dc.creator.ID |
COSTA, T. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3138295389667460 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LACERDA, Maria Vanice de. |
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dc.contributor.referee2 |
MOURA, Adriana Sidrelle Rolim de. |
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dc.description.resumo |
O ensino de gramática continua sendo um desafio diário para os professores. Com isso,
existem muitas incertezas para esses docentes quanto à eficácia dessa disciplina no
desenvolvimento linguístico dos seus aprendizes. Também se constatou sérios problemas de
aprendizagem dessa área do ensino de Língua Portuguesa, visto que, além de sua
complexidade de abstração, do desinteresse mútuo – professores e alunos – há um certo
distanciamento entre gramática e o desenvolvimento das competências comunicativas dos
alunos. Para embasarmos nossas pesquisas a respeito das concepções gramaticais e suas
implicações para o ensino, levamos em contra, dentre outros autores, as considerações de
Travaglia (2011), Neves (2008), Oliveira (2010), Possenti (1996), Antunes (2014), Bagno
(2010), Franchi (2006), PCN (1998), Castilho (2014), Camara (2004) e Perini (2010). A
respeito do ensino de gramática e as justificativas do uso do gênero canção nesse processo nos
amparamos em Simões, Karol e Salomão (2007), Cagliari (2009), Marchuschi (2014),
Loureiro (2003), Ferreira (2011), os PCN (1998), dentre outros autores. Por fim, para
tecermos as propostas, foram válidas as contribuições de Schneuwly e Dolz (2004), Simões,
Karol e Salomão (2007), Ferreira (2011), Costa (2010), os PCN (1998) etc. Tendo em vista
essas constatações, buscamos, nesta pesquisa, discutir os três tipos de gramáticas mais
comuns no ensino escolar – normativa, descritiva e internalizada – no intuito de chegarmos a
um meio termo quanto à gramática mais adequada para o ensino na escola de ensino
fundamental. Com isso, percebeu-se que os referidos tipos gramaticais, bem como outros que
não citamos nesta dissertação, podem ser viáveis ao ensino. Cabe ao professor ter o
discernimento para usá-las. Depois, tratamos sobre o ensino da gramática numa perspectiva
mais criativa e significativa para os alunos com o gênero canção. Por ser um gênero que a
maioria dos jovens aprecia e com o qual convive diariamente, apostamos que também ele
pode ser de grande valia para embasarmos nossas aulas de gramática. Em consequência disso,
propomos canções autorais e paródias para o ensino de gramática no 9º ano, podendo ser
adaptadas a outras séries. Os assuntos abordados nas canções foram as orações coordenadas e
subordinadas, a crase, o processo de formação de palavras e os uso dos porquês, por serem
parte do currículo do 9º ano e também pelas dificuldades que os alunos têm com esses
conteúdos. Com essas propostas, almejamos tornar o ensino de gramática prazeroso e
significativo para o aprendiz, bem como auxiliar professores do ensino básico no nosso país.
Como recurso auxiliar para o professor, por fim, apresentamos um caderno pedagógico com
propostas de atividades que visam ampliar as abordagens metodológicas propostas para o
ensino de gramática, bem como um cd autoral com as canções que utilizamos ao longo deste
trabalho, que julgamos indispensáveis para um profícuo trabalho com a Língua Portuguesa,
especialmente no tocante ao ensino de gramática. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Gramática do afeto: usos de canções para estudos gramaticais no ensino fundamental II. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-08-30 |
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dc.description.abstract |
Grammar teaching continues to be a daily challenge for teachers. With this, there are many
uncertainties for these professors about the effectiveness of this discipline in the linguistic
development of their apprentices. There was also serious learning problems in this area of the
teaching of Portuguese language, since, in addition to its complexity of abstraction, of mutual
disinterest – teachers and students – there is a certain gap between grammar and the
development of Students communicative competences. To base our research on grammatical
conceptions and their implications for teaching, we take against, among other authors, the
considerations of Travaglia (2011), Neves (2008), Oliveira (2010), Possenti (1996), Antunes
(2014), Bagno (2010), Franchi (2006), PCN (1998), Castilho(2014), Camara (2004) and
Perini (2010). Regarding the teaching of grammar and the justifications of the use of the song
in this process we have been supporting in Simões, Karol and Solomão (2007), Cagliari
(2009), Marchuschi (2014), Loureiro (2003), Ferreira (2011), The PCN (1998), among other
authors. Finally, to assist us in the proposals, the contributions of Schneuwly and Dolz
(2004), Simões, Karol and Solomão (2007), Ferreira (2011), Costa (2010), The PCN (1998)
etc. In view of these findings, it was sought, in this research, to discuss the three types of
grammars common in school education – normative, descriptive and internalized – by making
comments pros and against, in order to arrive at a middle ground of which grammar is the
most suitable to be used in elementary school. With this, it was found that the three and others
that we do not mention in the dissertation can be viable to teaching. It is up to the teacher to
have the discernment to use them. Afterwards, we dealt with the teaching of grammar in a
more creative and meaningful perspective for students with the song genre. Because it is a
genre that most young people enjoy and live with on a daily basis, we bet that it can also be of
great value to base our grammar classes. As a result, we propose authoral songs and parodies
for grammar teaching in the ninth grade, and can be adapted to other series. The subjects
covered in the songs were: the coordinated and subordinate sentences, the crasis, the process
of word formation and the use of whys, because they were part of the curriculum of the 9th
year and also for the degree of difficulties presented by the students. With these proposals, we
aim to make grammar teaching more pleasurable and more meaningful for the studants, as
well as to assist elementary school teachers in our country. As an auxiliary resource for the
teacher, finally, we present a pedagogical booklet with proposals for activities that aim to
broaden the methodological approaches proposed for grammar teaching, as well as the
authorial cd with the songs we use throughout this work, which we consider indispensable for
a profitable work with the Portuguese language, especially with regard to the teaching of
grammar. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2885 |
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dc.date.accessioned |
2019-02-21T17:21:40Z |
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dc.date.available |
2019-02-21 |
|
dc.date.available |
2019-02-21T17:21:40Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Gramática - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Tipos gramaticais |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Canção |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Grammar - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Grammatical types |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres |
pt_BR |
dc.subject |
Song |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Tiago Silva da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Affection grammar: uses of songs for grammar studies in elementary school II. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Tiago Silva da. Gramática do afeto: usos de canções para estudos gramaticais no ensino fundamental II. 2018. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019. |
pt_BR |