino de Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-11-24 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation presents a research focused on the study of “The New Public Management
and the Networks of Influence in Educational Policy: An Analysis of the Municipal Education
Network of Campina Grande - PB” developed in the Academic Master in Education, through
the Postgraduate Program in Education, in the research line Educational History, Politics and
Management, from the Federal University of Campina Grande – UFCG. Considering the
managerial character present in the educational policies of the Municipal Network, as well as
the growing influence and performance of private institutions participating in these policies,
this research was guided by the general objective of identifying and analyzing networks of
influence in operation in the Municipal Education Network of Campina Grande and its
implications in the educational policies of the municipality. From this perspective, we sought
to understand how this reinforces neoliberal rationality and managerial logic in the
educational management of the municipality. The time frame of the research considers the
year 2015, the year in which the Municipal Education Plan (PME) was approved, by
Municipal Law No. established goals and strategies, especially those dealing with
improvements in educational outcome indicators. The methodological approach was based on
network analysis and network ethnography, using the internet as a field for data collection.
The research is based on a dialectical reading of Gramsci's concepts of hegemony, civil
society and organic intellectuals. Bibliographical and documentary research was used as a
methodological path for the collection and analysis of data that allowed answering the central
question of this dissertation. From this research, it was possible to identify that (1) the
Municipal Teaching Network of Campina Grande has been developing its educational policy
around partnerships and cooperation agreements, among other terminologies, with private
organizations and others that operate in Brazilian education and that influence educational
policies and practices; and that (2) these forms of governance in education represent the
deepening of practices and also new initiatives that reinforce neoliberal rationality and
managerial logic. In this context, the work of the Lemann Foundation stands out, through the
Gesto Institute and the Formar Program, which, through networking, participate and influence
the formulation and implementation of educational policies in the municipality, mobilizing
private partner actors as a strategy of strengthening and expansion of the managerial policy. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28824 |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-13T14:02:02Z |
|
dc.date.available |
2022-02-13 |
|
dc.date.available |
2023-02-13T14:02:02Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Politica educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Nova gestão pública |
pt_BR |
dc.subject |
Redes de influência |
pt_BR |
dc.subject |
Fundação Lemann |
pt_BR |
dc.subject |
Politicas publicas educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Educational politics |
pt_BR |
dc.subject |
New public management |
pt_BR |
dc.subject |
Lemann Foundation |
pt_BR |
dc.subject |
Influence networks |
pt_BR |
dc.subject |
Educational public policies |
pt_BR |
dc.subject |
Política educativa |
pt_BR |
dc.subject |
Nueva administración pública |
pt_BR |
dc.subject |
Fundación Lemann |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas públicas educativas |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MORAIS, Silvana Cavalcanti Leal. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The new public management and the networks of influences in educational policy: an analysis of the municipal education network in Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La nueva gestión pública y las redes de influencias en la política educativa: un análisis de la red municipal de educación en Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MORAIS, Silvana Leandro da. A nova gestão pública e as redes de influência na política educacional: uma análise da rede municipal de ensino de Campina Grande - PB. 2022. 157 fl. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28824 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Esta tesis presenta una investigación centrada en el estudio de “La Nueva Gestión Pública y la
Redes de Influencia en la Política Educativa: Un Análisis de la Red Municipal de Educación de
Campina Grande - PB” desarrollado en la Maestría Académica en Educación, a través de la
Programa de Posgrado en Educación, en la línea de investigación Historia, Política y Gestión
Educación, de la Universidad Federal de Campina Grande – UFCG. teniendo en cuenta el carácter
gerencialismo presente en las políticas educativas de la Red Municipal, así como la creciente
influencia y desempeño de las instituciones privadas que participan en estas políticas, esta investigación
guiada por el objetivo general de identificar y analizar las redes de influencia que operan en la Red
Educación Municipal de Campina Grande y sus implicaciones en las políticas educativas de la
Condado. Desde esta perspectiva, buscamos comprender cómo esto refuerza la racionalidad
lógica neoliberal y empresarial, en la gestión educativa del municipio. El marco de tiempo de
la investigación considera el año 2015, año en que se aprobó el Plan Municipal de Educación
(PME), por la Ley Municipal N° 6.050, del 22 de junio de 2015, que dio origen a una serie de
acciones consecuentes para el cumplimiento de las metas y estrategias establecidas, especialmente
aquellos que se ocupan de las mejoras en los indicadores de resultados educativos. el enfoque
metodología se basó en el análisis de redes y la etnografía de redes, utilizando internet
como campo de recogida de datos. La investigación parte de una lectura dialéctica de la
Conceptos gramscianos de hegemonía, sociedad civil e intelectuales orgánicos. Fue utilizado
investigación bibliográfica y documental como camino metodológico para la recopilación y
análisis de datos que permitió dar respuesta a la pregunta central de esta disertación. De esto
investigación, fue posible identificar que (1) la Red Municipal de Educación de Campina Grande
viene desarrollando su política educativa en torno a las asociaciones y
cooperación, entre otras terminologías, con organizaciones privadas y otras que operan en el
la educación brasileña y que influyen en las políticas y prácticas educativas; y que (2) estas formas
de la gobernabilidad en la educación representan la profundización de prácticas y también nuevas
iniciativas que refuercen la racionalidad neoliberal y la lógica empresarial. En ese contexto,
destaca la labor de la Fundación Lemann, a través del Instituto Gesto y el Programa
Formar, quienes, a través del trabajo en red, participan e inciden en la formulación y
implementación de políticas educativas en el municipio, movilizando actores privados
socios como estrategia para fortalecer y ampliar la política empresarial. |
pt_BR |