dc.creator.ID |
OLIVEIRA, A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MEDEIROS, Maria Gorete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MEDEIROS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RODRIGUES, Edileuza Custódio. |
|
dc.contributor.referee1ID |
RODRIGUES, E. C. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O Memorial de Formação tem como finalidade descrever minha trajetória escolar que
implicou na escolha do curso de Pedagogia, bem como o próprio percurso desenvolvido
na graduação, dando ênfase aos componentes curriculares obrigatórios de estágio
supervisionado. Este estudo está organizado na forma de memorial acadêmico, que se
constitui como uma forma autobiográfica de pensar a formação docente para além da
racionalização científica dos trabalhos de conclusão de curso em forma da tão
disseminada monografia.
Segundo Passegi (2006), etimologicamente falando, enquanto palavra com origem
latina o nome memorial remete a algo que faz lembrar que o narrador vai analisar seu
caminho acadêmico pontuando aspectos significativos na sua formação e traçando seu
projeto de vida.
Portanto, a organização desse trabalho divide-se em algumas partes, a iniciar oferecendo
considerações informativas sobre a trajetória escolar antes do meu ingresso na
Universidade, em busca de se conhecer refletir e dar a aproximação com a escolha de
um curso superior que me capacite e exercer funções relacionadas à docência teve
alguma influência relacionada com a minha história de vida anterior. Na sequência,
abordo como se deu a trajetória da formação durante a graduação em Pedagogia,
fazendo um recorte nas aprendizagens no âmbito dos componentes curriculares do
núcleo de estudos básicos. Nesse âmbito, relato e apresento as experiências vivenciadas
durante os estágios supervisionados, iniciando pelo estágio em gestão, estágio na
educação infantil e o estágio nos anos iniciais do ensino fundamental. Finalizando esta
parte, apresento relatos e análises acerca das aprendizagens no âmbito dos componentes
curriculares do núcleo de aprofundamento e diversificação dos estudos. Após, apresento
as considerações finais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Trajetória educacional rumo à construção do ser pedagógico. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-09 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28861 |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-16T00:41:03Z |
|
dc.date.available |
2023-02-15 |
|
dc.date.available |
2023-02-16T00:41:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Trajetória educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Memorial acadêmico |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - memorial |
pt_BR |
dc.subject |
Memorial de formação |
pt_BR |
dc.subject |
Trajetória de formação pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Educational trajectory |
pt_BR |
dc.subject |
Academic memorial |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - memorial |
pt_BR |
dc.subject |
Training memorial |
pt_BR |
dc.subject |
Trajectory of pedagogical training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Amanda de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educational trajectory towards the construction of the pedagogical being. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Amanda de. Trajetória educacional rumo à construção do ser pedagógico. 2014. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Memorial), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28861 |
pt_BR |