dc.creator.ID |
CARVALHO, A. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Mirleide Dantas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, M. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6166750398180798 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PASSOS, Eduardo Marcos Rodrigues dos. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Lincoln Rodrigues Sampaio de. |
|
dc.contributor.referee3 |
LIMA, Josenildo Maria de. |
|
dc.description.resumo |
A construção da ciência é desenvolvida a partir de observações e experimentos que
posteriormente podem ser transformados em teorias fundamentadas para explicar o
que acontece no meio observado. Ensinar requer compreensão do(a) professor(a) em
entender o espaço do(a) aluno(a) para que o aprendizado seja construído em conjunto. Com esse intuito, o(a) docente pode utilizar mecanismos didáticos diferentes do modelo tradicional de ensino de física, como exemplo, a interdisciplinaridade. Sendo assim, o principal objetivo deste trabalho foi analisar a relação entre física e cordel através de uma sequência didática e como esse método pôde contribuir para a melhoria do ensino de física. Para essa análise, aplicamos a sequência em três turmas do 3º ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Álvaro Gaudêncio de Queiroz (ECI Álvaro Gaudêncio de Queiroz), Campina Grande - PB. Realizamos a proposta pautada na temática dos conceitos gerais do eletromagnetismo e ondas eletromagnéticas, com a criação e uso do folheto de cordel “ELETROMAGNETISMO: História, Definições e Aplicações”, do autor Artur Alves. A partir disso, buscamos avaliar como os(as) estudantes enxergam a proposta de ensino antes e após a aplicação da sequência, a partir da análise das respostas dos Formulários Prévio e Final. A partir disso, realizamos uma análise comparativa entre os dados levantados, referentes às três turmas, para assim entendermos as concepções iniciais e finais dos(as) entrevistados(as), além de identificarmos se a proposta interdisciplinar de ensino foi compreendida pelos(as) estudantes. As respostas referentes a cada turma foram expostas em gráficos separados e a análise de cada item foi realizada com o número total de discentes. Portanto, ao analisarmos os resultados obtidos, foi possível considerar que a metodologia proposta foi eficaz e dinâmica, mostrando que é possível ensinar física com uso da cultura. Ademais, esse método pode ser aplicado em outros assuntos e em outras turmas de Ensino
Fundamental e Médio, ampliando, assim, o ensino de física interdisciplinar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de física e literatura de cordel: uma sequência didática interdisciplinar para o estudo das ondas eletromagnéticas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-03 |
|
dc.description.abstract |
The construction of science is developed from observations and experiments that can
later be transformed into grounded theories to explain what happens in the observed
environment. Teaching requires the teacher's understanding of the student's space so
that learning is built together. For this purpose, the teacher can use didactic mechanisms that are different from the traditional model of physics teaching, for example, interdisciplinarity. Therefore, the main objective of this work was to analyze the relationship between physics and string through a didactic sequence and how this
method could contribute to the improvement of physics teaching. For this analysis, we
applied the sequence in three classes of the 3rd year of high school at Escola Cidadã
Integral Álvaro Gaudêncio de Queiroz (ECI Álvaro Gaudêncio de Queiroz), Campina
Grande - PB. We carried out the proposal based on the theme of the general concepts
of electromagnetism and electromagnetic waves, with the creation and use of the
string brochure “ELECTROMAGNETISM: History, Definitions and Applications”, by
the author Artur Alves. Based on this, we sought to assess how students see the
teaching proposal before and after applying the sequence, based on the analysis of
responses from the Previous and Final Forms. From this, we carried out a comparative
analysis between the data collected, referring to the three classes, in order to
understand the initial and final conceptions of the interviewees, in addition to
identifying whether the interdisciplinary teaching proposal was understood by the
students. students. The answers referring to each class were displayed in separate
graphs and the analysis of each item was performed with the total number of students.
Therefore, when analyzing the results obtained, it was possible to consider that the
proposed methodology was effective and dynamic, showing that it is possible to teach
physics with the use of culture. Moreover, this method can be applied in other subjects
and in other classes of elementary and high school, thus expanding the teaching of
interdisciplinary physics. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28976 |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-06T17:48:54Z |
|
dc.date.available |
2023-03-06 |
|
dc.date.available |
2023-03-06T17:48:54Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Física e literatura de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura de cordel e física |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de física |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática interdisciplinar |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
Física e cultura |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Cidadã Integral Álvaro Gaudêncio de Queiroz - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Physics and string literature |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel literature and physics |
pt_BR |
dc.subject |
Physics teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinary didactic sequence |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinarity |
pt_BR |
dc.subject |
Physics and culture |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARVALHO, Artur Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Physics teaching and cordel literature: an interdisciplinary didactic sequence for the study of electromagnetic waves. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CARVALHO, Artur Alves. Ensino de física e literatura de cordel: uma sequência didática interdisciplinar para o estudo das ondas eletromagnéticas. 2023. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28976 |
pt_BR |