DSpace/Manakin Repository

Moda online: os desafios e oportunidades dos empreendedores varejistas do ramo de vestuário na transição para o e-commerce.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GUIMARÃES, J. A. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Laura Maria Aguiar.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, L. M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8428274442746552 pt_BR
dc.contributor.referee1 ABRANTES, Luciene Alencar Firmo.
dc.contributor.referee1ID ABRANTES, L. A. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8402966533535337 pt_BR
dc.contributor.referee2 CHAGAS, Gabrielle Maria de Oliveira.
dc.contributor.referee2ID CHAGAS, G. M. O. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7605389110154901 pt_BR
dc.description.resumo Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, muitas lojas que antes vendiam apenas presencialmente tiveram que migrar as operações para o varejo virtual. Neste cenário, este estudo possui como objetivo compreender os desafios e oportunidades dos varejistas do ramo de vestuário de Campina Grande no processo de transição para o varejo eletrônico. Para tal, foi escolhida uma abordagem qualitativa de entrevistas com empresários. As técnicas de coleta de dados utilizadas consistiram em entrevistas estruturadas aplicadas com cinco líderes empresariais do município de Campina Grande - PB. A análise de conteúdo foi utilizada como método de pesquisa. Esse número foi determinado devido à saturação natural dos dados apresentados. Como resultado, constatou-se que os varejistas ainda têm alguns desafios a serem superados, mais notavelmente, como as lojas usam os recursos que possuem atualmente para atingir um público maior e como abordar clientes on-line e vender. Enquanto isso, a oportunidade do varejo eletrônico vem com inovação, durante a pandemia, ficou claro que os lojistas necessitavam sair de suas zonas de conforto e experimentar algo novo, ou seja, serviços online, que eram vistos como uma solução na época, tornaram-se muito úteis para a loja atualmente e para o futuro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Moda online: os desafios e oportunidades dos empreendedores varejistas do ramo de vestuário na transição para o e-commerce. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-08
dc.description.abstract In 2020, due to the Covid-19 pandemic, many stores that previously only sold in person had to migrate operations to virtual retail. In this scenario, this study aims to understand the challenges and opportunities of clothing retailers in Campina Grande in the process of transition to electronic retail. For this, a qualitative approach of interviews with entrepreneurs was chosen. The data collection techniques used consisted of structured interviews with five business leaders in the city of Campina Grande - PB. Content analysis was used as a research method. This number was determined due to the natural saturation of the data presented. As a result, it found that retailers still have some challenges to overcome, most notably, how stores use the resources they currently have to reach a larger audience and how to approach customers online and sell. Meanwhile, the e-retail opportunity comes with innovation, during the pandemic it was clear that shopkeepers needed to step out of their comfort zones and try something new, i.e. online services, which were seen as a solution at the time, have become if very useful for the store now and for the future. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28877
dc.date.accessioned 2023-02-16T19:56:54Z
dc.date.available 2023-02-16
dc.date.available 2023-02-16T19:56:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Vestuário - empreendedores pt_BR
dc.subject Clothing - Entrepreneurs pt_BR
dc.subject Empreendedores varejistas - vestuário pt_BR
dc.subject Retail Entrepreneurs - Apparel pt_BR
dc.subject Segmento de vestuário - varejo pt_BR
dc.subject Clothing segment - retail pt_BR
dc.subject E-commerce pt_BR
dc.subject E-commerce pt_BR
dc.subject Comércio eletrônico - vestuário pt_BR
dc.subject E-Commerce - Apparel pt_BR
dc.subject Varejo eletrônico pt_BR
dc.subject Electronic retail pt_BR
dc.subject Lojas virtuais pt_BR
dc.subject Virtual stores pt_BR
dc.subject Redes sociais pt_BR
dc.subject Social media pt_BR
dc.subject mercado varejista pt_BR
dc.subject Retail market pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GUIMARÃES, Júlio Alberto Caxias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Online fashion: the challenges and opportunities of retail entrepreneurs in the clothing branch in the transition to ecommerce. pt_BR
dc.identifier.citation GUIMARÃES, Júlio Alberto Caxias. Moda online: os desafios e oportunidades dos empreendedores varejistas do ramo de vestuário na transição para o e-commerce. 2023. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28877 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta