dc.creator.ID |
SOUZA, V. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Laura Maria Aguiar. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, L. M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8428274442746552 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
VASCONCELOS, A. C. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6492366302935662 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ABRANTES, Luciene Alencar Firmo. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ABRANTES, L. A. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8402966533535337 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Com a alta competitividade no mercado de trabalho, o indivíduo necessita buscar diferenciais
que o levem a se destacar dos concorrentes. Nessa perspectiva, o marketing pessoal busca atuar
surgindo como conjunto de ações estratégicas planejadas para facilitar o sucesso pessoal e
profissional. Estudos ressaltam a relevância desse contexto para os universitários, tendo em
vista que o marketing pessoal torna-se um bom diferencial competitivo no mercado de trabalho
para os indivíduos que souberem colocar em prática as técnicas corretamente. Diante disso, o
presente estudo teve como objetivo analisar como os discentes do curso de Administração da
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) percebem o marketing pessoal como
ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional. Para tanto, utilizou-se o modelo proposto
por Manai e Holmlund (2015). A pesquisa classifica-se como qualitativa, onde, a partir de um
roteiro semiestruturado, envolveu a realização de entrevistas on-line com 15 respondentes,
utilizando como técnica, para observação das respostas, a análise de conteúdo. Os resultados
evidenciaram que os respondentes não possuem conhecimento teórico sobre o assunto, no
entanto praticam algumas ações de marketing pessoal de forma inconsciente. Com isso, o estudo
mostrou também que há necessidade do curso tratar transversalmente ou de forma disciplinar o
tema em discussão. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Eu, marketing: marketing pessoal na percepção dos discentes de Administração de uma IES pública. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-08 |
|
dc.description.abstract |
With the high competitiveness in the job market, the individual needs to seek differentials that
lead him to stand out from competitors. From this perspective, personal marketing seeks to act
as a set of strategic actions planned to facilitate personal and professional success. Studies
highlight the relevance of this context for university students, considering that personal
marketing becomes a good competitive advantage in the labor market for individuals who know
how to put the techniques into practice correctly. In view of this, the present study aimed to
analyze how students of the Administration course at the Federal University of Campina Grande
(UFCG) perceive personal marketing as a tool for personal and professional development. For
that, the model proposed by Manai and Holmlund (2015) was used. The research is classified
as qualitative, where, from a semi-structured script, it involved conducting online interviews
with 15 respondents, using content analysis as a technique for observing the responses. The
results showed that the respondents do not have theoretical knowledge on the subject, however
they unconsciously practice some personal marketing actions. With this, the study also showed that there is a need for the course to deal transversally or in a disciplinary way with the topic
under discussion. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28847 |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-15T18:47:34Z |
|
dc.date.available |
2023-02-15 |
|
dc.date.available |
2023-02-15T18:47:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing pessoal |
pt_BR |
dc.subject |
Personal marketing |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de percepção |
pt_BR |
dc.subject |
Perception study |
pt_BR |
dc.subject |
Empregabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Employability |
pt_BR |
dc.subject |
Discentes - marketing pessoal |
pt_BR |
dc.subject |
Students - personal marketing |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Viviane Fernandes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Me, marketing: personal marketing in the perception of management students at a public hei. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Viviane Fernandes de. Eu, marketing: marketing pessoal na percepção dos discentes de Administração de uma IES pública. 2023. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28847 |
pt_BR |