DSpace/Manakin Repository

Rememorando e refletindo a trajetória da minha formação acadêmica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GONÇALVES, E. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3332497929798489 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ABREU, Ireneide Gomes de.
dc.contributor.advisor1ID ABREU, I. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7967580792029663 pt_BR
dc.contributor.advisor2 RODRIGUES, Edileuza Custódio.
dc.contributor.advisor2ID RODRIGUES, E. C. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/2062847108369493 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem por objetivo apresentar as memórias e reflexões teóricas e práticas vivenciadas ao longo de minha trajetória escolar e acadêmica, constituída por lembranças e recordações vividas no decorrer de minha trajetória inicial, durante os primeiros anos de escolarização, nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, no ensino médio e durante os quatro anos de licenciatura em pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande. Além destas experiências aqui tomadas como memórias de formação social e profissional, são tomadas como destaque as experiências vivenciadas nos Estágios Supervisionados da grade curricular do curso, correlacionando com as disciplinas teóricas, sendo estes: Estágio Supervisionado I, em gestão escolar; Estágio Supervisionado II, na educação infantil e Estágio Supervisionado III, nos primeiros anos do ensino fundamental. O estágio supervisionado no contexto da educação superior tem fundamental importância, por destacar-se como etapa que possibilita aproximação entre os conhecimentos adquiridos em sala de aula e o convívio prático em seu futuro ambiente de trabalho. Sendo assim, o estagiário entra em contato com o mundo escolar, coletando informações, observando, registrando tudo o que poderá auxiliá-lo a diagnosticar as e relatar os pontos positivos e negativos observados nas instituições de ensino. Por fim, traçam algumas expectativas acerca da realidade escolar: a escola que temos e a escola que queremos, buscando refletir sobre a necessidade de reconfigurar o papel docente junto às demandas sociais e educativas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Pedagogia Educação pt_BR
dc.title Rememorando e refletindo a trajetória da minha formação acadêmica. pt_BR
dc.date.issued 2015-03
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28869
dc.date.accessioned 2023-02-16T11:30:12Z
dc.date.available 2023-02-16
dc.date.available 2023-02-16T11:30:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Memorial acadêmico pt_BR
dc.subject Academic memorial pt_BR
dc.subject Memórias pt_BR
dc.subject Memoirs pt_BR
dc.subject Trajetória acadêmica pt_BR
dc.subject Academic trajectory pt_BR
dc.subject Formação docente - memorial pt_BR
dc.subject Teacher training - memorial pt_BR
dc.subject Formação em Pedagogia - memorial pt_BR
dc.subject Training in Pedagogy - memorial pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GONÇALVES, Edilene da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Recalling and reflecting on the trajectory of my academic training. pt_BR
dc.identifier.citation GONÇALVES, Edilene da Silva. Rememorando e refletindo a trajetória da minha formação acadêmica. 2014. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Memorial), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28869 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta