DSpace/Manakin Repository

Formação em foco: vivências sobre a trajetória da formação docente.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ABREU, Ireneide Gomes de.
dc.contributor.advisor1ID ABREU, I. G. pt_BR
dc.contributor.advisor2 RODRIGUES, Edileuza Custódio.
dc.contributor.advisor2ID RODRIGUES, E. C. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho é fruto da reflexão de experiências que se desenvolveram durante todo o curso da graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Trata-se de uma descrição e análise geral dos componentes curriculares do núcleo de estudos básicos, bem como do núcleo de aprofundamento e diversificação dos estudos. Este estudo está organizado na forma de memorial acadêmico, que se constitui como uma forma autobiográfica de pensar a formação docente para além da racionalização científica dos trabalhos de conclusão de curso em forma da tão disseminada monografia. Segundo Passegi (2006), etimologicamente falando, enquanto palavra com origem latina o nome memorial remete a algo que faz lembrar. A autora vai além e define dois tipos: o memorial descritivo e o memorial de formação. Em ambos o narrador vai analisar seu caminho acadêmico pontuando aspectos significativos na sua formação e traçando seu projeto de vida. No primeiro, há uma reflexão individual realizada seguindo parâmetros publicados em editais como concursos, já o segundo é produzido para trabalhos de conclusão de curso com o objetivo de obtenção de título acadêmico. Seguindo esta lógica, objetiva-se reunir aqui, informações que visam informar ao leitor, desde a trajetória escolar que implicou na escolha do curso de Pedagogia, até o próprio percurso desenvolvido na graduação, dando ênfase aos componentes curriculares obrigatórios de estágio supervisionado. Portanto, este memorial de formação é dividido em algumas partes, a iniciar sobre a trajetória escolar antes do ingresso na Universidade, em busca de se conhecer se a aproximação com a docência tem alguma influência com minha história de vida anterior. Na sequência, abordo como se deu a trajetória da formação durante a graduação em Pedagogia, fazendo um recorte nas aprendizagens no âmbito dos componentes curriculares do núcleo de estudos básicos.Nesse âmbito, relato e apresento as experiências vivenciadas durante os estágios supervisionados, iniciando pelo estágio em gestão, estágio na educação infantil e o estágio nos anos iniciais do ensino fundamental. Finalizando esta parte, apresento relatos e análises acerca das aprendizagens no âmbito dos componentes curriculares do núcleo de aprofundamento e diversificação dos estudos. Após, apresento as considerações finais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Pedagogia pt_BR
dc.title Formação em foco: vivências sobre a trajetória da formação docente. pt_BR
dc.date.issued 2014-09
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28868
dc.date.accessioned 2023-02-16T11:28:44Z
dc.date.available 2023-02-16
dc.date.available 2023-02-16T11:28:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente - memorial pt_BR
dc.subject Memorial de formação pt_BR
dc.subject Memória - formação docente pt_BR
dc.subject Formação Pedagógica - memorial pt_BR
dc.subject Teacher training - memorial pt_BR
dc.subject Training memorial pt_BR
dc.subject Memory - teacher training pt_BR
dc.subject Pedagogical Training - memorial pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Jéssica Barbosa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Training in focus: experiences on the trajectory of teacher training. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Jéssica Barbosa da. Formação em foco: vivências sobre a trajetória da formação docente. 2014. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Memorial), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28868 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta