DSpace/Manakin Repository

Construção e sentidos das narrativas escolares sobre a guerra do Paraguai: o caso dos livros didáticos adotados em Nazarezinho - PB na década de 2010.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, A. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8915123344189961 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FREITAS, Camila Corrêa e Silva de.
dc.contributor.advisor1ID FREITAS, C. C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5169338533705053 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.referee2 LÔBO, Isamarc Gonçalves.
dc.description.resumo A Guerra contra o Paraguai como comumente é denominada pela historiografia brasileira foi um conflito armado ocorrido na América do Sul que envolveu a Tríplice Aliança compostas por: Brasil, Argentina e Uruguai contra a República do Paraguai entre 1864 – 1870. Este conflito modificou as tramas políticas e sociais dos países participantes. O discurso dos vencedores encontrou desde o fim da contenda os mais variados caminhos para garantir sua reverberação, e um deles é a escrita escolar. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho busca identificar a forma como o conhecimento escolar acerca da Guerra do Paraguai foi construído por meio das narrativas históricas escolares. Para tanto, levou-se em consideração como fontes os Livros Didáticos adquiridos por três escolas da rede Básica de Educação na cidade de Nazarezinho, Paraíba de acordo com a distribuição realizada pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) entre os anos de 2010 a 2020 que foram direcionados a turmas de 8° e 2° anos do Ensino Fundamental, anos finais e Ensino Médio, respectivamente. Os objetivos específicos desta pesquisa procuraram contextualizar o conteúdo Guerra do Paraguai, tendo os manuais didáticos como ferramentas de construção e reprodução dos saberes históricos, uma vez que as (os) alunas (os) atuam têm contato diário com este recurso, tornando-os nesse processo como principais receptáculos no processo de Ensino e Aprendizagem. Discutiu-se também os desafios que as (os) docentes enfrentam no ambiente escolar cotidianamente no que tange a composição dos manuais didáticos. A metodologia aqui adotada parte de um estudo retrospectivo em caráter qualitativo direcionado para o Corpus documental aqui analisado, e com isso, observou-se que de acordo com as narrativas didáticas identificadas, apesar de apontarem em algumas ocasiões novos usos para as fontes históricas, ainda apresentam-se limitadas no que tange seus usos em sala de aula, o que reduz a assimilação e a construção dos conhecimentos sobre o conflito Platino, ao passo que não contribuem enfaticamente para a formação de sujeitos críticos e participativos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Construção e sentidos das narrativas escolares sobre a guerra do Paraguai: o caso dos livros didáticos adotados em Nazarezinho - PB na década de 2010. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-14
dc.description.abstract The War against Paraguay, as it is commonly known in Brazilian historiography, was an armed conflict fought in South America that involved the Triple Alliance composed of: Brazil, Argentina and Uruguay against the Republic of Paraguay between 1864 1870. This clash changed the political plots and social aspects of the participating countries. Since the end of the dispute, the discourse of the successful ones has found the most varied ways to ensure its reverberation, and one of them is school writing. Based on these theoretical assumptions, the present work seeks to identify the approach in which school knowledge about the Paraguayan War was constructed through historical narratives in the school. Fort this purpose, it was taken into account as sources of Textbooks acquired by three schools of the Basic Education network in the city of Nazarezinho, Paraíba, according to the distribution carried out by the National Book and Teaching Material Program (PNLD) between the years of 2010 to 2020, which were aimed at classes in the 8th and 2nd years of Elementary School, and final years and High School, respectively. The specific objectives of this research sought to contextualize the Paraguayan War subject, with the possession of didactic manuals as tools for the construction and reproduction of historical knowledge, once the students are in contact, in a daily basis, with this resource, making them in this process as main receptacles in the Teaching and Learning process. It was also discussed the challenges that teachers face in the school environment regularly with regard to the composition of didactic manuals. The methodology adopted here is part of a retrospective qualitative study directed to the documentary Corpus analyzed here, and with that, it is observed that according to identified didactic narratives, despite observing on some occasions new usages for the historical sources are still presented in a limited way in terms of its usages in the classroom, which reduces the assimilation and construction of knowledge about the Platine conflict, while it did not emphatically contribute to the formation of critical and participatory subjects. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28956
dc.date.accessioned 2023-03-02T19:44:35Z
dc.date.available 2023-03-02
dc.date.available 2023-03-02T19:44:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Guerra do Paraguai pt_BR
dc.subject Narrativas didáticas pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.subject Educação - Nazarezinho - Paraíba pt_BR
dc.subject War in Paraguay pt_BR
dc.subject Didactic narratives pt_BR
dc.subject Didatic books pt_BR
dc.subject Education - Nazarezinho - Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Antonio Marcos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Construction and meanings of school narratives about the war in Paraguay: the case of textbooks adopted in Nazarezinho - PB in the 2010s. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Antonio Marcos de. Construção e sentidos das narrativas históricas escolares sobre a guerra do Paraguai: o caso dos livros didáticos adotados em Nazarezinho - PB na década de 2010. 2023. 91f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta