dc.creator.ID |
OLIVEIRA, P. S. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7190612006641531 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Alana Tamar Oliveira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, A. T. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA DE SOUSA, ALANA TAMAR. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9565834328174854 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AGRA, Glenda. |
|
dc.contributor.referee1ID |
AGRA, G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4881187066358568 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LIMA, Édija Anália Rodrigues de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LIMA, E.A.R. de. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1043760665389361 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Introdução: A Simulação Realística no ensino da assistência de enfermagem à
pessoa com colostomia pode ser um excelente instrumento para criar situações
reais que podem ser encontradas nos diversos serviços de saúde. Objetivo: O
objetivo deste trabalho é apresentar a criação de um dispositivo artesanal para a
prática de simulação realística no ensino da Enfermagem na assistência a pacientes
com colostomia. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica que foi
realizada para desenvolver uma tecnologia educacional no âmbito da saúde. A
tecnologia desenvolvida inclui dispositivo de irrigação para colostomia (bolsa de
irrigação, cone, manga, cinto de sustentação), bolsa para colostomia, estoma e o
minicap. Houve dois cenários para a pesquisa, sendo o primeiro o laboratório de
Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité/PB, para
a fotografia dos dispositivos de irrigação originais e posterior confecção dos
dispositivos artesanais. O segundo cenário foi o ambiente virtual, em que a pesquisa
foi realizada para a construção deste trabalho científico. A pesquisa foi realizada nas
bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online
(MEDLINE), Literatura Latino Americano em Ciências da Saúde (LILACS), Base de
Dados em Enfermagem (BDENF), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e
utilizando os descritores “Colostomia”, “Bolsas de colostomia”, “Tecnologia
educacional” e “Enfermagem”, com o operador booleano AND. Após análise dos
dados, emergiram-se 03 (três) categorias, a saber: 1) Tecnologias educacionais para
o ensino da enfermagem em colostomias; 2) Repercussão do uso das tecnologias
educacionais no ensino da enfermagem em colostomias; 3) Construção do sistema
de irrigação. Resultados e Discussão: Nove artigos compuseram a amostra final.
Dentre essas ferramentas os artigos da pesquisa trouxeram vídeos educativos que
já são bastante utilizados no cenário de formação, cartilhas e aventais de simulação,
mostrando os órgãos do trato gastrointestinal (TGI), que vêm sendo criados e
validados para implementação no ensino da enfermagem, direcionados a docentes,
discentes, pacientes e familiares que experimentam o uso da colostomia. Na
formação em saúde e, principalmente na enfermagem, esses recursos são
frequentemente utilizados para desenvolvimento de competências, envolvimento
afetivo, substituir apresentações ao vivo, treinar habilidades e além disso, auxiliar no
aprendizado teórico com entendimento cognitivo e reflexivo. Conclusão: A
colostomia, sem dúvida, impõe muitas mudanças no modo de vida do indivíduo. De
modo geral, acarreta mudanças físicas, comportamentais e emocionais, trazendo a
não socialização, o isolamento, o medo de rejeição, a perda da autonomia e da
identidade. Portanto, este trabalho pode abrir novos caminhos no âmbito da saúde,
principalmente, no ensino da enfermagem, por retratar uma inovação tecnológica
capaz de transformar laboratórios e salas de aula em grandes cenários de formação
acadêmica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.title |
Dispositivos para simulação realística em enfermagem na assistência a pacientes com colostomia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-14 |
|
dc.description.abstract |
Introduction: Realistic Simulation in teaching nursing care to people with a
colostomy can be an excellent instrument to create real situations that can be found
in different health services. Objective: The objective of this work is to present the
creation of a handmade device for the practice of realistic simulation in Nursing
teaching in the care of patients with colostomy. Methodology: This is a
methodological research that was carried out to develop an educational technology in
the field of health. The technology developed includes a colostomy irrigation device
(irrigation bag, cone, sleeve, support belt), colostomy bag, stoma and the minicap.
There were two scenarios for the research, the first being the Nursing laboratory of
the Federal University of Campina Grande, campus Cuité/PB, for the photography of
the original irrigation devices and subsequent manufacture of the handmade devices.
The second scenario was the virtual environment, in which the research was carried
out for the construction of this scientific work. The research was carried out in the
databases Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE),
Latin American Literature in Health Sciences (LILACS), Database in Nursing
(BDENF), Scientific Electronic Library Online (SciELO) and using the descriptors
“Colostomy”, “Colostomy bags”, “Educational technology” and “Nursing”, with the
Boolean AND operator. After analyzing the data, 03 (three) categories emerged,
namely: 1) Educational technologies for teaching nursing in colostomies; 2)
Repercussion of the use of educational technologies in teaching nursing in
colostomies; 3) Construction of the irrigation system. Results and Discussion: Nine
articles made up the final sample. Among these tools, the research articles brought
educational videos that are already widely used in the training scenario, simulation
booklets and aprons, showing the organs of the gastrointestinal tract (GIT), which
have been created and validated for implementation in nursing education, aimed at to
professors, students, patients and family members who experience the use of
colostomy. In health education, and especially in nursing, these resources are often
used to develop skills, affective involvement, replace live presentations, train skills
and, in addition, help in theoretical learning with cognitive and reflective
understanding. Conclusion: The colostomy undoubtedly imposes many changes in
the individual's way of life. In general, it causes physical, behavioral and emotional
changes, leading to non-socialization, isolation, fear of rejection, loss of autonomy
and identity. Therefore, this work can open new paths in the field of health, mainly in
nursing education, by portraying a technological innovation capable of transforming
laboratories and classrooms into great scenarios for academic training. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28919 |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-27T13:27:20Z |
|
dc.date.available |
2023-02-27 |
|
dc.date.available |
2023-02-27T13:27:20Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Colostomia |
pt_BR |
dc.subject |
Simulação realística |
pt_BR |
dc.subject |
Assistência de enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de enfermagem - simulação realística |
pt_BR |
dc.subject |
Colostomy |
pt_BR |
dc.subject |
Realistic simulation |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing care |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing teaching - realistic simulation |
pt_BR |
dc.subject |
Simulación realista |
pt_BR |
dc.subject |
Cuidado de enfermera |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de enfermería - simulación realista |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Paulo Sérgio Amorim de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Devices for realistic nursing simulation in care to patients with a colostomy. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Dispositivos para la simulación realista de enfermería en el cuidado a los pacientes con una colostomía. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Paulo Sérgio Amorim de. Dispositivos para simulação realística em enfermagem na assistência
a pacientes com colostomia. 2023. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Introducción: Simulación Realista en la enseñanza de los cuidados de enfermería a
persona con una colostomía puede ser un excelente instrumento para crear situaciones
que se pueden encontrar en los diferentes servicios de salud. Propósito: El
objetivo de este trabajo es presentar la creación de un dispositivo artesanal para la
práctica de simulación realista en la enseñanza de enfermería en el cuidado del paciente
con colostomía. Metodología: Esta es una investigación metodológica que fue
llevado a cabo para desarrollar una tecnología educativa en el campo de la salud. A
tecnología desarrollada incluye dispositivo de irrigación para colostomía (bolsa de
irrigación, cono, manguito, cinturón de soporte), bolsa para colostomía, estoma y el
minitapa. Hubo dos escenarios para la investigación, siendo el primero el
Enfermería en la Universidad Federal de Campina Grande, campus Cuité/PB, para
la fotografía de los dispositivos de riego originales y posterior fabricación de los
dispositivos hechos a mano. El segundo escenario fue el entorno virtual, en el que la investigación
se llevó a cabo para la construcción de este trabajo científico. La investigación se llevó a cabo en
Sistema de análisis y recuperación de literatura médica Bases de datos en línea
(MEDLINE), Literatura Latinoamericana en Ciencias de la Salud (LILACS), Base de datos
Datos en Enfermería (BDENF), Biblioteca Científica Electrónica en Línea (SciELO) y
utilizando los descriptores “Colostomía”, “Bolsas de colostomía”, “Tecnología
educativo” y “Enfermería”, con el operador booleano AND. Después del análisis de
datos, surgieron 03 (tres) categorías, a saber: 1) Tecnologías educativas para
la enseñanza de enfermería en colostomías; 2) Impacto del uso de tecnologías
educativo en la enseñanza de enfermería en colostomías; 3) Construcción del sistema
de riego Resultados y Discusión: Nueve artículos conformaron la muestra final.
Entre estas herramientas, los artículos de investigación trajeron videos educativos que
ya son ampliamente utilizados en el escenario de entrenamiento, folletos de simulación y delantales,
mostrando los órganos del tracto gastrointestinal (GIT), que han sido creados y
validado para su implementación en la educación de enfermería, dirigido a docentes,
estudiantes, pacientes y familiares que experimentan el uso de la colostomía. En
formación en salud y, principalmente en enfermería, estos recursos son
a menudo se utiliza para el desarrollo de habilidades, el compromiso
afectivo, sustituir presentaciones en vivo, entrenar habilidades y además, ayudar en la
aprendizaje teórico con comprensión cognitiva y reflexiva. Conclusión: una
la colostomía sin duda impone muchos cambios en la forma de vida del individuo. En
generalmente, provoca cambios físicos, conductuales y emocionales, trayendo
no socialización, aislamiento, miedo al rechazo, pérdida de autonomía y
identidad. Por tanto, este trabajo puede abrir nuevos caminos en el campo de la salud,
principalmente en la educación de enfermería, ya que representa una innovación tecnológica
capaz de transformar laboratorios y aulas en grandes escenarios de formación
académico. |
pt_BR |