DSpace/Manakin Repository

Cultura escolar, memória e sensibilidades no Colégio Alfredo Dantas (1945-1975).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VIEIRA, M. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2148117418501470 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ANDRADE, Vivian Galdino de.
dc.contributor.advisor1ID ANDRADE, V. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3377153865065674 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAGÃO, Patrícia Cristina de.
dc.contributor.referee2 BURITI, Iranilson.
dc.description.resumo Essa pesquisa envereda pelos caminhos da História da Educação Paraibana, mais especificamente de uma instituição escolar; o Colégio Alfredo Dantas (CAD), localizado em Campina Grande/PB. Nosso recorte temporal situa-se entre os anos de 1945 a 1975, período que demarca a gestão de Severino Loureiro e as mudanças normativas e pedagógicas que passam a identificar a instituição. Neste texto, dialogamos com a conjuntura política que reverberou na Ditadura Militar, assim como buscamos refletir a história do educandário a partir da sua relação com a cidade. Para tanto, dialogamos com as discussões de Luciano Faria Filho (e suas contribuições sobre Cultura Escolar), Sandra Pesavento (a respeito da educação das sensibilidades) e Jacques Le Goff (com o conceito de memória), bem como com as reflexões de Alessandro Portelli (sobre as narrativas orais). Metodologicamente adentramos no caminho oferecido pela análise do discurso, a partir das leituras de Michel Foucault, com vistas a analisar o conjunto de documentos catalogados em nossa pesquisa. Ainda nessa direção contamos com a vertente metodológica da História Oral Temática, para a coleta dos dados orais. No universo das fontes consultadas, acessamos o arquivo escolar (físico e virtual), jornais de época e correspondências. Até o presente momento, constatamos que a cultura escolar própria do CAD possui intensa conexão com o período histórico estudado, ecoando nas memórias dos sujeitos que fazem parte da história da cidade de Campina Grande. A trajetória de Severino Loureiro reverbera na missão de educar uma cidade para o crescimento, imbricada nas marcas e vestígios da Ditadura Militar e nos seus mecanismos de repressão e silenciamento. Assim, abrimos as portas para o texto que se segue. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Cultura escolar, memória e sensibilidades no Colégio Alfredo Dantas (1945-1975). pt_BR
dc.date.issued 2022-12-06
dc.description.abstract This research is based on the paths of the History of Paraiba Education, more specifically a school institution; the Alfredo Dantas College (CAD), located in Campina Grande/PB. Our time frame is between 1945 and 1975, a period that demarcated the management of Severino Loureiro and the normative and pedagogical changes that began to identify the institution. In this text, we dialogue with the political conjuncture that reverted in the Military Dictatorship, as well as we seek to reflect the history of the schoolearian from its relationship with the city. To this end, we dialogue with the discussions of Luciano Faria Filho (and his contributions on School Culture), Sandra Pesavento (about the education of sensitivities) and Jacques Le Goff (with the concept of memory), as well as with the reflections of Alessandro Portelli (on oral narratives). Methodologically we enter the path offered by discourse analysis, from the readings of Michel Foucault, to analyze the set of documents cataloged in our research. Still in this direction we have the methodological aspect of Thematic Oral History, for the collection of oral data. In the universe of sources consulted, we access the school archive (physical and virtual), period newspapers and correspondence. To date, we have observed that the school culture proper to CAD has an intense connection with the historical period studied, echoing in the memories of the subjects who are part of the history of the city of Campina Grande. Severino Loureiro's trajectory reverberates in the mission of educating a city for growth, imbriated in the marks and vestiges of the Military Dictatorship and its mechanisms of repression and silencing. So we open the doors to the following text. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28938
dc.date.accessioned 2023-02-28T20:51:52Z
dc.date.available 2023-02-28
dc.date.available 2023-02-28T20:51:52Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Instituição escolar pt_BR
dc.subject Colégio Alfredo Dantas - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Ditadura militar pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject School institution pt_BR
dc.subject Military Dictatorship pt_BR
dc.subject Educational practices pt_BR
dc.subject Institución escolar pt_BR
dc.subject Dictadura militar pt_BR
dc.subject Prácticas educativas pt_BR
dc.subject Institución escolar pt_BR
dc.subject Établissement scolaire pt_BR
dc.subject Dictature militaire pt_BR
dc.subject Pratiques pédagogiques pt_BR
dc.subject Memória escolar - Colégio Alfredo Dantas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEIRA, Maria Letícia Costa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School culture, memory and sensibilities at Alfredo Dantas College (1945-1975). pt_BR
dc.identifier.citation VIEIRA, M. Cultura escolar, memória e sensibilidades no Colégio Alfredo Dantas (1945-1975). 2022. 148 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta