DSpace/Manakin Repository

Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SALES, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Rozenval de Almeida e.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes ttp://lattes.cnpq.br/2836968575468803 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.referee2 MONTEIRO, José Marciano.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.sales
dc.description.resumo Este trabalho teve como principal objetivo demonstrar a possibilidade do uso de material audiovisual de curta-metragem nas aulas de Sociologia a partir da elaboração de lições. Para tal, foi desenvolvido um estudo documental de duas das principais normas que regem o ensino médio brasileiro, sendo elas a BNCC e as OCN’s acerca dos conhecimentos sociológicos aplicados a esta categoria do ensino, além da utilização de outros estudos que são referência na área.. Também foram retirados do Youtube materiais de audiovisual (curtas-metragens) que foram associados a teorias, temas e conceitos da Sociologia que possam ser aplicados em sala de aula. A principal contribuição deste trabalho constituiu-se na elaboração de 05 (cinco) lições que orientam os professores no uso do audiovisual em sala de aula, tais instrumentos possuem como materiais e teorias os seguintes: Lição 1 – Vida Maria, associada a teoria de Pierre Bourdieu tratando da violência simbólica; Lição II - Você está perdido no mundo, assim como eu?, ligada a teoria de Zygmunt Bauman a respeito da modernidade líquida; Lição III - O sonho impossível, relacionada a teoria de Simone de Beauvoir acerca do segundo sexo; Lição IV – Escolhas, correlacionada com a teoria de Émile Durkheim que diz respeito ao fato social e a Lição V – O emprego, ligada a teoria de alienação do trabalho de Karl Marx. Tais materiais possuem como intuito principal colaborar para uma melhor transposição didática dos conhecimentos sociológicos visando facilitar o trabalho do professor e aumentar o interesse dos alunos pela Sociologia. As principais referências utilizadas neste trabalho foram as legislações BNCC e OCN’s, e ainda, os estudos realizados por: Rocha (2020); Oliveira (2019) e Napolitano (2003). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia pt_BR
dc.title Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-14
dc.description.abstract The main objective of this work was to demonstrate the possibility of using short film audiovisual material in Sociology classes based on the preparation of lessons. To this end, a documentary study of two of the main norms that govern Brazilian secondary education was developed, namely the BNCC and the OCN's about sociological knowledge applied to this category of education, in addition to the use of other studies that are references in the area. Audio-visual materials (short films) were also taken from Youtube, which were associated with theories, themes and concepts of Sociology that can be applied in the classroom. The main contribution of this work was the elaboration of 05 (five) lessons that guide teachers in the use of audiovisual in the classroom, such instruments have the following materials and theories as follows: Lesson 1 – Vida Maria, associated with Pierre's theory Bourdieu dealing with symbolic violence; Lesson II - Are you lost in the world, like me?, linked to Zygmunt Bauman's theory about liquid modernity; Lesson III - The impossible dream, related to Simone de Beauvoir's theory about the second sex; Lesson IV – Choices, correlated with Émile Durkheim's theory regarding the social fact and Lesson V – Employment, linked to Karl Marx's theory of alienation of work. Such materials have the main purpose of collaborating for a better didactic transposition of sociological knowledge in order to facilitate the teacher's work and increase students' interest in Sociology. The main references used in this work were the BNCC and OCN's legislation, and also the studies carried out by: Rocha (2020); Oliveira (2019) and Napolitano (2003). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28937
dc.date.accessioned 2023-02-28T19:12:37Z
dc.date.available 2023-02-28
dc.date.available 2023-02-28T19:12:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sociologia e cinema pt_BR
dc.subject Cinema e Sociologia pt_BR
dc.subject Sociologia no ensino médio pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Guia pedagógico - cinema pt_BR
dc.subject Material audiovisual pt_BR
dc.subject Audiovisual e ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Curta-metragem pt_BR
dc.subject Sociología y cine pt_BR
dc.subject Cine y Sociología pt_BR
dc.subject Sociología en la escuela secundaria pt_BR
dc.subject Enseñanza de Sociología pt_BR
dc.subject Guía pedagógica - cine pt_BR
dc.subject Material audiovisual pt_BR
dc.subject Docencia Audiovisual y Sociología pt_BR
dc.subject Cortometraje pt_BR
dc.subject Sociology and cinema pt_BR
dc.subject Cinema and Sociology pt_BR
dc.subject Sociology in high school pt_BR
dc.subject Sociology Teaching pt_BR
dc.subject Pedagogical guide - cinema pt_BR
dc.subject Audiovisual material pt_BR
dc.subject Audiovisual and Sociology teaching pt_BR
dc.subject Short film pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SALES, Zenalda Florêncio.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sociology and Cinema: a pedagogical guide for high school education. pt_BR
dc.title.alternative Sociología y cine: una guía pedagógica para la escuela secundaria. pt_BR
dc.identifier.citation SALES, Zenalda Florêncio. Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28937 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta