dc.creator.ID |
FREIRES, R. T. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Laura Maria Aguiar. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, L. M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8428274442746552 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ABRANTES, Luciene Alencar Firmo. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ABRANTES, L. A. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8402966533535337 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ALMEIDA, Sídia Fonseca. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ALMEIDA, S. F. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente artigo possui como objetivo analisar o endomarketing como um influenciador do
sentimento de pertencimento do cliente interno em uma empresa do segmento de calçados,
composta por mais de cinquenta colaboradores, localizada na cidade de Catolé do Rocha-PB.
A partir da revisão de literatura envolvendo a temática de Endomarketing, Mix ou Composto
de Endomarketing e cliente interno, se realizou um estudo de abordagem quali-quantitativa
com caráter exploratório, sendo um estudo de caso simples. As técnicas de coleta de dados
empregadas foram a de questionário estruturado, aplicado com quarenta e nove funcionários,
e um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado com a gestora da empresa. Este número
foi definido devido à quantidade de sujeitos disponíveis para a realização do estudo. O
método de análise, foi a análise de conteúdo para a pesquisa qualitativa e o auxílio do Excel
para a pesquisa quantitativa. Os resultados relataram a satisfação dos sujeitos quanto às ações
do Endomarketing na organização, entendendo que os clientes internos da empresa se sentem
pertencentes a ela. Porém, existe uma necessidade de melhoria em programas de
treinamentos, estímulos e comunicação. A pesquisa contribuiu com a empresa, com os
estudos de Administração e com outros gestores no fator gerencial do tema. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Endomarketing no sentimento de pertencimento do cliente interno. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-09 |
|
dc.description.abstract |
This article aimed to analyze internal marketing as an influencer of the feeling of belonging of
the internal customer in a company in the footwear segment, composed of more than fifty
employees, located in the city of Catolé do Rocha-PB. From the literature review involving
the theme of Endomarketing, Mix or Compound of Endomarketing and internal customer, a
qualitative and quantitative approach study was carried out with an exploratory character,
being a simple case study. The data collection techniques employed were a structured
questionnaire, applied to forty-nine employees, and a semi-structured interview script, applied
to the company's manager. This number was defined due to the number of subjects available
to carry out the study. The method of analysis was content analysis for qualitative research
and the aid of Excel for quantitative research. The results reported the subjects' satisfaction
regarding the Endomarketing actions in the organization, understanding that the company's
internal customers feel that they belong to it. However, there is a need for improvement in
training, stimulus and communication programs. The research contributed with the company,
with the studies of Administration and with other managers in the managerial factor of the
theme. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28857 |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-15T19:56:28Z |
|
dc.date.available |
2023-02-15 |
|
dc.date.available |
2023-02-15T19:56:28Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Endomarketing |
pt_BR |
dc.subject |
Cliente interno - endomarketing |
pt_BR |
dc.subject |
Internal customer - endomarketing |
pt_BR |
dc.subject |
Pertencimento - sentimento do cliente interno |
pt_BR |
dc.subject |
Belonging - feeling of the internal customer |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfação - cliente interno |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfaction - internal customer |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Case study |
pt_BR |
dc.subject |
Catolé do Rocha - PB - empresa calçadista |
pt_BR |
dc.subject |
Catolé do Rocha - PB - footwear company |
pt_BR |
dc.subject |
Segmento de calçados - empresa - endomarketing |
pt_BR |
dc.subject |
Footwear segment - company - internal marketing |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FREIRES, Rafaela Tayane Costa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Endomarketing in the internal customer's feeling of belonging. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FREIRES, Rafaela Tayane Costa. Endomarketing no sentimento de pertencimento do cliente interno. 2023. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28857 |
pt_BR |