DSpace/Manakin Repository

Dispositivos para simulação realística em enfermagem na assistência a pacientes com colostomia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, P. S. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7190612006641531 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Alana Tamar Oliveira de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, A. T. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA DE SOUSA, ALANA TAMAR. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9565834328174854 pt_BR
dc.contributor.referee1 AGRA, Glenda.
dc.contributor.referee1ID AGRA, G. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4881187066358568 pt_BR
dc.contributor.referee2 LIMA, Édija Anália Rodrigues de.
dc.contributor.referee2ID LIMA, E.A.R. de. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1043760665389361 pt_BR
dc.description.resumo Introdução: A Simulação Realística no ensino da assistência de enfermagem à pessoa com colostomia pode ser um excelente instrumento para criar situações reais que podem ser encontradas nos diversos serviços de saúde. Objetivo: O objetivo deste trabalho é apresentar a criação de um dispositivo artesanal para a prática de simulação realística no ensino da Enfermagem na assistência a pacientes com colostomia. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica que foi realizada para desenvolver uma tecnologia educacional no âmbito da saúde. A tecnologia desenvolvida inclui dispositivo de irrigação para colostomia (bolsa de irrigação, cone, manga, cinto de sustentação), bolsa para colostomia, estoma e o minicap. Houve dois cenários para a pesquisa, sendo o primeiro o laboratório de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité/PB, para a fotografia dos dispositivos de irrigação originais e posterior confecção dos dispositivos artesanais. O segundo cenário foi o ambiente virtual, em que a pesquisa foi realizada para a construção deste trabalho científico. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino Americano em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados em Enfermagem (BDENF), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e utilizando os descritores “Colostomia”, “Bolsas de colostomia”, “Tecnologia educacional” e “Enfermagem”, com o operador booleano AND. Após análise dos dados, emergiram-se 03 (três) categorias, a saber: 1) Tecnologias educacionais para o ensino da enfermagem em colostomias; 2) Repercussão do uso das tecnologias educacionais no ensino da enfermagem em colostomias; 3) Construção do sistema de irrigação. Resultados e Discussão: Nove artigos compuseram a amostra final. Dentre essas ferramentas os artigos da pesquisa trouxeram vídeos educativos que já são bastante utilizados no cenário de formação, cartilhas e aventais de simulação, mostrando os órgãos do trato gastrointestinal (TGI), que vêm sendo criados e validados para implementação no ensino da enfermagem, direcionados a docentes, discentes, pacientes e familiares que experimentam o uso da colostomia. Na formação em saúde e, principalmente na enfermagem, esses recursos são frequentemente utilizados para desenvolvimento de competências, envolvimento afetivo, substituir apresentações ao vivo, treinar habilidades e além disso, auxiliar no aprendizado teórico com entendimento cognitivo e reflexivo. Conclusão: A colostomia, sem dúvida, impõe muitas mudanças no modo de vida do indivíduo. De modo geral, acarreta mudanças físicas, comportamentais e emocionais, trazendo a não socialização, o isolamento, o medo de rejeição, a perda da autonomia e da identidade. Portanto, este trabalho pode abrir novos caminhos no âmbito da saúde, principalmente, no ensino da enfermagem, por retratar uma inovação tecnológica capaz de transformar laboratórios e salas de aula em grandes cenários de formação acadêmica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title Dispositivos para simulação realística em enfermagem na assistência a pacientes com colostomia. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-14
dc.description.abstract Introduction: Realistic Simulation in teaching nursing care to people with a colostomy can be an excellent instrument to create real situations that can be found in different health services. Objective: The objective of this work is to present the creation of a handmade device for the practice of realistic simulation in Nursing teaching in the care of patients with colostomy. Methodology: This is a methodological research that was carried out to develop an educational technology in the field of health. The technology developed includes a colostomy irrigation device (irrigation bag, cone, sleeve, support belt), colostomy bag, stoma and the minicap. There were two scenarios for the research, the first being the Nursing laboratory of the Federal University of Campina Grande, campus Cuité/PB, for the photography of the original irrigation devices and subsequent manufacture of the handmade devices. The second scenario was the virtual environment, in which the research was carried out for the construction of this scientific work. The research was carried out in the databases Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Latin American Literature in Health Sciences (LILACS), Database in Nursing (BDENF), Scientific Electronic Library Online (SciELO) and using the descriptors “Colostomy”, “Colostomy bags”, “Educational technology” and “Nursing”, with the Boolean AND operator. After analyzing the data, 03 (three) categories emerged, namely: 1) Educational technologies for teaching nursing in colostomies; 2) Repercussion of the use of educational technologies in teaching nursing in colostomies; 3) Construction of the irrigation system. Results and Discussion: Nine articles made up the final sample. Among these tools, the research articles brought educational videos that are already widely used in the training scenario, simulation booklets and aprons, showing the organs of the gastrointestinal tract (GIT), which have been created and validated for implementation in nursing education, aimed at to professors, students, patients and family members who experience the use of colostomy. In health education, and especially in nursing, these resources are often used to develop skills, affective involvement, replace live presentations, train skills and, in addition, help in theoretical learning with cognitive and reflective understanding. Conclusion: The colostomy undoubtedly imposes many changes in the individual's way of life. In general, it causes physical, behavioral and emotional changes, leading to non-socialization, isolation, fear of rejection, loss of autonomy and identity. Therefore, this work can open new paths in the field of health, mainly in nursing education, by portraying a technological innovation capable of transforming laboratories and classrooms into great scenarios for academic training. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28919
dc.date.accessioned 2023-02-27T13:27:20Z
dc.date.available 2023-02-27
dc.date.available 2023-02-27T13:27:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Colostomia pt_BR
dc.subject Simulação realística pt_BR
dc.subject Assistência de enfermagem pt_BR
dc.subject Ensino de enfermagem - simulação realística pt_BR
dc.subject Colostomy pt_BR
dc.subject Realistic simulation pt_BR
dc.subject Nursing care pt_BR
dc.subject Nursing teaching - realistic simulation pt_BR
dc.subject Simulación realista pt_BR
dc.subject Cuidado de enfermera pt_BR
dc.subject Enseñanza de enfermería - simulación realista pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Paulo Sérgio Amorim de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Devices for realistic nursing simulation in care to patients with a colostomy. pt_BR
dc.title.alternative Dispositivos para la simulación realista de enfermería en el cuidado a los pacientes con una colostomía. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Paulo Sérgio Amorim de. Dispositivos para simulação realística em enfermagem na assistência a pacientes com colostomia. 2023. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen Introducción: Simulación Realista en la enseñanza de los cuidados de enfermería a persona con una colostomía puede ser un excelente instrumento para crear situaciones que se pueden encontrar en los diferentes servicios de salud. Propósito: El objetivo de este trabajo es presentar la creación de un dispositivo artesanal para la práctica de simulación realista en la enseñanza de enfermería en el cuidado del paciente con colostomía. Metodología: Esta es una investigación metodológica que fue llevado a cabo para desarrollar una tecnología educativa en el campo de la salud. A tecnología desarrollada incluye dispositivo de irrigación para colostomía (bolsa de irrigación, cono, manguito, cinturón de soporte), bolsa para colostomía, estoma y el minitapa. Hubo dos escenarios para la investigación, siendo el primero el Enfermería en la Universidad Federal de Campina Grande, campus Cuité/PB, para la fotografía de los dispositivos de riego originales y posterior fabricación de los dispositivos hechos a mano. El segundo escenario fue el entorno virtual, en el que la investigación se llevó a cabo para la construcción de este trabajo científico. La investigación se llevó a cabo en Sistema de análisis y recuperación de literatura médica Bases de datos en línea (MEDLINE), Literatura Latinoamericana en Ciencias de la Salud (LILACS), Base de datos Datos en Enfermería (BDENF), Biblioteca Científica Electrónica en Línea (SciELO) y utilizando los descriptores “Colostomía”, “Bolsas de colostomía”, “Tecnología educativo” y “Enfermería”, con el operador booleano AND. Después del análisis de datos, surgieron 03 (tres) categorías, a saber: 1) Tecnologías educativas para la enseñanza de enfermería en colostomías; 2) Impacto del uso de tecnologías educativo en la enseñanza de enfermería en colostomías; 3) Construcción del sistema de riego Resultados y Discusión: Nueve artículos conformaron la muestra final. Entre estas herramientas, los artículos de investigación trajeron videos educativos que ya son ampliamente utilizados en el escenario de entrenamiento, folletos de simulación y delantales, mostrando los órganos del tracto gastrointestinal (GIT), que han sido creados y validado para su implementación en la educación de enfermería, dirigido a docentes, estudiantes, pacientes y familiares que experimentan el uso de la colostomía. En formación en salud y, principalmente en enfermería, estos recursos son a menudo se utiliza para el desarrollo de habilidades, el compromiso afectivo, sustituir presentaciones en vivo, entrenar habilidades y además, ayudar en la aprendizaje teórico con comprensión cognitiva y reflexiva. Conclusión: una la colostomía sin duda impone muchos cambios en la forma de vida del individuo. En generalmente, provoca cambios físicos, conductuales y emocionales, trayendo no socialización, aislamiento, miedo al rechazo, pérdida de autonomía y identidad. Por tanto, este trabajo puede abrir nuevos caminos en el campo de la salud, principalmente en la educación de enfermería, ya que representa una innovación tecnológica capaz de transformar laboratorios y aulas en grandes escenarios de formación académico. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta