DSpace/Manakin Repository

Endomarketing no sentimento de pertencimento do cliente interno.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FREIRES, R. T. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Laura Maria Aguiar.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, L. M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8428274442746552 pt_BR
dc.contributor.referee1 ABRANTES, Luciene Alencar Firmo.
dc.contributor.referee1ID ABRANTES, L. A. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8402966533535337 pt_BR
dc.contributor.referee2 ALMEIDA, Sídia Fonseca.
dc.contributor.referee2ID ALMEIDA, S. F. pt_BR
dc.description.resumo O presente artigo possui como objetivo analisar o endomarketing como um influenciador do sentimento de pertencimento do cliente interno em uma empresa do segmento de calçados, composta por mais de cinquenta colaboradores, localizada na cidade de Catolé do Rocha-PB. A partir da revisão de literatura envolvendo a temática de Endomarketing, Mix ou Composto de Endomarketing e cliente interno, se realizou um estudo de abordagem quali-quantitativa com caráter exploratório, sendo um estudo de caso simples. As técnicas de coleta de dados empregadas foram a de questionário estruturado, aplicado com quarenta e nove funcionários, e um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado com a gestora da empresa. Este número foi definido devido à quantidade de sujeitos disponíveis para a realização do estudo. O método de análise, foi a análise de conteúdo para a pesquisa qualitativa e o auxílio do Excel para a pesquisa quantitativa. Os resultados relataram a satisfação dos sujeitos quanto às ações do Endomarketing na organização, entendendo que os clientes internos da empresa se sentem pertencentes a ela. Porém, existe uma necessidade de melhoria em programas de treinamentos, estímulos e comunicação. A pesquisa contribuiu com a empresa, com os estudos de Administração e com outros gestores no fator gerencial do tema. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Endomarketing no sentimento de pertencimento do cliente interno. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-09
dc.description.abstract This article aimed to analyze internal marketing as an influencer of the feeling of belonging of the internal customer in a company in the footwear segment, composed of more than fifty employees, located in the city of Catolé do Rocha-PB. From the literature review involving the theme of Endomarketing, Mix or Compound of Endomarketing and internal customer, a qualitative and quantitative approach study was carried out with an exploratory character, being a simple case study. The data collection techniques employed were a structured questionnaire, applied to forty-nine employees, and a semi-structured interview script, applied to the company's manager. This number was defined due to the number of subjects available to carry out the study. The method of analysis was content analysis for qualitative research and the aid of Excel for quantitative research. The results reported the subjects' satisfaction regarding the Endomarketing actions in the organization, understanding that the company's internal customers feel that they belong to it. However, there is a need for improvement in training, stimulus and communication programs. The research contributed with the company, with the studies of Administration and with other managers in the managerial factor of the theme. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28857
dc.date.accessioned 2023-02-15T19:56:28Z
dc.date.available 2023-02-15
dc.date.available 2023-02-15T19:56:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Endomarketing pt_BR
dc.subject Cliente interno - endomarketing pt_BR
dc.subject Internal customer - endomarketing pt_BR
dc.subject Pertencimento - sentimento do cliente interno pt_BR
dc.subject Belonging - feeling of the internal customer pt_BR
dc.subject Satisfação - cliente interno pt_BR
dc.subject Satisfaction - internal customer pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.subject Catolé do Rocha - PB - empresa calçadista pt_BR
dc.subject Catolé do Rocha - PB - footwear company pt_BR
dc.subject Segmento de calçados - empresa - endomarketing pt_BR
dc.subject Footwear segment - company - internal marketing pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FREIRES, Rafaela Tayane Costa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Endomarketing in the internal customer's feeling of belonging. pt_BR
dc.identifier.citation FREIRES, Rafaela Tayane Costa. Endomarketing no sentimento de pertencimento do cliente interno. 2023. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28857 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta