dc.creator.ID |
SILVA, M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ABREU, Ireneide Gomes de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ABREU, I. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7967580792029663 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
RODRIGUES, Edileuza Custódio. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
RODRIGUES, E. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2062847108369493 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo apresentar e
analisar de forma reflexiva, as experiências vivenciadas ao longo do processo
de formação docente do curso de Pedagogia, destacando-se as
configurações dessa etapa de formação docente e a sua relação com a
prática pedagógica do docente no contexto educacional social.
Dentro desta perspectiva, o estágio supervisionado é uma atividade de
extrema importância no processo de formação docente, atrelando a
experiências teóricas vivenciadas no âmbito acadêmico, a prática existencial na
sociedade contemporânea. Por meio das vivencias nos ambientes
educacionais e diante das procedências reais da atuação docente, qual
contribuem para reflexão sobre a organização das atividades pedagógicas,
como também a o estimulo a problematização e compressão da realidade,
dando suporte para estruturação deste memorial se da formação docente.
Este trabalho possui entre outras finalidades, expor as experiências de
estágio vivenciadas durante o processo de formação do curso de Pedagogia da
Universidade Federal de Campina Grande, focando três modalidades de
ensino: a atuação na gestão, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino
fundamental I. Sendo comtemplados nos estágios I: Gestão na Educação
Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental I, qual objetivou ao graduando a
oportunidade acompanhar, avaliar projetos e programas, além da elaboração
de um subprojeto juntamente com minha parceira de estágio Edilânia de Moura
Benevides, proposto para se colocado em prática na realidade da instituição,
tendo como suporte a orientação da nossa professora Edileuza Custódio
Rodrigues. O estágio II: Regência na Educação Infantil teve como objetivo a
observação, planejamento, intervenção e analise das práticas de ensino
voltadas aos discentes da Educação Infantil, compartilhando desse momento
com a mesma companheira do estágio anterior, mas sob a orientação da
Professora Katia Patrício B. Campos. Já no que se refere ao estágio III: A
regência no ensino Fundamental I procedeu na mesma sequencia do estágio II, no entanto estas sendo voltadas para os alunos do ensino fundamental, e
compartilhando a docência com as minhas colegas Morgana Cavalcante e
Bárbara Patrício e com a supervisão de estágio a e orientação para elaboração
do TCC as Prof.ª Drª. Ireneide Gomes de Abreu e Edileuza Custódio
Rodrigues.
Desta forma, este trabalho de conclusão de curso está estruturado da
seguinte maneira: Trajetória escolar antes do ingresso na Universidade;
Trajetória da formação durante a graduação em Pedagogia; Aprendizagens no
âmbito dos componentes curriculares que abordam os conteúdos básicos
profissionais; Experiências vivenciadas durante os estágios curriculares
supervisionados I, II e III; Aprendizagens no âmbito dos componentes
curriculares do núcleo de aprofundamento e diversificação dos estudos,
considerações finais. Quais experiências vivenciadas serão abordadas a
seguir. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Traçando linhas e construindo sonhos: experiências e memórias da formação. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-09 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28863 |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-16T00:56:21Z |
|
dc.date.available |
2023-02-15 |
|
dc.date.available |
2023-02-16T00:56:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Memorial de formação |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - memorial |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia - memorial |
pt_BR |
dc.subject |
Memórias - formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Training memorial |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - memorial |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy - memorial |
pt_BR |
dc.subject |
Memories - teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised Internship - Pedagogy - CH |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Maria Cristina da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Tracing lines and building dreams: training experiences and memories. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Maria Cristina da. Traçando linhas e construindo sonhos: experiências e memórias da formação. 2014. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Memorial), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28863 |
pt_BR |