DSpace/Manakin Repository

Compreensões de professoras sobre os campos de experiências presentes no currículo da educação infantil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, K. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9080070779481200 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, K. P. B pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0261889946629853 pt_BR
dc.contributor.referee1 AMORIM, Ana Luísa Nogueira de.
dc.contributor.referee1ID AMORIM, A. L. N. pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Maria das Graças.
dc.description.resumo Discussão atual no marco legal brasileiro, o debate curricular pelos campos de experiências está presente na Base Nacional Comum Curricular de 2017. Impulsionada pela reflexão sobre o impacto do currículo nos significados e saberes construídos pelas crianças e suas experiências, vislumbrei o desafio de conhecer como as professoras da Educação Infantil compreendem os campos de experiências. Nessa direção, o objetivo geral desta pesquisa de mestrado, vinculada à linha de pesquisa “Práticas educativas e Diversidade”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande, foi analisar a compreensão das professoras sobre os campos de experiências presentes no currículo da Educação Infantil. Para tanto, delineamos como objetivos específicos: a) investigar a concepção das professoras sobre o currículo na Educação Infantil; b) averiguar a compreensão das professoras sobre os campos de experiências; e c) conhecer as perspectivas de trabalho das professoras com os campos de experiências. Tema debatido em todas as etapas da educação básica, a definição de currículo está exposta a processos de rupturas e descontinuidades, que refletem relações de poder, políticas, culturas e de representatividade. A discussão da organização curricular pelos campos, por situar o currículo nas experiências das crianças em diferentes campos de conhecimento, isto é, inter-campos, modifica a ideia de conteúdo e currículo, indicando uma possibilidade de integralidade dos saberes. Seguindo o aporte teórico da perspectiva sócio-histórica, que concebe o sujeito pela relação dialética com o seu contexto social e cultural, buscamos realizar um diálogo com autores que tratam sobre currículo, campos de experiências, criança e infância. Para tanto, os dados foram construídos através de entrevista semiestruturada, vídeo-gravação, diário de bordo e áudio-gravação. As entrevistas foram realizadas com sete participantes, todas servidoras da rede pública de ensino do município de Campina Grande-PB, sendo seis professoras e uma representante da Secretaria de Educação. Para a análise das entrevistas, fizemos uso da metodologia núcleos de significação, que segue três etapas em seu processo: levantamento de pré-indicadores, sistematização de indicadores e construção dos núcleos de significação. Os dados produzidos apontam que as análises das significações nos indicam que a organização curricular pelos campos de experiências exige das professoras a articulação ampla do que seja criança, infância, currículo, BNCCEI, experiência e os próprios campos; e das instâncias educacionais que estão à frente destas profissionais, a necessidade de reflexão sobre a operacionalização dos campos, sobretudo nos planejamentos, e de meios que possam contribuir para a efetivação e a ampliação do que seja a construção dos saberes pelos campos de experiências na Educação Infantil. Estes ainda indicam que o trabalho docente pelos campos requer uma nova pedagogia que não aprisione ou fragmente a criança e que não limite a autoria docente. Para tanto, é fundamental uma pedagogia que respeite as várias maneiras como as crianças são e estão no mundo; que os interesses, experiências e reflexões delas sejam consideradas no processo de construção de conhecimento. Trata-se, portanto, de uma lacuna a ser preenchida, cuja solução depende de um conjunto de fatores que assegurem efetivamente a criança no centro do processo educativo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Compreensões de professoras sobre os campos de experiências presentes no currículo da educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2022-10-26
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28931
dc.date.accessioned 2023-02-27T21:12:44Z
dc.date.available 2023-02-27
dc.date.available 2023-02-27T21:12:44Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Compreensões docentes pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Campos de experiências pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Teaching understandings pt_BR
dc.subject Curriculum pt_BR
dc.subject fields of experiences pt_BR
dc.subject Education Children's pt_BR
dc.subject Child pt_BR
dc.subject Comprensiones docentes pt_BR
dc.subject Educación Infantil pt_BR
dc.subject Niño pt_BR
dc.subject Enseigner les compréhensions pt_BR
dc.subject Champs d'expériences pt_BR
dc.subject Éducation Enfants pt_BR
dc.subject Enfant pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Kellyana Ferreira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teachers' understandings about the fields of experience present in the early childhood education curriculum. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, K. Compreensões de professoras sobre os campos de experiências presentes no currículo da educação infantil. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR
dc.description.resumen Discusión actual en el marco legal brasileño, el debate curricular por campos de experiencia está presente en la Base Curricular Común Nacional, de 2017. Impulsado por la reflexión sobre el impacto del currículo en los significados y saberes construidos por los niños y sus experiencias, vislumbré el desafío de saber cómo los docentes de Primera Infancia conciben los campos de experiencia. En esa dirección, el objetivo general de esta investigación de maestría, vinculada a la línea de investigación "Prácticas Educativas y Diversidad", del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Campina Grande, fue analizar la comprensión de los docentes sobre los campos de experiencias en el currículo de Primera Infancia. Para ello, nos planteamos los siguientes objetivos específicos: a) investigar el concepto docente del currículo en la Educación Infantil; b) verificar la comprensión de los profesores sobre los campos de experiencia; y c) identificar las perspectivas de trabajo de los docentes con los campos de experiencia. Tema debatido en todas las etapas de la educación básica, la definición de currículo está expuesta a procesos de rupturas y discontinuidades, que reflejan relaciones de poder, políticas, culturas y representatividad. La discusión de la organización curricular por los campos de experiencias, al ubicar el currículo en las experiencias de los niños en diferentes campos del saber, o sea, en el interior de los campos, modifica la idea de contenido y currículo, indicando una posibilidad de integralidad de conocimiento. Siguiendo el aporte teórico de la perspectiva sociohistórica, que concibe al sujeto a través de una relación dialéctica con su contexto social y cultural, buscamos realizar un diálogo con autores que tratan sobre el currículo, campos de experiencia, niños y niñez. Para ello, los datos fueron construidos a través de entrevistas semiestructuradas, grabación de video, libro de registro y grabación de audio. Las entrevistas fueron realizadas con siete personas, todas empleadas del sistema escolar público de la ciudad de Campina Grande-PB, siendo seis docentes y un representante del Departamento de Educación Infantil. Para el análisis de las entrevistas se utilizó la metodología núcleos de sentido, según las tres etapas de su proceso: relevamiento de indicadores previos, sistematización de indicadores y construcción de núcleos de sentido. Los datos producidos indican que el análisis de los significados apunta que la organización curricular por campos de experiencias exige de los docentes la articulación amplia de lo que es, niño, niñez, currículo, BNCCEI, experiencia y los campos; y de las instancias educativas que están a cargo de estos profesionales, se exige la necesidad de reflexionar sobre la operacionalización de los campos, especialmente en la planificación, y sobre los medios que pueden contribuir a la eficacia y ampliación de lo que es la construcción del conocimiento por los campos de experiencias en Educación Infantil. Estos también indican que el trabajo docente por los campos requiere una nueva pedagogía que no aprisione ni fragmente al niño y que no limite la autoría docente. Por eso, es fundamental una pedagogía que respete las diversas formas en que los niños son y están en el mundo; que sus intereses, experiencias y reflexiones sean considerados en el proceso de construcción del conocimiento. Se trata, por lo tanto, de un vacío a llenar, cuya solución depende de un conjunto de factores que aseguren efectivamente que el niño esté en el centro del proceso educativo. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta