DSpace/Manakin Repository

Ensino de física e literatura de cordel: uma sequência didática interdisciplinar para o estudo das ondas eletromagnéticas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CARVALHO, A. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Mirleide Dantas.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, M. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6166750398180798 pt_BR
dc.contributor.referee1 PASSOS, Eduardo Marcos Rodrigues dos.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Lincoln Rodrigues Sampaio de.
dc.contributor.referee3 LIMA, Josenildo Maria de.
dc.description.resumo A construção da ciência é desenvolvida a partir de observações e experimentos que posteriormente podem ser transformados em teorias fundamentadas para explicar o que acontece no meio observado. Ensinar requer compreensão do(a) professor(a) em entender o espaço do(a) aluno(a) para que o aprendizado seja construído em conjunto. Com esse intuito, o(a) docente pode utilizar mecanismos didáticos diferentes do modelo tradicional de ensino de física, como exemplo, a interdisciplinaridade. Sendo assim, o principal objetivo deste trabalho foi analisar a relação entre física e cordel através de uma sequência didática e como esse método pôde contribuir para a melhoria do ensino de física. Para essa análise, aplicamos a sequência em três turmas do 3º ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Álvaro Gaudêncio de Queiroz (ECI Álvaro Gaudêncio de Queiroz), Campina Grande - PB. Realizamos a proposta pautada na temática dos conceitos gerais do eletromagnetismo e ondas eletromagnéticas, com a criação e uso do folheto de cordel “ELETROMAGNETISMO: História, Definições e Aplicações”, do autor Artur Alves. A partir disso, buscamos avaliar como os(as) estudantes enxergam a proposta de ensino antes e após a aplicação da sequência, a partir da análise das respostas dos Formulários Prévio e Final. A partir disso, realizamos uma análise comparativa entre os dados levantados, referentes às três turmas, para assim entendermos as concepções iniciais e finais dos(as) entrevistados(as), além de identificarmos se a proposta interdisciplinar de ensino foi compreendida pelos(as) estudantes. As respostas referentes a cada turma foram expostas em gráficos separados e a análise de cada item foi realizada com o número total de discentes. Portanto, ao analisarmos os resultados obtidos, foi possível considerar que a metodologia proposta foi eficaz e dinâmica, mostrando que é possível ensinar física com uso da cultura. Ademais, esse método pode ser aplicado em outros assuntos e em outras turmas de Ensino Fundamental e Médio, ampliando, assim, o ensino de física interdisciplinar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Ensino de física e literatura de cordel: uma sequência didática interdisciplinar para o estudo das ondas eletromagnéticas. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-03
dc.description.abstract The construction of science is developed from observations and experiments that can later be transformed into grounded theories to explain what happens in the observed environment. Teaching requires the teacher's understanding of the student's space so that learning is built together. For this purpose, the teacher can use didactic mechanisms that are different from the traditional model of physics teaching, for example, interdisciplinarity. Therefore, the main objective of this work was to analyze the relationship between physics and string through a didactic sequence and how this method could contribute to the improvement of physics teaching. For this analysis, we applied the sequence in three classes of the 3rd year of high school at Escola Cidadã Integral Álvaro Gaudêncio de Queiroz (ECI Álvaro Gaudêncio de Queiroz), Campina Grande - PB. We carried out the proposal based on the theme of the general concepts of electromagnetism and electromagnetic waves, with the creation and use of the string brochure “ELECTROMAGNETISM: History, Definitions and Applications”, by the author Artur Alves. Based on this, we sought to assess how students see the teaching proposal before and after applying the sequence, based on the analysis of responses from the Previous and Final Forms. From this, we carried out a comparative analysis between the data collected, referring to the three classes, in order to understand the initial and final conceptions of the interviewees, in addition to identifying whether the interdisciplinary teaching proposal was understood by the students. students. The answers referring to each class were displayed in separate graphs and the analysis of each item was performed with the total number of students. Therefore, when analyzing the results obtained, it was possible to consider that the proposed methodology was effective and dynamic, showing that it is possible to teach physics with the use of culture. Moreover, this method can be applied in other subjects and in other classes of elementary and high school, thus expanding the teaching of interdisciplinary physics. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28976
dc.date.accessioned 2023-03-06T17:48:54Z
dc.date.available 2023-03-06
dc.date.available 2023-03-06T17:48:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Física e literatura de cordel pt_BR
dc.subject Literatura de cordel e física pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Sequência didática interdisciplinar pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Física e cultura pt_BR
dc.subject Escola Cidadã Integral Álvaro Gaudêncio de Queiroz - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Physics and string literature pt_BR
dc.subject Cordel literature and physics pt_BR
dc.subject Physics teaching pt_BR
dc.subject Interdisciplinary didactic sequence pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Physics and culture pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARVALHO, Artur Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Physics teaching and cordel literature: an interdisciplinary didactic sequence for the study of electromagnetic waves. pt_BR
dc.identifier.citation CARVALHO, Artur Alves. Ensino de física e literatura de cordel: uma sequência didática interdisciplinar para o estudo das ondas eletromagnéticas. 2023. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28976 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta