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Análise da política pública educacional do município de Sumé – PB: um estudo de caso do Programa EDUCARE.

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dc.creator.ID SOUSA, V. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4171841133548534 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA FILHO, Gilvan Dias de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA FILHO, G. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5689973879272525 pt_BR
dc.contributor.referee1 NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do.
dc.contributor.referee2 SILVA, Allan Gustavo Freire da.
dc.identifier.doi http://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicacdsa.2022.tccartigo.sousa
dc.description.resumo A educação é uma prática social que almeja promover o aperfeiçoamento integral das aptidões humanas, desenvolvendo para isso as competências físicas, as habilidades intelectuais e a faculdade moral do indivíduo, com o intuito de promover a integração do sujeito a sociedade. Dessa forma, denota-se a relevância das políticas públicas educacionais como instrumentos primordiais não só para a formação do indivíduo, mas para a adequada evolução da conjuntura socioeconômica dos municípios, dos estados e do próprio país. Assim, ponderando o exposto, o presente trabalho teve como objetivo principal, analisar o Programa EDUCARE (Educar e Ressignificar), como política pública destinada a atenuar a distorção idade-série dos estudantes do ensino fundamental II do município de Sumé-PB, por meio de ações de aceleração dos estudos (dois anos em um). Em termos metodológicos, a pesquisa classificou-se como bibliográfica e documental, de natureza quali-quantitativa, configurando-se como um estudo de caso. Como resultado da pesquisa, ficou constatado que no município de Sumé-PB, durante o período avaliado (2019-2021) do Programa EDUCARE, foram atendidos 171 alunos, sendo aprovados 154, o que representou um aproveitamento geral de 90,06%. Tipificando por segmento, a aprovação escolar geral dos alunos que realizaram 6º e 7º anos em apenas um, no período de análise, correspondeu a 85,39%. Já, a aprovação escolar geral dos alunos que cursaram 8º e 9º anos em apenas um, no mesmo período, equivaleu a 95,12%. Como desfecho, pode ser verificado pelos resultados que o objetivo primordial do Programa EDUCARE foi alcançado, uma vez que a proposta pedagógica de aceleração de estudos para os alunos com atraso escolar obteve níveis expressivos de adesão e aprovação, e com reduzidos percentuais de reprovação (1,17%), transferência (3,51%) e desistência (5,26%). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Gestão Pública pt_BR
dc.title Análise da política pública educacional do município de Sumé – PB: um estudo de caso do Programa EDUCARE. pt_BR
dc.date.issued 2022-04-04
dc.description.abstract Education is a social practice that aims to promote the integral improvement of human skills, developing for this the physical skills, intellectual abilities and moral faculty of the individual, in order to promote the integration of the subject into society. In this way, the relevance of public educational policies is denoted as essential instruments not only for the formation of the individual, but for the adequate evolution of the socioeconomic situation of municipalities, states and the country itself. Thus, considering the above, the main objective of this study was to analyze the EDUCARE Program (Educate and Resignify), as a public policy aimed at attenuating the age-grade distortion of elementary school II students in the municipality of Sumé-PB, through actions to accelerate the studies (two years in one). In methodological terms, the research was classified as bibliographical and documentary, of a qualitative-quantitative nature, configuring itself as a case study. As a result of the research, it was found that in the municipality of Sumé-PB, during the evaluated period (2019-2021) of the EDUCARE Program, 171 students were attended, 154 were approved, which represented an overall performance of 90.06%. Typifying by segment, the general school approval of students who complete the 6th and 7th grades in just one, in the period of analysis, corresponded to 85.39%. On the other hand, the general school approval of students who attended the 8th and 9th grades in just one, in the same period, was equivalent to 95.12%. As an outcome, it can be seen from the results that the primary objective of the EDUCARE Program was achieved, since the pedagogical proposal to accelerate studies for students with school delay obtained expressive levels of adherence and approval, and with low percentages of failure (1 .17%), transfer (3.51%) and withdrawal (5.26%). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28963
dc.date.accessioned 2023-03-03T18:03:57Z
dc.date.available 2023-03-03
dc.date.available 2023-03-03T18:03:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sumé - PB - Programa EDUCARE pt_BR
dc.subject Programa EDUCARE - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Política pública de educação - Sumé - PB pt_BR
dc.subject EDUCARE - Programa educacional - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Políticas educacionais - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Sumé - PB - EDUCARE Program pt_BR
dc.subject EDUCARE Program - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Public education policy - Sumé - PB pt_BR
dc.subject EDUCARE - Educational program - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Educational policies - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.subject Política de educación pública - Sumé - PB pt_BR
dc.subject EDUCARE - Programa educativo - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Políticas educativas - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Estudio de caso pt_BR
dc.subject Análise de política pública educacional
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Valdecio Rodrigues de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of public educational policy in the municipality of Sumé - PB: a case study of the EDUCARE Program. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Valdecio Rodrigues de. Análise da política pública educacional do município de Sumé – PB: um estudo de caso do Programa EDUCARE. 2022. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28963 pt_BR


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