dc.creator.ID |
SILVA, A. A. S. |
pt_BR |
dc.creator.ID |
SILVA, ANDRÉ ALAN SANTOS. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2022115810195290 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, N. C. C. de B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, NATHANIELLY CYSTINE CB. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, NATHANIELLY CRISTINA CARVALHO DE B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6315363248040926 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FIGUEIREDO, Danielle Samara Tavares de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, D. S. T. de. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, DANIELLE SAMARA TAVARES. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA-FIGUEIREDO, D.S.T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5852668941136839 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CANTALICE, Anajás Cardoso da Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CARDOSO, A. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
CANTALICE, ASC. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
CARDOSO, ANAJÁS DA SILVA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3251079218354154 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A pandemia do novo coronavírus ou SARS-CoV-2, responsável por uma doença
aguda e de rápida evolução denominada COVID-19, restringiu o acesso da população aos
serviços essenciais para qualidade de vida, incluindo a continuidade das ações do Programa
Criança Feliz. Isto trouxe repercussões e perdas para crianças na primeira infância, um período
de suma importância para o desenvolvimento de estruturas e habilidades fundamentais.
Objetivo: identificar fatores associados a possíveis alterações no desenvolvimento infantil de
crianças assistidas pelo Programa Criança Feliz no contexto da pandemia da COVID-19.
Métodos: Trata-se de uma pesquisa transversal, realizada no Centro de Referência de
Assistência Social de um município no Curimataú Paraibano, com 32 famílias de crianças com
até 36 meses de idade em vulnerabilidade social, cadastradas no programa Criança Feliz. Para
coleta de dados foi utilizado um questionário contendo dados sociodemográficos, perinatais e do
desenvolvimento infantil; analisados estatisticamente de forma descritiva e inferencial por meio
do Teste Exato de Fisher, adotando-se um intervalo de 95% de confiança e nível de
significância de 5% (p <0,05). Resultados: Os fatores associados a alerta para o
desenvolvimento, com significância estatística, foram o tempo que a criança frequenta a creche
(p= 0,013), a renda familiar mensal (p= 0,005) e ter gravidez de risco (p= 0,014). Conclusão: Os
resultados apontam para a necessidade de estratégias e intervenções que visem diminuir fatores
que se relacionam negativamente ao desenvolvimento infantil e contribuir para integralidade
desse processo junto a rede de atenção à saúde da criança. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem de Saúde Pública |
pt_BR |
dc.title |
Fatores associados a possíveis alterações no desenvolvimento de crianças acompanhadas pelo Programa Criança Feliz na pandemia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-08 |
|
dc.description.abstract |
The pandemic of the new coronavirus or SARS-CoV-2, responsible for the acute and rapidly
evolving infection called COVID-19, restricted the population's access to essential services for
quality of life, including the continuity of the actions of the Happy Child Program. This brought
repercussions and losses for children in early childhood, a period of paramount importance for
the development of fundamental structures and skills. COVID-19 pandemic. This is a cross-
sectional survey, carried out at the Social Assistance Reference Center of a municipality in
Curimataú Paraibano, families of children up to 36 months of age in social vulnerability,
registered in the Happy Child program. For data collection, a questionnaire containing
sociodemographic, perinatal and child development data was used; analyzed statistically,
adopting a confidence interval of 95% and a significance level of p <0.05. The factors
associated with alertness for development, with statistical significance, were the time the child
attends daycare (p= 0.013), monthly family income (p= 0.005) and having a high-risk
pregnancy (p= 0.014). The results point to the need for strategies and interventions aimed at
reducing factors that are negatively related to child development and contributing to the
integrality of this process with the child health care network. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28926 |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-27T17:56:01Z |
|
dc.date.available |
2023-02-27 |
|
dc.date.available |
2023-02-27T17:56:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde pública |
pt_BR |
dc.subject |
Serviço de saúde - acesso - pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Programa criança feliz - pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
CRAS - Curimataú paraibano - crianças |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças - desenvolvimento - pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Public health |
pt_BR |
dc.subject |
Health service - access - pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Happy Child Program - Pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
CRAS - Curimataú Paraíba - children |
pt_BR |
dc.subject |
Children - development - pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Salud pública |
pt_BR |
dc.subject |
Servicio de salud - acceso - pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Niño Feliz - Pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
CRAS - Curimataú Paraíba - niños |
pt_BR |
dc.subject |
Niños - desarrollo - pandemia |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, André Alan Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Factors associated with possible changes in the development of children monitored by the Happy Child Program in the pandemic. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Factores asociados a posibles cambios en el desarrollo de los niños monitoreados por el Programa Niño Feliz en la pandemia. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Andre Alan Santos. Fatores associados a possíveis alterações no desenvolvimento de crianças acompanhadas pelo Programa Criança Feliz na pandemia. 2023. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La pandemia del nuevo coronavirus o SARS-CoV-2, responsable de una enfermedad
enfermedad aguda y de rápida evolución denominada COVID-19, restringió el acceso de la población a
servicios esenciales para la calidad de vida, incluyendo la continuidad de las acciones del Programa
Niño feliz. Esto trajo repercusiones y pérdidas para los niños en la primera infancia, período
de suma importancia para el desarrollo de estructuras y habilidades fundamentales.
Objetivo: identificar factores asociados a posibles cambios en el desarrollo infantil de
niños atendidos por el Programa Niño Feliz en el contexto de la pandemia del COVID-19.
Métodos: Se trata de una encuesta transversal, realizada en el Centro de Referência de
Asistencia Social de un municipio de Curimataú Paraibano, con 32 familias de niños con
hasta los 36 meses de edad en vulnerabilidad social, registrados en el programa Niño Feliz. Para
recolección de datos, se utilizó un cuestionario que contiene datos sociodemográficos, perinatales y
desarrollo infantil; analizados estadísticamente de forma descriptiva e inferencial a través de
Prueba Exacta de Fisher, adoptando un intervalo de confianza del 95% y un nivel de
5% de significación (p<0,05). Resultados: Los factores asociados a la alerta por la
desarrollo, con significación estadística, fueron el tiempo que el niño asiste a la guardería
(p= 0,013), ingreso familiar mensual (p= 0,005) y tener un embarazo de alto riesgo (p= 0,014). Conclusión: El
Los resultados apuntan a la necesidad de estrategias e intervenciones dirigidas a reducir los factores
que se relacionan negativamente con el desarrollo infantil y contribuyen a la integralidad
de este proceso con la red de atención a la salud del niño. |
pt_BR |