dc.creator.ID |
SILVA, J. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ABREU, Ireneide Gomes de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ABREU, I. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
RODRIGUES, Edileuza Custódio. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
RODRIGUES, E. C. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho é fruto da reflexão de experiências que se desenvolveram
durante todo o curso da graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Campina
Grande. Trata-se de uma descrição e análise geral dos componentes curriculares do
núcleo de estudos básicos, bem como do núcleo de aprofundamento e diversificação dos
estudos.
Este estudo está organizado na forma de memorial acadêmico, que se constitui
como uma forma autobiográfica de pensar a formação docente para além da
racionalização científica dos trabalhos de conclusão de curso em forma da tão
disseminada monografia. Segundo Passegi (2006), etimologicamente falando, enquanto
palavra com origem latina o nome memorial remete a algo que faz lembrar. A autora vai
além e define dois tipos: o memorial descritivo e o memorial de formação. Em ambos o
narrador vai analisar seu caminho acadêmico pontuando aspectos significativos na sua
formação e traçando seu projeto de vida. No primeiro, há uma reflexão individual
realizada seguindo parâmetros publicados em editais como concursos, já o segundo é
produzido para trabalhos de conclusão de curso com o objetivo de obtenção de título
acadêmico.
Seguindo esta lógica, objetiva-se reunir aqui, informações que visam informar
ao leitor, desde a trajetória escolar que implicou na escolha do curso de Pedagogia, até o
próprio percurso desenvolvido na graduação, dando ênfase aos componentes
curriculares obrigatórios de estágio supervisionado.
Portanto, este memorial de formação é dividido em algumas partes, a iniciar
sobre a trajetória escolar antes do ingresso na Universidade, em busca de se conhecer se
a aproximação com a docência tem alguma influência com minha história de vida
anterior. Na sequência, abordo como se deu a trajetória da formação durante a
graduação em Pedagogia, fazendo um recorte nas aprendizagens no âmbito dos
componentes curriculares do núcleo de estudos básicos.Nesse âmbito, relato e apresento
as experiências vivenciadas durante os estágios supervisionados, iniciando pelo estágio
em gestão, estágio na educação infantil e o estágio nos anos iniciais do ensino
fundamental. Finalizando esta parte, apresento relatos e análises acerca das aprendizagens no âmbito dos componentes curriculares do núcleo de aprofundamento e
diversificação dos estudos. Após, apresento as considerações finais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.title |
Formação em foco: vivências sobre a trajetória da formação docente. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-09 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28868 |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-16T11:28:44Z |
|
dc.date.available |
2023-02-16 |
|
dc.date.available |
2023-02-16T11:28:44Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - memorial |
pt_BR |
dc.subject |
Memorial de formação |
pt_BR |
dc.subject |
Memória - formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Formação Pedagógica - memorial |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - memorial |
pt_BR |
dc.subject |
Training memorial |
pt_BR |
dc.subject |
Memory - teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical Training - memorial |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Jéssica Barbosa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Training in focus: experiences on the trajectory of teacher training. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Jéssica Barbosa da. Formação em foco: vivências sobre a trajetória da formação docente. 2014. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Memorial), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28868 |
pt_BR |