DSpace/Manakin Repository

Entre a docência e o Gênero : o jornal “O Educador” e os significados do feminino no início da década de 1920.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, B.E. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2474887504606083 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MENESES, Joedna Reis de.
dc.contributor.advisor1ID MENESES, J. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID MENESES, JOEDNA REIS DE. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9425453622434049 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Alômia Abrantes da.
dc.contributor.referee1ID ABRANTES, Alômia. pt_BR
dc.contributor.referee1ID SILVA, A. A. pt_BR
dc.contributor.referee1ID SILVA, Alômia Abrantes da. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4194100285846150 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS NETO, Azemar Soares dos.
dc.contributor.referee2ID SOARES NETO, A.S pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5880775757234079 pt_BR
dc.contributor.referee3 ROSA, Susel Oliveira da.
dc.contributor.referee3ID ROSA, S. O. pt_BR
dc.contributor.referee3ID ROSA, SUSEL OLIVEIRA. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/4405235882606968 pt_BR
dc.contributor.referee4 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.referee4ID OLIVEIRA, I. B. pt_BR
dc.contributor.referee4ID Oliveira, Iranilson Buriti de. pt_BR
dc.contributor.referee4ID OLIVEIRA, IRANILSON BURITI. pt_BR
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 pt_BR
dc.description.resumo No estado da Paraíba, nos anos de 1920, práticas e discursos de gênero sobre o feminino foram construídos através das leis, da educação, da Igreja, bem como da imprensa, no caso do Jornal O Educador. Os anúncios de jornais traziam lacunas com regras e orientações à educação das mulheres, lembrando que não falamos de qualquer jornal e sim de O Educador, que tratava de toda produção intelectual majoritária masculina e reafirmava o machismo e a misoginia que se construía quando o pensamento era basicamente: “[...] precisamos ensinar as nossas filhas [...]” (O EDUCADOR, nº 1, 02 fev. 1922, p. 01). Aqui adentraremos no território da Parahyba do Norte, hoje chamada de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, discutiremos as afirmações de gênero nesta sociedade, os traços culturais a partir do que ela legitimava dentro da Imprensa, precisamente trataremos de um jornal editado e redigido pelos educadores e estudiosos da época. Todavia, dentro desta escrita há espaços de voz das mulheres desse período, que vão florear outras histórias de si e para as mesmas, histórias sobre desejo político, intelectual, de liberdade mesmo que ainda de maneira ponderada. O objetivo dessa pesquisa é problematizar as tessituras, os traços culturais de uma sociedade brasileira moderna que de maneira dialógica constrói espaços de costumes em comum de rupturas e continuidades entre homens e mulheres, mas que o ventre, o norte é a escuta/leitura da narrativa histórica dessas mulheres dentro do Jornal O Educador. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História
dc.title Entre a docência e o Gênero : o jornal “O Educador” e os significados do feminino no início da década de 1920. pt_BR
dc.date.issued 2022-11-30
dc.description.abstract In the state of Paraíba, in the 1920s, gender practices and discourses about the feminine were constructed through the laws, education, the Church, as well as the press in the case of the newspaper O Educador. Newspaper advertisements brought gaps with rules and guidelines to women's education, remembering that we are not talking about just any newspaper, but O Educator, which dealt with all the majority masculine intellectual production and reaffirmed the machismo and misogyny that was built when the thought was basically: "[...] we need to teach our daughters [...]" (O EDUCADOR, 02 fev. 1922, p. 01). Here we will enter the territory of Parahyba do Norte, today called João Pessoa, capital of the state of Paraíba, we will discuss the gender affirmations in this society, the cultural traces from what it legitimated within the Press, precisely we will deal with a newspaper edited and written by educators and scholars of the time. However, within this writing there are spaces for women's voices from that period, which will flow other stories about themselves and for them, stories about political, intellectual, and freedom desires, even if in a pondered way. The goal of this research is to problematize the weaving, the cultural traces of a modern Brazilian society that dialogically builds spaces of common customs of ruptures and continuities between men and women, but that the womb, the north is the listening/reading of the historical narrative of these women in the newspaper O Educador. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28825
dc.date.accessioned 2023-02-13T14:43:51Z
dc.date.available 2023-02-13
dc.date.available 2023-02-13T14:43:51Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Discurso de Gênero pt_BR
dc.subject Feminismo pt_BR
dc.subject Mulheres pt_BR
dc.subject Imprensa pt_BR
dc.subject Parahyba pt_BR
dc.subject O Educador pt_BR
dc.subject Gender Discourse pt_BR
dc.subject Feminism pt_BR
dc.subject Women pt_BR
dc.subject Press pt_BR
dc.subject The Educator pt_BR
dc.subject Discurso de Género pt_BR
dc.subject Mujer pt_BR
dc.subject Prensa pt_BR
dc.subject El educador pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRUNET, Emanuella Bezerra de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Between teaching and gender: the newspaper “O Educador” and the meanings of women in the early 1920s. pt_BR
dc.title.alternative Entre docencia y género: el diario “O Educador” y los significados de las mujeres a principios de la década de 1920. pt_BR
dc.identifier.citation BRUNET, Emanuella Bezerra de Oliveira. Entre a docência e o gênero: o jornal "o educador" e os significados do feminino no início da década de 1920. 2022. 118. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28825 pt_BR
dc.description.resumen En el estado de Paraíba, en la década de 1920, las prácticas de género y los discursos sobre lo femenino fueron construido a través de las leyes, la educación, la Iglesia, así como la prensa, en el caso del Jornal el educador Los anuncios en los periódicos trajeron lagunas con las reglas y pautas para la educación de los niños. mujeres, recordando que no estamos hablando de cualquier periódico, sino de O Educador, que se ocupó de toda la producción intelectual mayoritariamente masculina y reafirmó el machismo y la misoginia que construido cuando el pensamiento era básicamente: “[...] tenemos que enseñar a nuestras hijas […]” (EL EDUCADOR, nº 1, 02 feb. 1922, p. 01). Aquí entraremos en el territorio de Parahyba do Norte, hoy llamado João Pessoa, capital del estado de Paraíba, discutiremos las afirmaciones de género en esta sociedad, los rasgos culturales a partir de lo que legitimó dentro de la Prensa, Precisamente nos ocuparemos de un periódico editado y escrito por educadores y estudiosos de era. Sin embargo, dentro de este escrito hay espacios para la voz de las mujeres de esa época, que van desde florecen otras historias sobre sí mismos y para sí mismos, historias sobre política, intelectual, libertad incluso si todavía de una manera reflexiva. El objetivo de esta investigación es problematizar las texturas, los rasgos culturales de una sociedad brasileña moderna que de manera dialógica construye espacios de costumbres comunes de rupturas y continuidades entre hombres y mujeres, pero que el útero, el norte es la escucha/lectura del relato histórico de estas mujeres dentro del Diario El Educador. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta