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Propostas curriculares para o ensino fundamental: (des)continuidades na transposição didática do eixo oralidade.

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dc.creator.ID NASCIMENTO, A. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6918739744629384 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.contributor.advisor1ID Lino de Araújo, Denise. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5542241458634614 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA , Williany Miranda da.
dc.contributor.referee2 MAGALHÃES, Tânia Guedes.
dc.description.resumo Esta investigação focaliza dois documentos curriculares referentes ao componente Língua Portuguesa no Ensino Fundamental – EF (anos finais): a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), uma referência obrigatória à construção de currículos dos estados e municípios; e a Proposta Curricular do Estado da Paraíba - PCEP (PARAÍBA, 2018), um currículo local norteador para escolas públicas e privadas das redes municipal e estadual da Paraíba. Tendo-os como referência, parte-se da seguinte pergunta de pesquisa: Que (des)continuidades a (re)configuração teórica e a (re)organização didática de conteúdos conferem ao processo de transposição didática das práticas de linguagem do eixo oralidade na BNCC e na PCEP, relativas ao Ensino Fundamental - EF (anos finais), especificamente no 8º e 9º anos? Para respondê-la, esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar as (des)continuidades decorrentes do processo de (re)configuração teórica e (re)organização didática das práticas de linguagem orais na BNCC e na PCEP, no ensino fundamental (anos finais), especificamente no 8º e 9º anos. E como objetivos específicos: a) descrever a (re)configuração terminológico-conceitual (dessincretização) do eixo oralidade na BNCC e na PCEP de EF para o 8º e 9º anos; b) comparar as práticas de linguagem orais tendo em vista as (des)continuidades conceituais entre os documentos; c) identificar as (des)continuidades manifestadas na (re)organização didática (programabilidade) das práticas de linguagem orais nos documentos supracitados para o 8º e 9º anos; e d) caracterizar os modos pelos quais a PCEP reposiciona as práticas de linguagem orais a partir da BNCC quanto ao EF para o 8º e 9º anos. Teoricamente, esta pesquisa se apoia em três eixos de estudos, a saber: os estudos sobre currículo enquanto campo e objeto (MACEDO; RANNIERY, 2018; MACEDO, 2012; SILVA, 2005, 2006); Estudos sobre transposição didática, entre conceituações e interfaces teóricas (CHEVALLARD, 1991, 2013; PETITJEAN, 2008; LEITE, 2004; PAIS, 2002); e estudos sobre oralidade enquanto objeto e estudo e de ensino (LEAL; GOIS, 2012; LINO DE ARAÚJO; RAFAEL; AMORIM, 2016; MAGALHÃES, 2007; MARCUSCHI, 2001, 2008). Metodologicamente, classifica-se como uma pesquisa qualitativo-interpretativista do tipo documental (MOREIRA; CALEFFE, 2008), situada no campo transdisciplinar da Linguística Aplicada (SIGNORINI, 2006), cuja apresentação é uma de suas contribuições. Os resultados apontam para o fato de que o processo de transposição didática operou transformações diversas ao compararmos os documentos quanto às práticas orais: movimentos didáticos de mixagem, sumarização, paráfrases e redistribuição. Assim, destaca-se uma heterogeneidade ou mixagem terminológico-conceitual aliada a uma programabilidade difusa entre as propostas curriculares. Esses fatores, ao mesmo tempo que são continuidades entre os currículos, também produzem as singularidades, ou seja, as descontinuidades na transposição didática do objeto oralidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes. pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem. pt_BR
dc.subject.cnpq Currículo. pt_BR
dc.title Propostas curriculares para o ensino fundamental: (des)continuidades na transposição didática do eixo oralidade. pt_BR
dc.date.issued 2022-06-02
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28984
dc.date.accessioned 2023-03-06T20:36:03Z
dc.date.available 2023-03-06
dc.date.available 2023-03-06T20:36:03Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Base nacional comum curricular pt_BR
dc.subject Proposta curricular do Estado da Paraíba pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Transposição didática pt_BR
dc.subject Objeto de ensino pt_BR
dc.subject Oralidad pt_BR
dc.subject Transposición didáctica pt_BR
dc.subject Objeto de enseñanza pt_BR
dc.subject Common national curriculum base pt_BR
dc.subject Paraíba State curriculum proposal pt_BR
dc.subject Orality pt_BR
dc.subject Didactic transposition pt_BR
dc.subject Teaching object pt_BR
dc.subject Base commune du curriculum national pt_BR
dc.subject Proposition de programme d'études de l'État de Paraíba pt_BR
dc.subject Oralité pt_BR
dc.subject Transposition didactique pt_BR
dc.subject Objet pédagogique pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Antonio Naéliton do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Curricular proposals for elementary education: (dis)continuities in the didactic transposition of the orality axis. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, A. Propostas curriculares para o ensino fundamental: (des)continuidades na transposição didática do eixo oralidade. 2022. 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022 pt_BR
dc.description.resumen Esta investigación se centra en dos documentos curriculares referentes a la asignatura de Lengua Portuguesa en la Enseñanza Fundamental – EF (años finales): la Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), una referencia obligatoria para la construcción de currículos de las Unidades Federativas y municipios; y la Proposta Curricular do Estado da Paraíba - PCEP (PARAÍBA, 2018), un currículo local orientador para escuelas públicas y privadas de las redes municipales y estatal de Paraíba. Así, considerándolos como referencia, partimos de la siguiente pregunta de investigación:¿Qué (dis)continuidades la (re)configuración teórica y la (re)organización didáctica de contenidos confieren al proceso de transposición didáctica de las prácticas de lenguaje del eje oralidad en la BNCC y en la PCEP, relativas a la Enseñanza Fundamental – EF (años finales), de forma específica en el 8º y 9º grados? Para responderla, este estudio tiene como objetivo general: analizar las (dis)continuidades derivadas del proceso de (re)configuración teórica y (re)organización didáctica de las prácticas de lenguaje oral en la BNCC y en la PCEP, en la enseñanza fundamental (años finales), específicamente en el 8º y 9º grados. Y como objetivos específicos: a) describir la (re)configuración terminológica-conceptual del eje oralidad en la BNCC y en la PCEP de EF para el 8º y 9º grados; b) comparar las prácticas de lenguaje oral teniendo en cuenta las (dis)continuidades conceptuales entre los documentos; c) identificar las (dis)continuidades expresadas en la (re)organización didáctica de las prácticas de lenguaje oral en los documentos mencionados para el 8º y 9º grados; y d) caracterizar los modos por los que la PCEP reposiciona la prácticas de lenguaje oral a partir de la BNCC respecto a la EF para el 8º y 9º grados. Teóricamente, esta investigación se apoya en tres ejes de estudios, que son: los estudios de currículo como campo y objeto (MACEDO; RANNIERY, 2018; MACEDO, 2012; SILVA, 2005, 2006); Estudios de transposición didáctica entre conceptualizaciones e interfaces teóricas (CHEVALLARD, 1991, 2013; PETITJEAN, 2008; LEITE, 2004; PAIS, 2002); y estudios de oralidad como objeto y estudio y de enseñanza (LEAL; GOIS, 2012; LINO DE ARAÚJO; RAFAEL; AMORIM, 2016; MAGALHÃES, 2007; MARCUSCHI, 2001, 2008). Metodológicamente, se clasifica como una investigación cualitativa-interpretativa de tipo documental (MOREIRA; CALEFFE, 2008), situada en el campo transdisciplinar de la Lingüística Aplicada (SIGNORINI, 2006), cuya presentación es una de sus contribuciones. Los resultados señalan para el hecho de que el proceso de transposición didáctica operó transformaciones diversas al compararnos los documentos sobre las prácticas orales: movimientos didácticos de mezcla, resumen, paráfrasis y redistribución. Así, se destaca una heterogeneidad o mezcla terminológica-conceptual unida a una programabilidad difusa entre las propuestas curriculares. Esos factores, al mismo tiempo que son continuidades entre los currículos, también producen las singularidades, o sea, las discontinuidades en la transposición didáctica del objeto oralidad. pt_BR


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