dc.creator.ID |
BASTOS, E. M. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7246845845572386 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Gracielle Malheiro dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, G. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, GM. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Santos, Gracielle Malheiro dos. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1661169362398339 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, MICHELLE GOMES. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
RAMOS, Deborah Dornellas. |
|
dc.contributor.referee2ID |
RAMOS, Deborah Dornellas. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Ramos, Deborah Dornellas. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8976434644813519 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Objetivou-se compreender as experiências e as relações ligadas ao trabalho docente, em
formação, durante o Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas I, do curso de Licenciatura
em Ciências Biológicas, do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina
Grande. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo, com dados coletados por meio da
observação participante, em uma escola pública localizada no município de Cuité no Estado da
Paraíba, Brasil. A coleta ocorreu durante a vigência do Estágio Supervisionado I durante o
período acadêmico de 2021.2 com total de 90h. Como instrumentos de coleta, foram utilizadas
anotações e reflexões do pesquisador em diário de campo. Para recompor e possibilitar a análise
de dados foram elaboradas as vinhetas desse cotidiano escolar a fim de exemplificar e destacar
os temas importantes. As vinhetas do cotidiano são consideradas como uma descrição de
eventos ou situações, que podem ser reais ou fictícias, mas que neste trabalho serviram para
estruturar e descrever informações sobre as percepções, opiniões ou conhecimentos do que é
estudado, no caso observado. As vinhetas foram discutidas com referencial teórico concernente
aos temas identificados e agrupadas em três macro temas: I-A prática docente: a escola, a sala
de aula e os estudantes; II- O papel docente e a distribuição de poder; e III- O docente: reflexões
das experiências do estágio. A fim de discutir as questões de cunho institucional e político,
analisar as relações didático-pedagógicas e suas influências em educadores e educandos, bem
como analisar os aspectos ligados à formação e a prática docente sob o olhar de um educador
também em formação. Muitos são os desafios e as inseguranças vivenciadas no ambiente
escolar por todos os envolvidos, a sala de aula constitui-se um lugar para as trocas e construções
de comportamentos que podem auxiliar docentes e alunos em uma via dupla e acolher
experiências de estágio em espaços de reflexão ou de pesquisa, consolidam aspectos positivos
a esse lugar. A metodologia das vinhetas do cotidiano podem ser instrumentos de reflexão-ação,
de análise, bem como demonstraram ser um elemento que auxiliou nas reflexões de cunho
institucional, político, ético e relacional de um educador em formação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
A Licenciatura em Ciências Biológicas e suas vicissitudes por meio de vinhetas do cotidianos de uma escola. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-07 |
|
dc.description.abstract |
This study aimed to understand the experiences and relationships linked to the teaching work,
in training, during the Supervised Internship in Biological Sciences I, of the Undergraduate
Degree in Biological Sciences, of the Education and Health Center of the Federal University of
Campina Grande. This is, therefore, a qualitative study, with data collected through participant
observation in a public school located in the municipality of Cuité in the State of Paraíba,
Brazil. The collection occurred during the Supervised Internship I during the academic period
of 2021.2 with a total of 90h. As instruments of collection, the researcher's notes and reflections
in a field diary were used. To recompose and enable data analysis, vignettes of this school daily
life were prepared in order to exemplify and highlight the important themes. Everyday vignettes
are considered a description of events or situations, which can be real or fictitious, but in this
work they served to structure and describe information about the perceptions, opinions, or
knowledge of what is studied, in the case being observed. The vignettes were discussed with
the theoretical referential concerning the themes identified and grouped into three macro
themes: I-Teaching practice: the school, the classroom, and the students; II-The teaching role
and the distribution of power; and III-The teacher: reflections on the internship experiences.
The issues of institutional and political nature, to analyze didactic-pedagogical relations and
their influence on educators and students, as well as to analyze the aspects connected to the
formation and practice of teaching from the point of view of an educator who is also in training.
There are many challenges and insecurities experienced in the school environment by all those
involved. The classroom is a place for exchanges and construction of behaviors that can help
teachers and students in a two-way street, and welcoming internship experiences in spaces for
reflection or research consolidate positive aspects of this place. The methodology of daily life
vignettes can be tools for reflection-action, analysis, as well as proved to be an element that
helped in the reflections of institutional, political, ethical and relational nature of an educator in
training. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28962 |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-03T17:44:54Z |
|
dc.date.available |
2023-03-03 |
|
dc.date.available |
2023-03-03T17:44:54Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores - Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências Biológicas - CES - Cuité - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências Biológicas - cotidiano escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - Biological Sciences |
pt_BR |
dc.subject |
Degree in Biological Sciences |
pt_BR |
dc.subject |
Biological Sciences - CES - Cuite - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Biological Sciences - school routine |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores |
pt_BR |
dc.subject |
Formación del profesorado - Ciencias Biológicas |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura en Ciencias Biológicas |
pt_BR |
dc.subject |
Ciencias Biológicas - CES - Lindo - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Ciencias Biológicas - rutina escolar |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BASTOS, Emanuele Mayara de Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Degree in Biological Sciences and its vicissitudes through vignettes of everyday life in a school. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La Licenciatura en Ciencias Biológicas y sus vicisitudes a través de viñetas de la vida cotidiana en una escuela. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BASTOS, Emanuele Mayara de Souza. A Licenciatura em Ciências Biológicas e suas vicissitudes por meio de
vinhetas do cotidianos de uma escola. 2023. 37 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El objetivo fue comprender las experiencias y relaciones vinculadas al trabajo docente, en
formación, durante las Prácticas Supervisadas en Ciencias Biológicas I, de la carrera de Grado
en Ciencias Biológicas, del Centro de Educación y Salud de la Universidad Federal de Campina
Grande. Se trata, por tanto, de un estudio cualitativo, con datos recogidos a través de la
observación participante, en una escuela pública ubicada en el municipio de Cuité en el Estado de
Paraíba, Brasil. La colecta se realizó durante el término de Práctica Supervisada I durante el
Periodo académico 2021.2 con un total de 90h. Como instrumentos de recolección, utilizamos
apuntes y reflexiones del investigador en un diario de campo. Para recomponer y permitir el análisis
de datos, se elaboraron las viñetas de esta rutina escolar con el fin de ejemplificar y resaltar
los temas importantes. Las viñetas cotidianas se consideran como una descripción de
hechos o situaciones, que pueden ser reales o ficticias, pero que en este trabajo sirvieron para
estructurar y describir información sobre percepciones, opiniones o conocimientos de lo que se
estudiado, en el caso observado. Las viñetas fueron discutidas con un marco teórico sobre
a los temas identificados y agrupados en tres macrotemas: I-Práctica docente: la escuela, el aula
aula y alumnos; II- La función docente y la distribución del poder; y III- El docente: reflexiones
de experiencias de prácticas. Para discutir cuestiones institucionales y políticas,
analizar las relaciones didáctico-pedagógicas y sus influencias en educadores y estudiantes, así como
cómo analizar aspectos relacionados con la formación y la práctica docente desde la perspectiva de un educador
también en formación. Son muchos los retos e inseguridades que se viven en el entorno
escuela por todos los involucrados, el aula es un lugar de intercambios y construcciones
de comportamientos que pueden ayudar a profesores y estudiantes en un doble camino y dar la bienvenida
Experiencias de pasantías en espacios de reflexión o investigación, consolidan aspectos positivos
a ese lugar La metodología de las viñetas cotidianas pueden ser instrumentos de reflexión-acción,
de análisis, así como resultó ser un elemento que coadyuvó en reflexiones de carácter
institucional, política, ética y relacional de un educador en formación. |
pt_BR |