dc.creator.ID |
OLIVEIRA, G. K. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3114440279927746 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ANDRADE, Luciana Dantas Farias de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ANDRADE, L. D. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
ANDRADE, LDF. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
ANDRADE, LUCIANA DANTAS FARIAS DE. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5078930160348703 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, N. C. C. de B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, NATHANIELLY CYSTINE CB. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, NATHANIELLY CRISTINA CARVALHO DE B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6315363248040926 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ANDRADE, Lidiane Lima de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ANDRADE, L. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
ANDRADE, LIDIANE LIMA DE. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
DE ANDRADE, LIDIANE LIMA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3076237365194240 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Objetivo: Investigar a visão dos estudantes de enfermagem acerca das Soft Skills inerentes à
formação do futuro enfermeiro. Método: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de
natureza qualitativa realizado com 12 estudantes. Foram realizadas entrevistas presenciais,
gravadas, norteadas por um roteiro semiestruturado, as falas transcritas foram processadas no
Software IRAMUTEQ. Resultados: evidenciou-se que os estudantes reconhecem a
importância das habilidades que envolvem as soft skills, e o papel da universidade em
desenvolvê-las, porém desconhecem a terminologia em inglês aplicada “Soft Skills”, os
estudantes não se identificavam no papel de líder, além de expressarem não possuírem um
bom nível de inteligência emocional. O professor, os estágios, trabalhos em grupo, entre
outros meios, contribuíram no desenvolvimento das Soft skills durante a formação acadêmica.
Considerações finais: Os estudantes possuem um bom potencial para desenvolver níveis mais
satisfatórios dessas e outras habilidades, constata-se a importância do desenvolvimento das
soft skills durante a formação de enfermeiros. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.title |
Visão dos estudantes de enfermagem acerca das SOFT SKILLS inerentes à formação do futuro enfermeiro. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-01-30 |
|
dc.description.abstract |
Objective: To investigate the view of nursing students about the Soft Skills inherent in the
training of future nurses. Method: This is an exploratory-descriptive qualitative study carried
out with 12 students. Face-to-face, recorded interviews were conducted, guided by a
semi-structured script, the transcribed speeches were processed in the IRAMUTEQ Software.
Results: it was shown that students recognize the importance of skills involving soft skills,
and the university's role in developing them, but they are unaware of the applied terminology
"Soft Skills", students did not identify themselves in the role of leader, in addition to
expressing that they do not have a good level of emotional intelligence. The teacher,
internships, group work, among other means, contributed to the development of soft skills
during academic training. Final considerations: Students have a good potential to develop
more satisfactory levels of these and other skills, it is noted the importance of developing soft
skills during the training of nurses. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28987 |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-07T14:02:42Z |
|
dc.date.available |
2023-03-06 |
|
dc.date.available |
2023-03-07T14:02:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem - formação profissional |
pt_BR |
dc.subject |
SOFT SKILLS |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermeiro - formação |
pt_BR |
dc.subject |
Relações interpessoais |
pt_BR |
dc.subject |
Habilidades sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Mercado de trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing - professional training |
pt_BR |
dc.subject |
Nurse - training |
pt_BR |
dc.subject |
Interpersonal relationships |
pt_BR |
dc.subject |
Social skills |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing education |
pt_BR |
dc.subject |
Job market |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermería - formación profesional |
pt_BR |
dc.subject |
HABILIDADES BLANDAS |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermera - formación |
pt_BR |
dc.subject |
Relaciones interpersonales |
pt_BR |
dc.subject |
Habilidades sociales |
pt_BR |
dc.subject |
Educacion en enfermeria |
pt_BR |
dc.subject |
Educacion en enfermeria |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Genilsa Kerolaine Santos de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Vision of nursing students about the SOFT SKILLS inherent in the education of the future murse. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Visión de estudiantes de enfermería sobre SOFT SKILLS inherentes a la formación del futuro enfermero. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Genilsa Kerolaine Santos de. Visão dos estudantes de enfermagem acerca das SOFT SKILLS
inerentes à formação do futuro enfermeiro. 2023. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Objetivo: Investigar la visión de los estudiantes de enfermería sobre las Soft Skills inherentes a
formación de la futura enfermera. Método: Se trata de un estudio exploratorio-descriptivo de
de carácter cualitativo realizado con 12 alumnos. Se realizaron entrevistas cara a cara,
grabados, guiados por un guión semiestructurado, los discursos transcritos fueron procesados en el
Software IRAMUTEQ. Resultados: se demostró que los estudiantes reconocen la
importancia de las competencias que implican habilidades blandas, y el papel de la universidad en
desarrollarlas, pero desconocen la terminología en inglés aplicado “Soft Skills”, la
los estudiantes no se identificaron con el rol de líder, además de expresar que no tenían
buen nivel de inteligencia emocional. El docente, pasantías, trabajo en grupo, entre otros.
otros medios, contribuyeron al desarrollo de habilidades blandas durante la formación académica.
Consideraciones finales: Los estudiantes tienen un buen potencial para desarrollar niveles superiores
resultados satisfactorios de estas y otras habilidades, se comprueba la importancia del desarrollo de
habilidades blandas durante la formación de enfermeras. |
pt_BR |