dc.creator.ID |
BERTO, F. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7281691207740091 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, J. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, J.C.O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LUCENA NETO, Marciano Henrique de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LUCENA NETO, M. H. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4809804711785369 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BARROS, Joana Maria de Farias. |
|
dc.contributor.referee2ID |
Barros, J. M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
BARROS, JOANA M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
BARROS, J. M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1016070459137884 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O ensino de química vem enfrentando diversos desafios no ambiente escolar, esse fato tem
sido evidenciado pela desmotivação e dificuldade apresentada pelos estudantes na
compreensão de tal ciência. A falta de contextualização atrelada a complexidade dos
conteúdos da química são fatores que culminam para esta dificuldade, além disso, na maioria
das vezes os estudantes não entendem o porquê de estudar essa ciência, tornando-os
desmotivados para aprendê-la. A química tem fundamental importância para compreender o
mundo ao nosso redor, sendo, portanto, necessária que seja abordada e compreendida no
ambiente escolar. Nesse viés, está pesquisa destina-se a avaliar o uso da prática da
compostagem orgânica como ferramenta facilitadora do ensino de química e promoção da
educação ambiental em uma turma da segunda série do ensino médio, na Escola Estadual
Cidadã Integral Técnica de Cuité José Itamar da Rocha Cândido, ECIT Cuité. A pesquisa foi
desenvolvida ao longo de sete etapas, das quais constam aplicação de questionário inicial e
final, aulas expositivas dialogadas e aulas práticas. A aplicação do projeto compreende o
período de seis semanas entre os meses de outubro e novembro de 2022. Diante das
intervenções realizadas constatou-se que é relevante trabalhar o ensino de química através da
compostagem com uma abordagem contextualizada. Visto que esse tema faz parte da vivência
dos estudantes tornando a aprendizagem desse ensino mais significativa. Fato este observado
com a aplicação do questionário final, após as intervenções. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química |
pt_BR |
dc.title |
O uso da prática da compostagem orgânica como ferramenta facilitadora no ensino de química. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-02 |
|
dc.description.abstract |
The teaching of chemistry has been facing several challenges in the school environment, this
fact has been evidenced by the lack of motivation and difficulty presented by students in
understanding such science. The lack of contextualization linked to the complexity of the
contents of chemistry are factors that culminate in this difficulty, in addition, most of the time,
students do not understand why they study this science, making them unmotivated to learn it.
Chemistry is of fundamental importance to understand the world around us, therefore, it needs
to be addressed and understood in the school environment. In this bias, this research is
intended to evaluate the use of the practice of organic composting as a tool to facilitate the
teaching of chemistry and the promotion of environmental education in a class of the second
year of high school, at the Escola Estadual Cidadã Integral Técnica de Cuité José Itamar da
Rocha Cândido, ECIT Cuité. The research was carried out over seven stages, which include
the application of an initial and final questionnaire, dialogued lectures and practical classes.
The application of the project covers the period of six weeks between the months of October
and November 2022. In view of the interventions carried out, it was found that it is relevant to
work on teaching chemistry through composting with a contextualized approach. Since this
theme is part of the students' experience, making the learning of this teaching more
meaningful. This fact was observed with the application of the final questionnaire, after the
interventions. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28972 |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-06T13:45:27Z |
|
dc.date.available |
2023-03-06 |
|
dc.date.available |
2023-03-06T13:45:27Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Química - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Compostagem orgânica |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Organic compost |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la química |
pt_BR |
dc.subject |
Química - enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Educación ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Abono organico |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BERTO, Francisca Rodrigues. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of organic composting as a tool facilitator in teaching chemistry. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
El uso del compostaje orgánico como herramienta facilitador en la enseñanza de la química. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BERTO, Francisca Rodrigues. O uso da prática da compostagem orgânica como ferramenta facilitadora no ensino de química. 2023. 67 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La enseñanza de la química viene enfrentando varios desafíos en el ámbito escolar, este hecho ha
evidenciado por la falta de motivación y dificultad que presentan los estudiantes para
comprensión de tal ciencia. La falta de contextualización ligada a la complejidad de
contenidos de la química son factores que culminan en esta dificultad, además, en la mayoría
a veces los estudiantes no entienden por qué estudiar esta ciencia, haciéndolos
desmotivado para aprenderlo. La química es de fundamental importancia para entender la
mundo que nos rodea, y por lo tanto necesita ser abordado y entendido en
Ambiente escolar. En este sesgo, esta investigación tiene como objetivo evaluar el uso de la práctica de
compostaje orgánico como una herramienta facilitadora para la enseñanza de la química y la promoción
educación ambiental en una clase de segundo grado de secundaria de la Escola Estadual
Pleno Técnico Ciudadano de Cuité José Itamar da Rocha Cândido, ECIT Cuité. la busqueda fue
desarrollado en siete etapas, que incluyen la aplicación de un cuestionario inicial y
conferencias finales, dialogadas y clases prácticas. La aplicación del proyecto comprende la
período de seis semanas entre octubre y noviembre de 2022.
intervenciones realizadas se constató que es relevante trabajar la enseñanza de la química a través de
compostaje con un enfoque contextualizado. Ya que este tema es parte de la experiencia
de los estudiantes haciendo más significativo el aprendizaje de esta enseñanza. Este hecho se observa
con la aplicación del cuestionario final, después de las intervenciones. |
pt_BR |