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Política Nacional de Trânsito: análise da fiscalização de trânsito em Monteiro - PB.

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dc.creator.ID SIMÔES, E. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOARES, Kelly Cristina Costa.
dc.contributor.advisor1ID SOARES, K. C. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4490702885382062 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Allan Gustavo Freire da.
dc.contributor.referee2 SILVA, José Irivaldo Alves de Oliveira.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2023.tccartigo.simoes
dc.description.resumo Com o aumento da população usuária de automóveis, o trânsito torna-se cada vez mais complexo e perigoso, por este motivo, é imprescindível que se observe de que forma essa realidade passa a ser configurada nos municípios. O presente trabalho problematiza os desafios postos à gestão pública para tratar a mobilidade urbana como meio de garantir segurança à sociedade no que concerne aos direitos individuais e coletivos. Esta pesquisa traz uma análise quantitativa sobre a capacidade do Estado de promover a ordem pública ao regular a mobilidade urbana no município de Monteiro-PB. Para isso, foram utilizados banco de dados de órgãos responsáveis pela regulação e atendimento de problemas relacionados ao trânsito. Os dados disponibilizados pelo Departamento de trânsito (DETRAN) demonstram o número de apreensões de veículos; os dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) demonstram índices de acidente; os dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Monteiro (MONTRAN) e do Batalhão da Polícia Militar demonstram a quantidade de multas aplicadas entre os anos 2016 a 2019, identificando qual a relação do aumento da fiscalização com as variáveis de trânsito durante esse período. A partir dessa investigação constatou-se a atuação dos órgãos de regulação do trânsito no que se refere à fiscalização, o que impactou diretamente no número de multas da cidade, aumento considerável nas apreensões de motocicletas irregulares, o que influenciou também nos seus índices, e por consequência, na segurança do trânsito no município. Sendo assim, observou-se eficácia nos resultados da gestão pública do Município. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Gestão Pública pt_BR
dc.title Política Nacional de Trânsito: análise da fiscalização de trânsito em Monteiro - PB. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-08
dc.description.abstract With the increase of the user population of automobiles, traffic becomes increasingly complex and dangerous, for this reason, it is essential to observe how this reality is configured in the municipalities. The present work problematizes the challenges posed to public management to address urban mobility as a means of ensuring security for society with regard to individual and collective rights. This research brings a quantitative analysis on the state's ability to promote public order by regulating urban mobility in the municipality of Monteiro-PB. For this, we used databases of agencies responsible for regulating and meeting traffic-related problems. Data provided by the Department of Traffic (DMV) show the number of vehicle seizures; the data from the Mobile Emergency Care Service (SAMU) show accident rates; the data of the Municipal Traffic and Transport Authority of Monteiro (MONTRAN) and the Battalion of the Military Police demonstrate the amount of fines applied between the years 2016 to 2019, identifying the relationship between increased inspection and traffic variables during this period. From this investigation, it was verified the performance of the traffic regulatory bodies with regard to the inspection, which directly impacted the number of fines in the city, a considerable increase in seizures of irregular motorcycles, which also influenced their rates, and consequently, traffic safety in the municipality. Thus, effectiveness was observed in the results of public management in the Municipality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28965
dc.date.accessioned 2023-03-05T13:31:46Z
dc.date.available 2023-03-05
dc.date.available 2023-03-05T13:31:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Política Nacional de Trânsito pt_BR
dc.subject Fiscalização de trânsito - Monteiro - PB pt_BR
dc.subject Mobilidade urbana pt_BR
dc.subject Eficácia da política pública de trânsito pt_BR
dc.subject Análise de política pública pt_BR
dc.subject Monteiro - PB - trânsito pt_BR
dc.subject Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes - Monteiro - PB pt_BR
dc.subject National Traffic Policy - Brazil pt_BR
dc.subject Traffic inspection - Monteiro - PB pt_BR
dc.subject Urban mobility pt_BR
dc.subject Effectiveness of public transit policy pt_BR
dc.subject Public policy analysis pt_BR
dc.subject Política Nacional de Tránsito - Brasil pt_BR
dc.subject Inspección de tráfico - Monteiro - PB pt_BR
dc.subject Mobilidad urbana pt_BR
dc.subject Eficacia de la política de transporte público pt_BR
dc.subject Análisis de políticas públicas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SIMÕES, Ewerton Alexandre.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative National Traffic Policy: analysis of traffic inspection in Monteiro - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SIMÕES, Ewerton Alexandre. Política Nacional de Trânsito: análise da fiscalização de trânsito em Monteiro - PB. 2023. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28965 pt_BR


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