DSpace/Manakin Repository

A poesia no ensino de física: uma análise dessa relação a partir da percepção de licenciados em Educação do Campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, E. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5584451973024326 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Patrício José Felix da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, P. J. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9421886341832591 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCAMTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursoalecampoCDSA.2023.tccmon.costa
dc.description.resumo Esta pesquisa de estudo abordou o presente tema: A Poesia no Ensino de Física: uma análise dessa relação a partir da percepção de licenciandos em Educação do Campo. A escolha do tema surgiu durante a realização do projeto de intervenção, no componente curricular de Estágio Supervisionado IV do curso de Educação do Campo, onde na função de estagiário e observador foi possível analisar o ensino, a didática e as estratégias utilizadas pelos professores de Física, durante sua atuação em sala aula. Refletimos neste trabalho de conclusão, que as escolhas dos materiais didáticos e a organização dos conteúdos didáticos que foi ministrado pelos professores da área de Ciências na sala de aula, não são eficientes e eficazes para promover o saber/aprender no âmbito escolar e que precisamos resgatar as culturas dentro contexto real do aluno para despertar o seu interesse em manter-se ativo e participativo nas aulas de Física. O objetivo foi o de demonstrar que as escolhas dos materiais didáticos e a organização dos conteúdos didáticos que são ministrados pelos professores da área de Ciências na sala de aula, podem ser ressignificados e reorganizados e que se faz preciso resgatar as culturas dentro dos contextos dos estudantes para despertar o interesse e participação ativa nas aulas de Física. O tipo de abordagem utilizada nesta pesquisa foi uma pesquisa qualitativa, trata-se do termo que significa qualquer tipo de pesquisa que produza resultados, sem ser proveniente de procedimentos estatísticos ou outros meios de quantificação, dessa forma a pesquisa qualitativa buscou responder as questões sobre as perspectivas dos licenciandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo, sobre a relação da Poesia no ensino da Física. Conclui-se que esta pesquisa foi pensada em contribuir para as possíveis soluções da problemática enfrentada pelo Ensino de Física na Educação Básica, sugerindo aos licenciandos do curso em Educação do Campo e aos professores que já atuam em sala de aula a poesia como estratégia metodológica. A análise dos dados mostra que um resultado satisfatório para essa pesquisa, que consegue constatar a partir das percepções de licenciandos a viabilidade e a importância de se trabalhar Ciências com Poesia nas salas de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação do Campo pt_BR
dc.title A poesia no ensino de física: uma análise dessa relação a partir da percepção de licenciados em Educação do Campo. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-17
dc.description.abstract This study research addressed the present theme: Poetry in Physics Teaching: an analysis of this relationship from the perception of graduates in Field Education. The choice of the theme arose during the intervention project, in the curricular component of Supervised Internship IV of the Field Education course, where in the role of trainee and observer it was possible to analyze the teaching, didactics and strategies used by physics teachers during their performance in the classroom. We reflect on this conclusion work, that the choices of teaching materials and the organization of didactic contents that was taught by science teachers in the classroom are not efficient and effective to promote knowledge/learning in the school environment and that we need to rescue cultures within the student's real context to arouse their interest in staying active and participatory in physics classes. The objective was to demonstrate that the choices of teaching materials and the organization of didactic contents that are taught by science teachers in the classroom can be re-meant and reorganized and that it is necessary to rescue cultures within the contexts of students to arouse interest and active participation in physics classes. The type of approach used in this research was a qualitative research, it is the term that means any type of research that produces results, without coming from statistical procedures or other means of quantification, thus qualitative research sought to answer the questions about the perspectives of undergraduate students of the Course of Degree in Field Education, about the relationship of Poetry in the teaching of Physics. It is concluded that this research was thought to contribute to the possible solutions of the problem faced by the Teaching of Physics in Basic Education, suggesting to the graduates of the course in Field Education and to teachers who already work in the classroom poetry as a methodological strategy. Data analysis shows that a satisfactory result for this research, that can be seen from the perceptions of undergraduates the feasibility and importance of working on Poetry sciences in the classrooms. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28932
dc.date.accessioned 2023-02-28T02:01:05Z
dc.date.available 2023-02-27
dc.date.available 2023-02-28T02:01:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Poesia no ensino de física pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Conexão de saberes - física e poesia pt_BR
dc.subject Física e poesia pt_BR
dc.subject Licenciados em Educação do Campo pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Poesia de cordel pt_BR
dc.subject La poesía en la enseñanza de la física pt_BR
dc.subject Enseñanza de la física pt_BR
dc.subject Conexión del conocimiento - física y poesía pt_BR
dc.subject Física y poesía pt_BR
dc.subject Licenciados en Educación Rural pt_BR
dc.subject Estudio de percepción pt_BR
dc.subject Poesía de cuerdas pt_BR
dc.subject Licenciados en Educación Campesina pt_BR
dc.subject Poetry in physics teaching pt_BR
dc.subject Physics teaching pt_BR
dc.subject Connection of knowledge - physics and poetry pt_BR
dc.subject Physics and poetry pt_BR
dc.subject Graduates in Peasant Education pt_BR
dc.subject Perception study pt_BR
dc.subject String poetry pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Edson Oliveira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Poetry in physics teaching: an analysis of this relationship from the perception of graduates in Field Education. pt_BR
dc.title.alternative La poesía en la enseñanza de la física: un análisis de esta relación desde la percepción de los egresados ​​de Educación Rural. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Edson Oliveira da. A poesia no ensino de física: uma análise dessa relação a partir da percepção de licenciados em Educação do Campo. 2023. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28932 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta