DSpace/Manakin Repository

Visão dos estudantes de enfermagem acerca das SOFT SKILLS inerentes à formação do futuro enfermeiro.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, G. K. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3114440279927746 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.
dc.contributor.advisor1ID ANDRADE, L. D. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID ANDRADE, LDF. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID ANDRADE, LUCIANA DANTAS FARIAS DE. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5078930160348703 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.
dc.contributor.referee1ID SANTOS, N. C. C. de B. pt_BR
dc.contributor.referee1ID SANTOS, NATHANIELLY CYSTINE CB. pt_BR
dc.contributor.referee1ID SANTOS, NATHANIELLY CRISTINA CARVALHO DE B. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6315363248040926 pt_BR
dc.contributor.referee2 ANDRADE, Lidiane Lima de.
dc.contributor.referee2ID ANDRADE, L. L. pt_BR
dc.contributor.referee2ID ANDRADE, LIDIANE LIMA DE. pt_BR
dc.contributor.referee2ID DE ANDRADE, LIDIANE LIMA. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3076237365194240 pt_BR
dc.description.resumo Objetivo: Investigar a visão dos estudantes de enfermagem acerca das Soft Skills inerentes à formação do futuro enfermeiro. Método: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de natureza qualitativa realizado com 12 estudantes. Foram realizadas entrevistas presenciais, gravadas, norteadas por um roteiro semiestruturado, as falas transcritas foram processadas no Software IRAMUTEQ. Resultados: evidenciou-se que os estudantes reconhecem a importância das habilidades que envolvem as soft skills, e o papel da universidade em desenvolvê-las, porém desconhecem a terminologia em inglês aplicada “Soft Skills”, os estudantes não se identificavam no papel de líder, além de expressarem não possuírem um bom nível de inteligência emocional. O professor, os estágios, trabalhos em grupo, entre outros meios, contribuíram no desenvolvimento das Soft skills durante a formação acadêmica. Considerações finais: Os estudantes possuem um bom potencial para desenvolver níveis mais satisfatórios dessas e outras habilidades, constata-se a importância do desenvolvimento das soft skills durante a formação de enfermeiros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title Visão dos estudantes de enfermagem acerca das SOFT SKILLS inerentes à formação do futuro enfermeiro. pt_BR
dc.date.issued 2023-01-30
dc.description.abstract Objective: To investigate the view of nursing students about the Soft Skills inherent in the training of future nurses. Method: This is an exploratory-descriptive qualitative study carried out with 12 students. Face-to-face, recorded interviews were conducted, guided by a semi-structured script, the transcribed speeches were processed in the IRAMUTEQ Software. Results: it was shown that students recognize the importance of skills involving soft skills, and the university's role in developing them, but they are unaware of the applied terminology "Soft Skills", students did not identify themselves in the role of leader, in addition to expressing that they do not have a good level of emotional intelligence. The teacher, internships, group work, among other means, contributed to the development of soft skills during academic training. Final considerations: Students have a good potential to develop more satisfactory levels of these and other skills, it is noted the importance of developing soft skills during the training of nurses. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28987
dc.date.accessioned 2023-03-07T14:02:42Z
dc.date.available 2023-03-06
dc.date.available 2023-03-07T14:02:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Enfermagem - formação profissional pt_BR
dc.subject SOFT SKILLS pt_BR
dc.subject Enfermeiro - formação pt_BR
dc.subject Relações interpessoais pt_BR
dc.subject Habilidades sociais pt_BR
dc.subject Educação em enfermagem pt_BR
dc.subject Mercado de trabalho pt_BR
dc.subject Nursing - professional training pt_BR
dc.subject Nurse - training pt_BR
dc.subject Interpersonal relationships pt_BR
dc.subject Social skills pt_BR
dc.subject Nursing education pt_BR
dc.subject Job market pt_BR
dc.subject Enfermería - formación profesional pt_BR
dc.subject HABILIDADES BLANDAS pt_BR
dc.subject Enfermera - formación pt_BR
dc.subject Relaciones interpersonales pt_BR
dc.subject Habilidades sociales pt_BR
dc.subject Educacion en enfermeria pt_BR
dc.subject Educacion en enfermeria pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Genilsa Kerolaine Santos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Vision of nursing students about the SOFT SKILLS inherent in the education of the future murse. pt_BR
dc.title.alternative Visión de estudiantes de enfermería sobre SOFT SKILLS inherentes a la formación del futuro enfermero. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Genilsa Kerolaine Santos de. Visão dos estudantes de enfermagem acerca das SOFT SKILLS inerentes à formação do futuro enfermeiro. 2023. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen Objetivo: Investigar la visión de los estudiantes de enfermería sobre las Soft Skills inherentes a formación de la futura enfermera. Método: Se trata de un estudio exploratorio-descriptivo de de carácter cualitativo realizado con 12 alumnos. Se realizaron entrevistas cara a cara, grabados, guiados por un guión semiestructurado, los discursos transcritos fueron procesados ​​en el Software IRAMUTEQ. Resultados: se demostró que los estudiantes reconocen la importancia de las competencias que implican habilidades blandas, y el papel de la universidad en desarrollarlas, pero desconocen la terminología en inglés aplicado “Soft Skills”, la los estudiantes no se identificaron con el rol de líder, además de expresar que no tenían buen nivel de inteligencia emocional. El docente, pasantías, trabajo en grupo, entre otros. otros medios, contribuyeron al desarrollo de habilidades blandas durante la formación académica. Consideraciones finales: Los estudiantes tienen un buen potencial para desarrollar niveles superiores resultados satisfactorios de estas y otras habilidades, se comprueba la importancia del desarrollo de habilidades blandas durante la formación de enfermeras. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta