DSpace/Manakin Repository

Trajetória educacional rumo à construção do ser pedagógico.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MEDEIROS, Maria Gorete de.
dc.contributor.advisor1ID MEDEIROS, M. G. pt_BR
dc.contributor.referee1 RODRIGUES, Edileuza Custódio.
dc.contributor.referee1ID RODRIGUES, E. C. pt_BR
dc.description.resumo O Memorial de Formação tem como finalidade descrever minha trajetória escolar que implicou na escolha do curso de Pedagogia, bem como o próprio percurso desenvolvido na graduação, dando ênfase aos componentes curriculares obrigatórios de estágio supervisionado. Este estudo está organizado na forma de memorial acadêmico, que se constitui como uma forma autobiográfica de pensar a formação docente para além da racionalização científica dos trabalhos de conclusão de curso em forma da tão disseminada monografia. Segundo Passegi (2006), etimologicamente falando, enquanto palavra com origem latina o nome memorial remete a algo que faz lembrar que o narrador vai analisar seu caminho acadêmico pontuando aspectos significativos na sua formação e traçando seu projeto de vida. Portanto, a organização desse trabalho divide-se em algumas partes, a iniciar oferecendo considerações informativas sobre a trajetória escolar antes do meu ingresso na Universidade, em busca de se conhecer refletir e dar a aproximação com a escolha de um curso superior que me capacite e exercer funções relacionadas à docência teve alguma influência relacionada com a minha história de vida anterior. Na sequência, abordo como se deu a trajetória da formação durante a graduação em Pedagogia, fazendo um recorte nas aprendizagens no âmbito dos componentes curriculares do núcleo de estudos básicos. Nesse âmbito, relato e apresento as experiências vivenciadas durante os estágios supervisionados, iniciando pelo estágio em gestão, estágio na educação infantil e o estágio nos anos iniciais do ensino fundamental. Finalizando esta parte, apresento relatos e análises acerca das aprendizagens no âmbito dos componentes curriculares do núcleo de aprofundamento e diversificação dos estudos. Após, apresento as considerações finais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Pedagogia pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Trajetória educacional rumo à construção do ser pedagógico. pt_BR
dc.date.issued 2014-09
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28861
dc.date.accessioned 2023-02-16T00:41:03Z
dc.date.available 2023-02-15
dc.date.available 2023-02-16T00:41:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Trajetória educacional pt_BR
dc.subject Memorial acadêmico pt_BR
dc.subject Formação docente - memorial pt_BR
dc.subject Memorial de formação pt_BR
dc.subject Trajetória de formação pedagógica pt_BR
dc.subject Educational trajectory pt_BR
dc.subject Academic memorial pt_BR
dc.subject Teacher training - memorial pt_BR
dc.subject Training memorial pt_BR
dc.subject Trajectory of pedagogical training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Amanda de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Educational trajectory towards the construction of the pedagogical being. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Amanda de. Trajetória educacional rumo à construção do ser pedagógico. 2014. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Memorial), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28861 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta