DSpace/Manakin Repository

Entre fadas boas, uma má: o arquétipo de Malévola no cinema.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES NETO, M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6782968513211681 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LÔBO, Isamarc Gonçalves.
dc.contributor.advisor1ID LÔBO, Isamarc Gonçalves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2597332807665485 pt_BR
dc.contributor.referee1 SALES NETO, Francisco Firmino.
dc.contributor.referee2 GONÇALVES, Carlos Cleiton Evangelista.
dc.description.resumo As narrativas em torno do cinema podem englobar diferentes áreas de ensino, e a história é uma delas. O cinema pode fomentar desde estudos sobre civilizações até apontamentos pouco averiguados no ramo historiográfico. Este trabalho busca compreender como os personagens do tipo vilão se comportam na sétima arte, usando como ponto base os filmes com a Malévola, personagem do conto de fadas de A Bela Adormecida. As principais fontes para a produção do trabalho são os filmes produzidos pelos estúdios Disney nos anos de 1959 e 2014, além de se utilizar de fontes bibliográficas da literatura para analisar o comportamento da personagem perante o objetivo da pesquisa, utilizando-se das ideias de Vladimir Propp (1984), Peter Burke (2010) e Janaina dos Santos Gamba (2014). Depois de todo o levantamento e pesquisa, pode-se notar que a personagem segue um padrão de arquétipo na qual é inserida, fazendo com que ela se transforme na vilã que a ela é destinada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Entre fadas boas, uma má: o arquétipo de Malévola no cinema. pt_BR
dc.date.issued 2022-10-26
dc.description.abstract Narratives around cinema can encompass different areas of teaching, and history is one of them. The cinema can promote from studies on civilizations to notes little investigated in the historiographical field. This work seeks to understand how villaintype characters behave in the seventh art, using as a base point the films with Maleficent, a character from the fairy tale of Sleeping Beauty. The main sources for the production of the work are the films produced by Disney studios in the years 1959 and 2014, in addition to using bibliographic sources of literature to analyze the behavior of the character towards the objective of the research, using the ideas of Vladimir Propp (1984), Peter Burke (2010) and Janaina dos Santos Gamba (2014). After all the survey and research, it can be seen that the character follows an archetype pattern in which she is inserted, causing her to become the villain she is destined for. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28998
dc.date.accessioned 2023-03-08T11:30:48Z
dc.date.available 2023-03-07
dc.date.available 2023-03-08T11:30:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Contos de fadas pt_BR
dc.subject Malévola pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Arquétipo pt_BR
dc.subject Vilões pt_BR
dc.subject A bela adormecida pt_BR
dc.subject Análise pt_BR
dc.subject Fairy tale pt_BR
dc.subject Maleficent pt_BR
dc.subject Movie theater pt_BR
dc.subject Archetype pt_BR
dc.subject Villains pt_BR
dc.subject Sleeping Beauty pt_BR
dc.subject Analysis pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES NETO, Manoel.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Among good fairies, one bad: the archetype of Maleficent in cinema. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES NETO, Manoel. Entre fadas boas, uma má: o arquétipo de Malévola no cinema. 2022. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta