DSpace/Manakin Repository

Atendimento Educacional Especializado (AEE): os desafios e decorrências durante o ensino remoto.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LACERDA, Á. B. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9016579205861807 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS , Maria de Lourdes.
dc.contributor.referee2 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.description.resumo O Atendimento Educacional Especializado (AEE) que é realizado na Sala de Recursos Multifuncionais da escola é de fundamental importância para o desenvolvimento dos alunos com deficiência, pois promove atividades educacionais que favorecem o acompanhamento no âmbito escolar. Com o período pandêmico vivenciado, assim como os demais estudantes, aqueles com deficiência também passaram por diversas adversidades no processo educativo, devido a COVID-19 dificultar o Atendimento Especializado do docente da sala de AEE. Pensando em tais perspectivas, o vigente trabalho tem como problema de pesquisa: quais os principais desafios encontrados pelas pessoas envolvidas com as atividades da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) durante o ensino remoto em uma escola localizada na zona rural de São João do Rio do Peixe - PB? O objetivo geral consiste em: analisar os principais desafios encontrados pelas pessoas envolvidas com as atividades da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) durante o ensino remoto em uma escola localizada na zona rural de São João do Rio do Peixe - PB. Os objetivos específicos são: verificar as estratégias metodológicas e os recursos utilizados pela docente do Atendimento Especializado durante o ensino remoto; analisar os resultados alcançados pelos alunos atendidos pela sala do Atendimento Educacional Especializado a partir da perspectiva das pessoas envolvidas no processo educacional e entender quais dificuldades e maiores desafios as crianças obtiveram durante as aulas remotas. A pesquisa é de cunho qualitativo de caráter exploratório, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os pais dos alunos, através do Google Meet e chamada de vídeo no WhatsApp e com a docente do AEE na referida escola. A partir das análises da pesquisa, é possível destacar que o ensino remoto fez com que houvessem obstáculos, transformações e adaptações na educação. Nesse sentido, entre as adversidades existentes na escola em estudo, estão: falta de contato presencial, rotina monótona, dificuldade para as famílias instruírem os alunos de casa e falta de local e materiais adequados. Por outro lado, o período pandêmico possibilitou maior aproximação com a família e melhoria na socialização através dos recursos tecnológicos. Nessa perspectiva, devido a comunicação existente entre os sujeitos envolvido na aprendizagem e a competência e conhecimentos da docente para realização das atividades de acordo com as particularidades de cada aluno, essas dificuldades puderam ser reduzidas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Atendimento Educacional Especializado (AEE): os desafios e decorrências durante o ensino remoto. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-06
dc.description.abstract The Specialized Educational Service (SES) that is carried out in the Multifunctional Resource Classroom in school is of fundamental importance for the development of students with disabilities, as it promotes educational activities that favor the accompaniment in the school environment. With the pandemic period experienced, as well as the other students, that with disabilities also went through several adversities in the educational process due to COVID-19 hindering the Specialized Service of the teacher in the (SES) classroom. Thinking about such perspectives, the current work has as a research problem: what are the main challenges encountered by people involved with the activities of the Specialized Educational Service classroom (SES) during remote teaching in a school located in the rural area of São João do Rio do Peixe - PB? The general objective is to analyze the main challenges encountered by people involved with the activities of the Specialized Educational Service classroom (SES) during remote teaching in a school located in the rural area of São João do Rio do Peixe - PB. The specific objectives are: to verify the methodological strategies and resources used by the Specialized Educational Service teacher during remote teaching; to analyze the results achieved by the students served by the specialized educational service classroom from the perspective of the people involved in the educational process and to understand what difficulties and major challenges the children obtained during remote classes. The research is qualitative and exploratory in nature, where semi-structured interviews were conducted with the parents of the students, through Google Meet and video call on WhatsApp and with the (SES) teacher of a school in the rural area of São João do Rio do Peixe-PB. From the research analyzes, it is possible to highlight that remote teaching has caused obstacles, transformations and adaptations in education. In this sense, among the adversities existing in the school under study are: lack of face-to-face contact, monotonous routine, difficulty for families to instruct students from home and lack of adequate place and materials. On the other hand, the pandemic period made it possible to get closer to the family and improve socialization through technological resources. In this perspective, due to the existing communication between the subjects involved in learning and the competence and knowledge of the teacher to carry out the activities according to the particularities of each student, these difficulties could be reduced. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28971
dc.date.accessioned 2023-03-06T13:43:34Z
dc.date.available 2023-03-06
dc.date.available 2023-03-06T13:43:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Atendimento Educacional Especializado pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Alunos com deficiência pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Specialized Educational Assistance pt_BR
dc.subject Remote teaching pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Disabled students pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Pandemic pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LACERDA., Álen Beatriz de Sousa
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Specialized Educational Assistance (AEE): challenges and consequences during remote teaching. pt_BR
dc.identifier.citation LACERDA, Álen Beatriz de Sousa. Atendimento Educacional Especializado (AEE): os desafios e decorrências durante o ensino remoto. 2023. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta