dc.creator.ID |
ARAUJO, G. B. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4801021324325777 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CARVALHO, L. E. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NÓBREGA, Ivanalda Dantas. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Alecio Soares. |
|
dc.description.resumo |
O presente artigo é resultado de um estudo sobre a importância do PIBID no desenvolvimento de saberes docentes, observados a partir do subprojeto de Geografia. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da iniciação à docência no desenvolvimento dos saberes docentes. Nesse viés, este trabalho expõe as experiências dos bolsistas do PIBID Geografia do Centro de Humanidades (CH), da Universidade Federal de Campina Grande(UFCG), do Edital de Nº 12/2020 vigente entre os
anos de 2020 a 2022, campus sede, onde foi realizado o levantamento bibliográfico, buscando através de aportes tericos como, artigos cientÃficos, livros e leis, sobretudo, os que tratam desse assunto. Como metodologia, utilizou se a abordagem qualitativa, a qual implicou na aplicação de questionários com quatro participantes egressos do Programa, a análise dos dados foi realizada com base na revisão das respostas obtidas, a partir dos resultados deste estudo, constatou-se a importância do respectivo Programa na formação inicial do docente, sobretudo, no desenvolvimento dos saberes
docentes. Assim, concluiu-se que o PIBID proporciona de forma integradora o desenvolvimento de saberes teóricos e práticos para todos os participantes, contribuindo para a formação docente e para o desenvolvimento da Educação Básica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
A importância do PIBID no desenvolvimento dos saberes docentes: observados a partir do subprojeto de Geografia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28995 |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-08T01:29:47Z |
|
dc.date.available |
2023-03-07 |
|
dc.date.available |
2023-03-08T01:29:47Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Institucional de Bolça de Iniciação à Docência |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Iniciação à docência |
pt_BR |
dc.subject |
Maurice Tardif |
pt_BR |
dc.subject |
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Introduction to teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza del conocimiento |
pt_BR |
dc.subject |
Introducción a la enseñanza |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAUJO, Gustavo Barbosa Soares. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of PIBID in the development of teaching knowledge: observed from the Geography subproject. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAUJO, Gustavo Barbosa Soares. A importância do PIBID no desenvolvimento dos saberes docentes: observados a partir do subprojeto de Geografia. 2023. 25f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – ParaÃba – Brasil, 2023. DisponÃvel em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28995 |
pt_BR |