dc.creator.ID |
GONÇALVES, E. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3332497929798489 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ABREU, Ireneide Gomes de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ABREU, I. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7967580792029663 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
RODRIGUES, Edileuza Custódio. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
RODRIGUES, E. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2062847108369493 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem por objetivo apresentar as memórias e reflexões teóricas e
práticas vivenciadas ao longo de minha trajetória escolar e acadêmica, constituída por
lembranças e recordações vividas no decorrer de minha trajetória inicial, durante os
primeiros anos de escolarização, nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, no
ensino médio e durante os quatro anos de licenciatura em pedagogia na Universidade
Federal de Campina Grande. Além destas experiências aqui tomadas como memórias de
formação social e profissional, são tomadas como destaque as experiências vivenciadas
nos Estágios Supervisionados da grade curricular do curso, correlacionando com as
disciplinas teóricas, sendo estes: Estágio Supervisionado I, em gestão escolar; Estágio
Supervisionado II, na educação infantil e Estágio Supervisionado III, nos primeiros anos
do ensino fundamental. O estágio supervisionado no contexto da educação superior tem
fundamental importância, por destacar-se como etapa que possibilita aproximação entre
os conhecimentos adquiridos em sala de aula e o convívio prático em seu futuro
ambiente de trabalho. Sendo assim, o estagiário entra em contato com o mundo escolar,
coletando informações, observando, registrando tudo o que poderá auxiliá-lo a
diagnosticar as e relatar os pontos positivos e negativos observados nas instituições de
ensino. Por fim, traçam algumas expectativas acerca da realidade escolar: a escola que
temos e a escola que queremos, buscando refletir sobre a necessidade de reconfigurar o
papel docente junto às demandas sociais e educativas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Pedagogia
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Rememorando e refletindo a trajetória da minha formação acadêmica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-03 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28869 |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-16T11:30:12Z |
|
dc.date.available |
2023-02-16 |
|
dc.date.available |
2023-02-16T11:30:12Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Memorial acadêmico |
pt_BR |
dc.subject |
Academic memorial |
pt_BR |
dc.subject |
Memórias |
pt_BR |
dc.subject |
Memoirs |
pt_BR |
dc.subject |
Trajetória acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Academic trajectory |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - memorial |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - memorial |
pt_BR |
dc.subject |
Formação em Pedagogia - memorial |
pt_BR |
dc.subject |
Training in Pedagogy - memorial |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GONÇALVES, Edilene da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Recalling and reflecting on the trajectory of my academic training. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GONÇALVES, Edilene da Silva. Rememorando e refletindo a trajetória da minha formação acadêmica. 2014. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Memorial), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28869 |
pt_BR |