DSpace/Manakin Repository

Ensino remoto, pandemia e desigualdade socioeconômica: impactos do ensino remoto emergencial na cultura escolar na cidade de Cajazeiras - PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTANA, Rosemere Olímpio de.
dc.contributor.referee2 CAMILO, Janaína Valéria Pinto.
dc.description.resumo A pandemia de Covid19 impactou o Brasil e o mundo todo. Com isso, várias medidas de contenção da doença foram adotadas, dentre elas o distanciamento social, que culminou na suspensão das aulas presenciais. Na tentativa de conter o prejuízo causado pelo fechamento das escolas, é adotado pelas autoridades educacionais a possibilidade de ensino remoto, cujas aulas seriam virtuais. Entretanto, esse modelo não se mostrou eficiente no país devido às desigualdades sociais existentes, impossibilitando muitos estudantes de renda baixa a terem acesso às aulas remotas por não disporem de condições financeiras suficientes para terem um aparelho com internet de qualidade. Além disso, outro impacto do ensino remoto se deu na cultura escolar, modificando processos e formas de viver o cotidiano da escola. Dessa forma, o intuito dessa pesquisa é analisar os impactos do ensino remoto no país, levando em consideração a questão da desigualdade socioeconômica que dificultou o acesso à educação para os mais pobres. Nesse quesito serão coletados dados sobre a pandemia e a desigualdade social. Em seguida, abordaremos as diferentes perspectivas teóricas sobre cultura escolar. E por último, analisaremos como o ensino remoto afetou a cultura escolar entre professores de História, valendo-se de ferramentas digitais, mais precisamente a ferramenta Google Forms para elaborar um questionário com perguntas e respostas de docentes sobre a experiência do ensino remoto durante a pandemia. Os principais autores utilizados na discussão sobre Cultura Escolar foram: Dominique Julia (2001), Vinão Frago (1995), André Chervel (1990) e Jean Claude Forquin (1992). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Ensino remoto, pandemia e desigualdade socioeconômica: impactos do ensino remoto emergencial na cultura escolar na cidade de Cajazeiras - PB. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-08
dc.description.abstract The covid19 pandemic impacted Brazil and the whole world. As a result, several measures to contain the disease were adopted, including social distancing, which culminated in the suspension of facetoface classes. In an attempt to contain the damage caused by the closure of schools, the educational authorities adopted the remote teaching modality, whose classes would be virtual. However, this model did not prove to be efficient in the country due to the social inequalities existing in the country, making it impossible for many lowincome students to have access to remote classes because they do not have sufficient financial conditions to have a device with quality internet. In addition, another impact of remote teaching took place in the school culture, a culture that is very specific to the school because it occurs within it. Thus, the purpose of this research is to analyze the impacts of remote teaching in the country, taking into account the issue of socioeconomic inequality that made access to education difficult for the poorest. In this regard, data will be collected on the pandemic and social inequality. Next, we will address the different theoretical perspectives on school culture. And finally, we will analyze how remote teaching has affected school culture, using oral sources, that is, teachers' reports about the experience of remote teaching during the pandemic. The main authors used in teh discussion on School Culture were: Dominique Julia (2001), Vinão Frago (1995), André Chervel (1990) and Jean Claude Forquin (1992). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28969
dc.date.accessioned 2023-03-06T13:07:24Z
dc.date.available 2023-03-06
dc.date.available 2023-03-06T13:07:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Cultura escolar pt_BR
dc.subject Desigualdade social pt_BR
dc.subject Pandemia COVID-19 pt_BR
dc.subject Aulas remotas pt_BR
dc.subject Remote teaching pt_BR
dc.subject School culture pt_BR
dc.subject Social inequality pt_BR
dc.subject COVID-19 pandemic pt_BR
dc.subject Remote classes pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALBUQUERQUE, Davi Formiga Rolim de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Remote teaching, pandemic and socioeconomic inequality: impacts of emergency remote teaching on school culture in the city of Cajazeiras - PB. pt_BR
dc.identifier.citation ALBUQUERQUE, Davi Formiga Rolim de. Ensino remoto, pandemia e desigualdade socioeconômica: impactos do ensino remoto emergencial na cultura escolar na cidade de Cajazeiras - PB. 2023. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta