dc.creator.ID |
PEREIRA, M. E. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7876707006766759 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PALMEIRA, Poliana de Araújo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PALMEIRA, P. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8298424599274496 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
SANTOS, Ana Beatriz Macêdo Venâncio dos. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
SANTOS, A. B. M. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8037701388681491 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MARTINS, Ana Cristina Silveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MARTINS, A. C. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5779803077354032 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Rônisson Thomas de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, R. T. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5660151074581962 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Nos últimos anos têm se vivenciado a redução do orçamento em diversos setores, nas chamadas
Iniciativas Governamentais para a Segurança Alimentar e Nutricional (IGSAN), afetando
conquistas recentes no combate à fome, pobreza e promoção da Segurança Alimentar. Este
estudo teve como objetivo analisar o acesso às IGSAN por área de moradia, nas áreas urbana e
rural. Para isto, foi realizado um estudo do tipo transversal com três recortes de base
populacional, coorte prospectiva, realizado nos anos de 2011, 2014 e 2019, no município de
Cuité - PB. Através de um questionário com módulos temáticos foram coletados dados sobre
as condições socioeconômicas, insegurança alimentar e acesso aos programas governamentais
de 274 domicílios, nos três anos analisados. Para avaliar a percepção de Insegurança Alimentar
foi utilizado a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), na sua versão completa, com
14 perguntas. O Acesso às IG-SAN foi coletado através do questionário sobre a participação
em programas e ações voltadas a SAN. Como resultado observou-se aumento no acesso a
maiorias das IGSAN ao longo da coorte, principalmente na zona rural, área de moradia onde as
IGSAN foram mais acessadas. Verificou-se aumento no acesso total às IGSAN Escola Integral
(2011:1,5 %; 2014: 13,1%; 2019: 15,0%) e Garantia Safra (2011: 15,0 %; 2014: 19,0%; 2019:
31,8%), o mesmo aumento ocorreu quando analisado por área de moradia. Por outro lado, as
duas IGSAN de maior acesso: Estratégia Saúde da Família (2011: 81,0 %; 2014: 81,0 %; 2019:
68,6 %) e Programa Bolsa Família (2011: 47,8 %; 2014: 44,9 %; 2019: 41,3 %), apresentaram
redução no acesso total. Contudo, as duas IGSAN se mostraram diferentes quando analisado o
acesso por área de moradia. Na zona urbana, observou-se a redução gradativa no acesso a
Estratégia Saúde da Família, enquanto na zona rural a redução ocorreu apenas em 2019. No
mesmo sentido, o Programa Bolsa Família, reduziu gradativamente ao longo da coorte na zona
rural, essa mesma IGSAN, na zona urbana, apresentava tendência de redução em 2011 e 2014,
aumentou o acesso em 2019. Tendo em vista o impacto positivo que o acesso às IGSAN pode
causar nas famílias, principalmente nas mais pobres. Se torna imprescindível o investimento
em Iniciativas que promovam a melhora nas condições de vida das famílias. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Saúde Coletiva |
pt_BR |
dc.title |
Acesso às iniciativas governamentais e área de moradia: cenário de 2011, 2014 e 2019 no município de Cuité-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-12-20 |
|
dc.description.abstract |
In recent years, budget reductions have been experienced in several sectors, in the so-called
government initiatives to achieve Food Security and Nutrition (GI-FSN), affecting recent
achievements in the fight against hunger, poverty and promotion of Food Security. This study
aimed to analyze access to GI-FSN by area of residence, in urban and rural areas.. For this, a
cross-sectional study was carried out with three population-based cutouts, prospective cohort,
carried out in the years 2011, 2014 and 2019, in the municipality of Cuité - PB. Through a
questionnaire with thematic modules, data were collected on socioeconomic conditions, food
insecurity and access to government programs from 274 households, in the three years
analyzed. To assess the perception of food insecurity, the Brazilian Food Insecurity Scale
(EBIA) was used, in its complete version, with 14 questions. Access to GI-FSN was collected
through the questionnaire on participation in programs and actions aimed at FSN. As a result,
there was an increase in access to most GI-FSN throughout the cohort, especially in the rural
area, the area where GI-FSN was most accessed. There was an increase in total access to GI-
FSN Escola Integral (2011: 1.5%; 2014: 13.1%; 2019: 15.0%) and Garantia Safra (2011:
15.0%; 2014: 19.0%; 2019: 31.8%), the same increase occurred when analyzed by area of
residence. On the other hand, the two GI-FSN with greater access: Family Health Strategy
(2011: 81.0%; 2014: 81.0%; 2019: 68.6%) and Bolsa Família Program (2011: 47.8%; 2014:
44.9%; 2019: 41.3%), showed a reduction in total access. However, the two GI-FSN were
different when analyzing access by area of residence. In the urban area, there was a gradual
reduction in access to the Family Health Strategy, while in the rural area the reduction occurred
only in 2019. In the same sense, the Bolsa Família Program, gradually reduced throughout the
cohort in the rural area, this same GI-FSN, in the urban area, showed a downward trend in 2011
and 2014, access increased in 2019. In view of the positive impact that access to GI-FSN can
have on families, especially the poorest. It becomes essential to invest in initiatives that promote
the improvement in the living conditions of families. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28945 |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-02T12:03:11Z |
|
dc.date.available |
2023-03-02 |
|
dc.date.available |
2023-03-02T12:03:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Nutrição e saúde pública |
pt_BR |
dc.subject |
Segurança alimentar |
pt_BR |
dc.subject |
Combate a fome |
pt_BR |
dc.subject |
Insegurança alimentar |
pt_BR |
dc.subject |
Moradia - segurança alimentar |
pt_BR |
dc.subject |
Segurança alimentar - programa governamental |
pt_BR |
dc.subject |
Direito humano a alimentação adequada |
pt_BR |
dc.subject |
Área urbana |
pt_BR |
dc.subject |
Área rural |
pt_BR |
dc.subject |
Nutrition and public health |
pt_BR |
dc.subject |
Food safety |
pt_BR |
dc.subject |
Fight hunger |
pt_BR |
dc.subject |
Food insecurity |
pt_BR |
dc.subject |
Housing - food security |
pt_BR |
dc.subject |
Food security - government program |
pt_BR |
dc.subject |
Human right to adequate food |
pt_BR |
dc.subject |
Urban area |
pt_BR |
dc.subject |
Rural area |
pt_BR |
dc.subject |
Nutrición y salud pública |
pt_BR |
dc.subject |
Seguridad alimenticia |
pt_BR |
dc.subject |
Luchar contra el hambre |
pt_BR |
dc.subject |
Inseguridad alimentaria |
pt_BR |
dc.subject |
Vivienda - seguridad alimentaria |
pt_BR |
dc.subject |
Seguridad alimentaria - programa de gobierno |
pt_BR |
dc.subject |
Derecho humano a una alimentación adecuada |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Maria Edjane Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Access to government initiatives and housing area: scenario of 2011, 2014 and 2019 in the city of Cuité-PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Acceso a iniciativas gubernamentales y área de vivienda: escenario de 2011, 2014 y 2019 en la ciudad de Cuité-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Maria Edjane Silva. Acesso às iniciativas governamentais e área de moradia: cenário de
2011, 2014 e 2019 no município de Cuité-PB. 2022. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En los últimos años se ha experimentado una reducción presupuestaria en varios sectores, en los denominados
Iniciativas Gubernamentales para la Seguridad Alimentaria y Nutricional (IGSAN), que afectan
logros recientes en la lucha contra el hambre, la pobreza y la promoción de la Seguridad Alimentaria. Éste
El estudio tuvo como objetivo analizar el acceso al IGSAN por área de residencia, en zonas urbanas y
rural. Para ello se realizó un estudio transversal con tres cortes base
población, cohorte prospectiva, realizada en los años 2011, 2014 y 2019, en el municipio de
Lindo - PB. A través de un cuestionario con módulos temáticos, se recolectaron datos sobre
condiciones socioeconómicas, inseguridad alimentaria y acceso a programas gubernamentales
de 274 hogares, en los tres años analizados. Evaluar la percepción de la Inseguridad Alimentaria
se utilizó la Escala Brasileña de Inseguridad Alimentaria (EBIA), en su versión completa, con
14 preguntas El acceso a IG-SAN se recogió a través del cuestionario de participación
en los programas y acciones de la RAS. Como resultado, hubo un aumento en el acceso a
mayorías del IGSAN en toda la cohorte, principalmente en el área rural, la zona habitacional donde
IGSAN fueron más accedidos. Se incrementa el acceso total a IGSAN Escola Integral
(2011: 1,5%; 2014: 13,1%; 2019: 15,0%) y Garantía de Cosecha (2011: 15,0%; 2014: 19,0%; 2019:
31,8%), el mismo incremento se presentó al analizar por zona de residencia. Por otro lado, el
dos IGSAN con mayor acceso: Estrategia Salud de la Familia (2011: 81,0%; 2014: 81,0%; 2019:
68,6%) y el Programa Bolsa Família (2011: 47,8%; 2014: 44,9%; 2019: 41,3%), presentaron
reducción en el acceso total. Sin embargo, los dos IGSAN fueron diferentes al analizar el
Acceso por zona de viviendas. En el área urbana, hubo una reducción gradual en el acceso a
Estrategia de Salud de la Familia, mientras que en el área rural la reducción ocurrió solo en 2019.
En el mismo sentido, el Programa Bolsa Família fue reduciendo paulatinamente a lo largo de la cohorte en la zona
el área rural, el mismo IGSAN, en el área urbana, mostró una tendencia a la baja en 2011 y 2014,
mayor acceso en 2019. Dado el impacto positivo que puede tener el acceso a IGSAN
causa en las familias, especialmente en las más pobres. La inversión se vuelve imprescindible
en iniciativas que promuevan la mejora de las condiciones de vida de las familias. |
pt_BR |