DSpace/Manakin Repository

O uso de histórias em quadrinhos nacionais para o ensino dos conceitos geográficos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOARES, G. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2425202507613984 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Crisólogo Vieira de.
dc.contributor.referee2 ARAUJO, Elania Daniele Silva.
dc.description.resumo O ensino vem sofrendo várias transformações nos últimos anos, sobretudo devido às exigências do mercado e à luta dos profissionais em educação que buscam se mobilizar por uma educação pública de qualidade, utilizando diversas práticas para este fim. O trabalho aqui apresentado tem o objetivo de verificar se o uso de histórias em quadrinhos (HQs), da literatura brasileira, pode favorecer à construção conceitual geográfica, a partir de práticas pedagógicas que valorizem o estudante como sujeito ativo da aprendizagem, tendo como base pensadores como Lev Vygotsky e Lana de Souza Cavalcanti. Enquanto procedimento metodológico utilizamos análise de conteúdo, onde fizemos uma seleção prévia das obras, “O Cortiço”, “Os Sertões”, “O Guarani” e “Vidas Secas”. A leitura e o reconhecimento dos principais conceitos da Geografia presentes nos quadrinhos, fazendo as referidas inferências e interpretaçõeso dos dados coletados. Em resultado, o uso das HQs pode contribuir como instrumento facilitador da construção do conhecimento. Contudo, o uso por si só desse tipo de material não garante o processo de aprendizagem do estudante. As HQs são um formato literário mais atrativo pela linguagem simplificada e atrativa, cabendo ao professor utilizar-se desse recurso usando obras que aproximem o aluno do debate da Geografia e de temas próximos ao seu cotidiano. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title O uso de histórias em quadrinhos nacionais para o ensino dos conceitos geográficos. pt_BR
dc.date.issued 2023-02
dc.description.abstract Teaching has been undergoing several transformations in recent years, mainly due to market demands and the struggle of education professionals to build a quality public education, using several practices for this purpose. The goal of the work presented in here is to verify if the use of comics from Brazilian literature can favor the conceptual construction of geography, based on pedagogical practices that value the student as an active subject of learning, based on thinkers such as Lev Vygotsky and Lana de Souza Cavalcanti. As a methodological procedure we used content analysis, where we made a previous selection of the literary works "O Cortiço", "Os Sertões", "O Guarani" and "Vidas Secas". The reading and recognition of the main concepts of Geography present in the comics, making the referred inferences and interpretation of the collected data. As a result, the use of comics can contribute as a facilitating tool in the construction of knowledge. However, the use of this type of material alone does not guarantee the student's learning process. Comics are a literary format that is more attractive due to its simplified and appealing language, and it is up to the teacher to make use of this resource by using literary works that bring the student closer to the Geography debate and to issues that are close to their daily lives. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28978
dc.date.accessioned 2023-03-06T18:11:13Z
dc.date.available 2023-03-06
dc.date.available 2023-03-06T18:11:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Histórias em quadrinhos e Geografia pt_BR
dc.subject Conceitos geográficos pt_BR
dc.subject Propostas Vygotskianas - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Vygotski pt_BR
dc.subject Literatura e ensino de Geografia pt_BR
dc.subject HQs e ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Saberes espaciais pt_BR
dc.subject O Cortiço - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Os Sertões - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject O Guarani - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Vidas Secas - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Literatura Brasileira e Geografia pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Comics and Geography pt_BR
dc.subject Geographic concepts pt_BR
dc.subject Vygotskian proposals - Geography teaching pt_BR
dc.subject Literature and teaching of Geography pt_BR
dc.subject Comics and Geography teaching pt_BR
dc.subject Spatial knowledge pt_BR
dc.subject Brazilian Literature and Geography pt_BR
dc.subject Enseñanza de la Geografía pt_BR
dc.subject Cómics y Geografía pt_BR
dc.subject Conceptos geográficos pt_BR
dc.subject Propuestas vygotskianas - Enseñanza de la geografía pt_BR
dc.subject Literatura y enseñanza de la Geografía pt_BR
dc.subject Enseñanza del cómic y la geografía pt_BR
dc.subject Literatura y Geografía Brasileñas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOARES, Gleysson de Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of national comics for teaching geographic concepts. pt_BR
dc.identifier.citation SOARES, Gleysson de Araújo. O uso de histórias em quadrinhos nacionais para o ensino dos conceitos geográficos. 2023. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28978 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta