DSpace/Manakin Repository

A importância do PIBID no desenvolvimento dos saberes docentes: observados a partir do subprojeto de Geografia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAUJO, G. B. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4801021324325777 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.advisor1ID CARVALHO, L. E. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 pt_BR
dc.contributor.referee1 NÓBREGA, Ivanalda Dantas.
dc.contributor.referee2 SILVA, Alecio Soares.
dc.description.resumo O presente artigo é resultado de um estudo sobre a importância do PIBID no desenvolvimento de saberes docentes, observados a partir do subprojeto de Geografia. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da iniciação à docência no desenvolvimento dos saberes docentes. Nesse viés, este trabalho expõe as experiências dos bolsistas do PIBID Geografia do Centro de Humanidades (CH), da Universidade Federal de Campina Grande(UFCG), do Edital de Nº 12/2020 vigente entre os anos de 2020 a 2022, campus sede, onde foi realizado o levantamento bibliográfico, buscando através de aportes te􀄂ricos como, artigos científicos, livros e leis, sobretudo, os que tratam desse assunto. Como metodologia, utilizou se a abordagem qualitativa, a qual implicou na aplicação de questionários com quatro participantes egressos do Programa, a análise dos dados foi realizada com base na revisão das respostas obtidas, a partir dos resultados deste estudo, constatou-se a importância do respectivo Programa na formação inicial do docente, sobretudo, no desenvolvimento dos saberes docentes. Assim, concluiu-se que o PIBID proporciona de forma integradora o desenvolvimento de saberes teóricos e práticos para todos os participantes, contribuindo para a formação docente e para o desenvolvimento da Educação Básica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title A importância do PIBID no desenvolvimento dos saberes docentes: observados a partir do subprojeto de Geografia. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28995
dc.date.accessioned 2023-03-08T01:29:47Z
dc.date.available 2023-03-07
dc.date.available 2023-03-08T01:29:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolça de Iniciação à Docência pt_BR
dc.subject PIBID - Geografia pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Saberes docentes pt_BR
dc.subject Iniciação à docência pt_BR
dc.subject Maurice Tardif pt_BR
dc.subject Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - Brazil pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Teaching knowledge pt_BR
dc.subject Introduction to teaching pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.subject Enseñanza del conocimiento pt_BR
dc.subject Introducción a la enseñanza pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAUJO, Gustavo Barbosa Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of PIBID in the development of teaching knowledge: observed from the Geography subproject. pt_BR
dc.identifier.citation ARAUJO, Gustavo Barbosa Soares. A importância do PIBID no desenvolvimento dos saberes docentes: observados a partir do subprojeto de Geografia. 2023. 25f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28995 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta