dc.creator.ID |
GUIMARÃES, J. A. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Laura Maria Aguiar. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, L. M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8428274442746552 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ABRANTES, Luciene Alencar Firmo. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ABRANTES, L. A. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8402966533535337 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CHAGAS, Gabrielle Maria de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CHAGAS, G. M. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7605389110154901 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, muitas lojas que antes vendiam apenas
presencialmente tiveram que migrar as operações para o varejo virtual. Neste cenário, este
estudo possui como objetivo compreender os desafios e oportunidades dos varejistas do ramo
de vestuário de Campina Grande no processo de transição para o varejo eletrônico. Para tal, foi
escolhida uma abordagem qualitativa de entrevistas com empresários. As técnicas de coleta de
dados utilizadas consistiram em entrevistas estruturadas aplicadas com cinco líderes
empresariais do município de Campina Grande - PB. A análise de conteúdo foi utilizada como
método de pesquisa. Esse número foi determinado devido à saturação natural dos dados
apresentados. Como resultado, constatou-se que os varejistas ainda têm alguns desafios a serem
superados, mais notavelmente, como as lojas usam os recursos que possuem atualmente para
atingir um público maior e como abordar clientes on-line e vender. Enquanto isso, a
oportunidade do varejo eletrônico vem com inovação, durante a pandemia, ficou claro que os
lojistas necessitavam sair de suas zonas de conforto e experimentar algo novo, ou seja, serviços
online, que eram vistos como uma solução na época, tornaram-se muito úteis para a loja
atualmente e para o futuro. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Moda online: os desafios e oportunidades dos empreendedores varejistas do ramo de vestuário na transição para o e-commerce. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-08 |
|
dc.description.abstract |
In 2020, due to the Covid-19 pandemic, many stores that previously only sold in person had
to migrate operations to virtual retail. In this scenario, this study aims to understand the
challenges and opportunities of clothing retailers in Campina Grande in the process of
transition to electronic retail. For this, a qualitative approach of interviews with entrepreneurs
was chosen. The data collection techniques used consisted of structured interviews with five
business leaders in the city of Campina Grande - PB. Content analysis was used as a research
method. This number was determined due to the natural saturation of the data presented. As a
result, it found that retailers still have some challenges to overcome, most notably, how stores
use the resources they currently have to reach a larger audience and how to approach
customers online and sell. Meanwhile, the e-retail opportunity comes with innovation, during
the pandemic it was clear that shopkeepers needed to step out of their comfort zones and try
something new, i.e. online services, which were seen as a solution at the time, have become
if very useful for the store now and for the future. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28877 |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-16T19:56:54Z |
|
dc.date.available |
2023-02-16 |
|
dc.date.available |
2023-02-16T19:56:54Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Vestuário - empreendedores |
pt_BR |
dc.subject |
Clothing - Entrepreneurs |
pt_BR |
dc.subject |
Empreendedores varejistas - vestuário |
pt_BR |
dc.subject |
Retail Entrepreneurs - Apparel |
pt_BR |
dc.subject |
Segmento de vestuário - varejo |
pt_BR |
dc.subject |
Clothing segment - retail |
pt_BR |
dc.subject |
E-commerce |
pt_BR |
dc.subject |
E-commerce |
pt_BR |
dc.subject |
Comércio eletrônico - vestuário |
pt_BR |
dc.subject |
E-Commerce - Apparel |
pt_BR |
dc.subject |
Varejo eletrônico |
pt_BR |
dc.subject |
Electronic retail |
pt_BR |
dc.subject |
Lojas virtuais |
pt_BR |
dc.subject |
Virtual stores |
pt_BR |
dc.subject |
Redes sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Social media |
pt_BR |
dc.subject |
mercado varejista |
pt_BR |
dc.subject |
Retail market |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GUIMARÃES, Júlio Alberto Caxias. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Online fashion: the challenges and opportunities of retail entrepreneurs in the clothing branch in the transition to ecommerce. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GUIMARÃES, Júlio Alberto Caxias. Moda online: os desafios e oportunidades dos empreendedores varejistas do ramo de vestuário na transição para o e-commerce. 2023. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28877 |
pt_BR |