DSpace/Manakin Repository

Arte na Educação Infantil no município de Aurora-CE: um olhar sobre as práticas pedagógicas

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, C. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2662699658601219 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Kássia Mota de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, K. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0194297219413716 pt_BR
dc.contributor.referee1 JOCA , Alexandre Martins.
dc.contributor.referee2 FONTENELE , Inambê Sales.
dc.description.resumo Este trabalho objetiva compreender como a arte está sendo trabalhada no município de Aurora-CE, a partir das práticas das professoras da Educação Infantil. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória do tipo estudo de caso com uma abordagem qualitativa, em uma creche, localizada na zona rural do município. Por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com quatro professoras da instituição, e a análise sobre os planos de aulas e sobre o projeto político pedagógico (PPP), verificou-se o desenvolvimento das práticas educativas em arte, as concepções de arte imbuídas nesse processo e possíveis desafios quanto ao planejamento das aulas. Para a fundamentação do estudo, foram utilizados autores como, FERREIRA (2012); OSTETTO (2011); FUSARI e FERRAZ (2009), documentos oficiais: BNCC (2018), RCNEI (1998), dentre outros. O estudo foi dividido em três capítulos. No primeiro capítulo é realizada uma discussão sobre a importância da arte para o contexto educativo e infantil. Depois disso, é realizado um contraponto sobre como se deve trabalhar a arte na Educação Infantil e como ela se apresenta na realidade escolar. Por conseguinte, é refletido as concepções de arte presentes nos moldes das práticas pedagógicas. Como resultado da pesquisa, constatou-se que o trabalho com a arte na primeira infância na zona rural do município de Aurora-CE acontece por meio de práticas descontextualizadas e pragmáticas, em que está vinculada a concepção de arte como recurso pedagógico e componente complementar. Nesse contexto, o ensino de arte desenvolvido, acaba por limitar uma aprendizagem significativa e um desenvolvimento pleno das crianças. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Arte na Educação Infantil no município de Aurora-CE: um olhar sobre as práticas pedagógicas pt_BR
dc.date.issued 2023-02-07
dc.description.abstract This work aims to understand how art is being worked in the municipality of Aurora-CE, from the practices of Early Childhood Education teachers. For this, an exploratory research of the case study type was carried out with a qualitative approach, in a nursery, located in the rural area of the municipality. Through semi structured interviews carried out with four teachers from the institution, and the analysis of the lesson plans and the political pedagogical project (PPP), the development of educational practices in art, the conceptions of art imbued in this process and possible challenges in lesson planning. For the foundation of the study, authors such as FERREIRA (2012); OSTETTO (2011); FUSARI and FERRAZ (2009), official documents: BNCC (2018), RCNEI (1998), among others. The study was divided into three chapters. In the first chapter, a discussion is carried out on the importance of art for the educational and child context. After that, a counterpoint is made on how art should be worked on in Early Childhood Education and how it presents itself in school reality. Therefore, the conceptions of art present in the molds of pedagogical practices are reflected. As a result of the research, it was found that the work with art in early childhood in the rural area of the municipality of Aurora-CE happens through decontextualized and pragmatic practices, in which the conception of art is linked as a pedagogical resource and complementary component. In this context, the teaching of art developed ends up making meaningful learning and full development of children unfeasible. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28989
dc.date.accessioned 2023-03-07T14:43:14Z
dc.date.available 2023-03-07
dc.date.available 2023-03-07T14:43:14Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Arte pt_BR
dc.subject Prática Pedagogica pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Art pt_BR
dc.subject Pedagogical Practice pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Cícera Rayane da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Art in Early Childhood Education in the municipality of Aurora-CE: a look at pedagogical practices. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Cícera Rayane da. Arte na Educação Infantil no município de Aurora-CE: um olhar sobre as práticas pedagógicas. 2023. 75f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta