DSpace/Manakin Repository

Aceitação e uso de M-commerce por estudantes universitários.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAGÃO, S. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1690144109570379 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Laura Maria Aguiar.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, L. M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8428274442746552 pt_BR
dc.contributor.referee1 AGUIAR, Edvan Cruz.
dc.contributor.referee2 CHAGAS, Gabrielle Maria de Oliveira.
dc.description.resumo Apesar da vasta literatura sobre uso e aceitação de tecnologias por parte dos consumidores, ainda são poucos os trabalhos que tratam sobre a intenção e comportamento de compra de jovens universitários em aplicativos de m-commerce. O presente estudo teve como objetivo analisar os fatores antecedentes do uso de aplicativos móveis no comportamento de compra de estudantes universitários. Através de um modelo com base na Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia 2 (UTAUT2), foi desenvolvida uma Modelagem de Equações Estruturais, com um survey online junto ao público-alvo (estudantes universitários), obtendo uma amostra de 256 respondentes. Os resultados demonstraram que a expectativa de esforço, influência social, condições facilitadoras e hábito se relacionam positivamente a intenção de compra dos estudantes universitários em aplicativos móveis, no entanto, o mesmo não ocorre com as variáveis expectativa de desempenho, motivação hedônica e valor de preço. Verificou-se ainda que a intenção de compra é precedente positiva e significativa do comportamento de compra dos consumidores. O artigo contribui para uma melhor compreensão teórica acerca das razões pelas quais os jovens fazem compras por meio de aplicativos móveis, sobretudo, dos fatores que se relacionam com a intenção de comprar e que, por consequência, motivam o seu comportamento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Aceitação e uso de M-commerce por estudantes universitários. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-09
dc.description.abstract Acceptance and use of M-commerce by university students. Despite the vast literature on the use and acceptance of technologies by consumers, there are still few works that deal with the intention and buying behavior of university students in mcommerce applications. The present study aimed to analyze the antecedent factors of the use of mobile applications in the purchasing behavior of university students. Through a model based on the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (UTAUT2), a Structural Equation Modeling was developed, with an online survey with the target audience (university students), obtaining a sample of 256 respondents. The results showed that the expectation of effort, social influence, facilitating conditions and habit are positively related to the purchase intention of university students in mobile applications, however, the same does not occur with the variables performance expectation, hedonic motivation and price value. It was also found that purchase intention is a positive and significant precedent of consumer buying behavior. The article contributes to a better theoretical understanding of the reasons why young people make purchases through mobile applications, especially the factors that are related to the intention to buy and that, consequently, motivate their behavior. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28835
dc.date.accessioned 2023-02-15T11:35:34Z
dc.date.available 2023-02-15
dc.date.available 2023-02-15T11:35:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject M-commerce pt_BR
dc.subject Estudantes universitários - M-commerce - aceitação pt_BR
dc.subject Intenção de compra pt_BR
dc.subject Comportamento de compra pt_BR
dc.subject Teoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologia 2 - UTAUT2 pt_BR
dc.subject UTAUT2 - Teoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologia 2 pt_BR
dc.subject Modelagem de equações estruturais pt_BR
dc.subject Survey online pt_BR
dc.subject University students - M-commerce - acceptance pt_BR
dc.subject Buy intention pt_BR
dc.subject Buying behavior pt_BR
dc.subject Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 - UTAUT2 pt_BR
dc.subject UTAUT2 - Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 pt_BR
dc.subject Structural equation modeling pt_BR
dc.subject Online survey pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAGÃO, Samara Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Acceptance and use of M-commerce by university students. pt_BR
dc.identifier.citation ARAGÃO, Samara Gomes. Aceitação e uso de M-commerce por estudantes universitários. 2023. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28835 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta