Repositorio Dspace/Manakin

Realidade aumentada e varejo inteligente: um estudo sobre a percepção do usuário.

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dc.creator.ID REGES, K. E. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3948248748034716 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Laura Maria Aguiar.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, L. M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8428274442746552 pt_BR
dc.contributor.referee1 AGUIAR, Edvan Cruz.
dc.contributor.referee2 CHAGAS, Gabrielle Maria de Oliveira.
dc.description.resumo Os ambientes de varejo são desafiados a se tornar mais inteligentes e oferecer maior valor aos consumidores e varejistas. Uma abordagem cada vez mais reconhecida como tendo potencial para permitir o varejo inteligente são os aplicativos de realidade aumentada. Abordando lacunas de pesquisa importantes para diferenciar os processos de criação de valor de realidade aumentada de outras tecnologias de processo interativo, em especial no setor de construção civil. Desta forma, este estudo buscou analisar o impacto do uso de realidade aumentada na experiência de compra do usuário em dispositivos móveis. A partir do Technology Acceptance Model (TAM), adaptado por Castro (2020) para aplicações de realidade aumentada com o uso do aplicativo de RA, CoralVisualizer, com o qual foi desenvolvida uma Modelagem de Equações Estruturais (SEM) com o uso do software SmartPLS 4®. Assim, foram aplicados questionários de forma online e presencial, com uma amostra resultante de 190 respondentes. Os resultados obtidos mostram que os consumidores ficam mais satisfeitos, confiantes e têm certeza em sua escolha de produto quando experimentam um produto virtual usando RA, além de ficarem mais felizes e relaxados durante o uso dessa tecnologia. Sendo o aspecto cognitivo da escolha a consideração mais dominante para os consumidores. Ademais, demonstrou que a tecnologia de RA é um ativo inestimável que deve fazer parte das estratégias de marketing adotadas pelos varejistas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Realidade aumentada e varejo inteligente: um estudo sobre a percepção do usuário. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-10
dc.description.abstract Retail environments are challenged to become smarter and deliver greater value to consumers and retailers. One approach increasingly recognized as having the potential to enable smart retailing is augmented reality applications. It addresses the gap in important research to differentiate the value creation processes of augmented reality from other interactive process technologies, particularly in the construction industry. Thus, this study sought to analyze the impact of the use of augmented reality on the user's shopping experience on mobile devices. Based on the Technology Acceptance Model (TAM), adapted by Castro (2020) for augmented reality applications using the AR application, CoralVisualizer, with which a Structural Equation Modeling (SEM) was developed using the SmartPLS 4® software. Thus, questionnaires were applied online and in person, with a resulting sample of 190 respondents. The results obtained show that consumers are more satisfied, confident and certain in their product choice when they experience a virtual product using AR, and are happier and more relaxed while using this technology. The cognitive aspect of choice being the most dominant consideration for consumers. Furthermore, it demonstrated that AR technology is an invaluable asset that should be part of retailers' marketing strategies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28833
dc.date.accessioned 2023-02-14T23:59:55Z
dc.date.available 2023-02-14
dc.date.available 2023-02-14T23:59:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Realidade aumentada pt_BR
dc.subject Varejo inteligente pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Percepção do usuário pt_BR
dc.subject Intenção de compra pt_BR
dc.subject Aplicativos de realidade aumentada - varejo pt_BR
dc.subject Technology Acceptance Model pt_BR
dc.subject E-commerce Software pt_BR
dc.subject SmartPLS 4 pt_BR
dc.subject Augmented reality pt_BR
dc.subject Smart retail pt_BR
dc.subject Perception study pt_BR
dc.subject User perception pt_BR
dc.subject Buy intention pt_BR
dc.subject Augmented reality apps - retail pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator REGES, Karen Ermínia Aragão.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Augmented reality and smart retail: a study on user perception. pt_BR
dc.identifier.citation REGES, Karen Ermínia Aragão. Realidade aumentada e varejo inteligente: um estudo sobre a percepção do usuário. 2023. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28833 pt_BR


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