dc.creator.ID |
ARAGÃO, S. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1690144109570379 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Laura Maria Aguiar. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, L. M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8428274442746552 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AGUIAR, Edvan Cruz. |
|
dc.contributor.referee2 |
CHAGAS, Gabrielle Maria de Oliveira. |
|
dc.description.resumo |
Apesar da vasta literatura sobre uso e aceitação de tecnologias por parte dos consumidores,
ainda são poucos os trabalhos que tratam sobre a intenção e comportamento de compra de
jovens universitários em aplicativos de m-commerce. O presente estudo teve como objetivo
analisar os fatores antecedentes do uso de aplicativos móveis no comportamento de compra de
estudantes universitários. Através de um modelo com base na Teoria Unificada de Aceitação e
Uso de Tecnologia 2 (UTAUT2), foi desenvolvida uma Modelagem de Equações Estruturais,
com um survey online junto ao público-alvo (estudantes universitários), obtendo uma amostra
de 256 respondentes. Os resultados demonstraram que a expectativa de esforço, influência
social, condições facilitadoras e hábito se relacionam positivamente a intenção de compra dos
estudantes universitários em aplicativos móveis, no entanto, o mesmo não ocorre com as
variáveis expectativa de desempenho, motivação hedônica e valor de preço. Verificou-se ainda
que a intenção de compra é precedente positiva e significativa do comportamento de compra
dos consumidores. O artigo contribui para uma melhor compreensão teórica acerca das razões
pelas quais os jovens fazem compras por meio de aplicativos móveis, sobretudo, dos fatores
que se relacionam com a intenção de comprar e que, por consequência, motivam o seu
comportamento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Aceitação e uso de M-commerce por estudantes universitários. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-09 |
|
dc.description.abstract |
Acceptance and use of M-commerce by university students. Despite the vast literature on the use and acceptance of technologies by consumers, there are
still few works that deal with the intention and buying behavior of university students in mcommerce
applications. The present study aimed to analyze the antecedent factors of the use of
mobile applications in the purchasing behavior of university students. Through a model based
on the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (UTAUT2), a Structural
Equation Modeling was developed, with an online survey with the target audience (university
students), obtaining a sample of 256 respondents. The results showed that the expectation of
effort, social influence, facilitating conditions and habit are positively related to the purchase
intention of university students in mobile applications, however, the same does not occur with
the variables performance expectation, hedonic motivation and price value. It was also found
that purchase intention is a positive and significant precedent of consumer buying behavior.
The article contributes to a better theoretical understanding of the reasons why young people
make purchases through mobile applications, especially the factors that are related to the
intention to buy and that, consequently, motivate their behavior. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28835 |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-15T11:35:34Z |
|
dc.date.available |
2023-02-15 |
|
dc.date.available |
2023-02-15T11:35:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
M-commerce |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes universitários - M-commerce - aceitação |
pt_BR |
dc.subject |
Intenção de compra |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento de compra |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologia 2 - UTAUT2 |
pt_BR |
dc.subject |
UTAUT2 - Teoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologia 2 |
pt_BR |
dc.subject |
Modelagem de equações estruturais |
pt_BR |
dc.subject |
Survey online |
pt_BR |
dc.subject |
University students - M-commerce - acceptance |
pt_BR |
dc.subject |
Buy intention |
pt_BR |
dc.subject |
Buying behavior |
pt_BR |
dc.subject |
Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 - UTAUT2 |
pt_BR |
dc.subject |
UTAUT2 - Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 |
pt_BR |
dc.subject |
Structural equation modeling |
pt_BR |
dc.subject |
Online survey |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAGÃO, Samara Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Acceptance and use of M-commerce by university students. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAGÃO, Samara Gomes. Aceitação e uso de M-commerce por estudantes universitários. 2023. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28835 |
pt_BR |